Notícias

Maldição instantânea? Capa de EA Sports UFC 5 perde cinturão

Israel Adesanya foi anunciado como estrela do novo EA Sports UFC na terça e foi derrotado no sábado

por Thiago Barros
Maldição instantânea? Capa de EA Sports UFC 5 perde cinturão

As “maldições das capas” de jogos de esporte são muito comentadas, principalmente nos Estados Unidos e com Madden. Aparentemente, com EA Sports UFC 5, a “bruxaria” vai atacar de novo. Israel Adesanya, campeão incontestável dos médios e favorito para a luta contra Sean Strickland no UFC 293, foi anunciado como estrela da Edição Deluxe do jogo na terça (5) e já foi derrotado neste sábado (9).

Você poderia dizer: é apenas coincidência. Não é porque aconteceu isso agora que acontece sempre, não é mesmo? Bom, o histórico diz o contrário. Por isso, o MeuPlayStation reuniu as informações de todos os lutadores que foram capas de EA Sports UFC nas lutas depois disso acontecer. E o recado aqui é o seguinte: cuidado, Alexander Volkanovski e Valentina Shevchenko, que estão na edição standard de UFC 5.

EA Sports UFC (2014) – Jon Jones e Alexander Gustaffson

O primeiro EA Sports UFC saiu em 17 de junho de 2014, com Jon Jones e Alexander Gustaffson na capa eleita por votação popular. Bones segue até hoje considerado como um dos GOATs da modalidade e, com exceção de um No Contest contra Daniel Cormier, onde ele foi pego no doping depois de vencer a luta, ganhou todas as suas sete batalhas desde então.

EA Sports UFC

Já o sueco não teve a mesma “sorte”. De oito lutas disputadas após ser capa do jogo, perdeu 6. Incluindo um segundo revés para o próprio Jones. Ele não luta pela organização desde a derrota com apenas um minuto do primeiro round contra Nikita Krylov em julho do ano passado.

EA Sports UFC 2 (2016) – Ronda Rousey e Conor McGregor

A sequência, EA Sports UFC 2, foi lançada em 15 de março de 2016, com Ronda Rousey e Conor McGregor como grandes estrelas. Ronda era a maior lutadora de artes marciais mistas de todos os tempos, mas foi destronada por Amanda Nunes na primeira luta após a chegada do jogo – no dia 31 de dezembro daquele ano.

EA Sports UFC 2

O irlandês, por sua vez, tem uma curiosidade. Na primeira luta depois de ser anunciado como capa, em 5 de março, ele foi derrotado por Nate Diaz. Na revanche, porém, em agosto, ele levou a melhor. Assim como na disputa pelo seu segundo cinturão, contra Eddie Alvarez, em novembro.

EA Sports UFC 3 (2018) – Conor McGregor

O terceiro título da série saiu em 2 de fevereiro em 2018. E a capa de A Sports UFC 3 foi novamente Conor McGregor – com destaque para a bonita Champions Edition, utilizando uma imagem dele com os dois cinturões, eternizada justamente naquela batalha contra Eddie Alvarez.

EA Sports UFC 3

Só que, dessa vez, o irlandês viu seu reinado ser encerrado por Khabib Nurmagomedov – contra quem protagonizou um pré-luta extremamente tenso. Depois, ele até se recuperou, contra Donald Cerrone, mas teve outras duas derrotas em 2021, ambas contra Dustin Poirier, perdendo de virada a sua trilogia contra o rival.

EA Sports UFC 4 (2020) – Jorge Masvidal e Israel Adesanya

EA Sports UFC 4, de 14 de agosto de 2020, trouxe Jorge Masvidal e Israel Adesanya como capas. E o primeiro não poderia ser mais decepcionante depois disso. Em julho, ele já havia perdido para Kamaru Usam pelo cinturão. Em abril de 2021, mesma coisa. Em 2022 e em 2023, mais derrotas. Duas, aumentando a sequência para quatro revezes seguidos.

EA Sports UFC 4

O nigeriano Adesanya, por sua vez, teve mais altos do que baixos desde então. Pelo menos, até ontem. Entre 26 de setembro de 2020 e 8 de abril deste ano, foram sete lutas e seis vitórias – com o cinturão dos Pesos Médios parecendo que ficaria com ele por muito tempo, mais ou menos como aconteceu com Anderson Silva.

EA Sports UFC 5 (2023) – Alexander Volkanovski, Valentina Shevchenko e Israel Adesanya

Com lançamento marcado para o próximo dia 27 de outubro, EA Sports UFC 5 nem chegou, e a maldição já fez uma vítima. Lembram de Adesanya, do UFC 4? Então… Voltou como estrela da edição deluxe do jogo. Foi anunciado nesta semana e, quatro dias depois, perdeu seu título para Sean Strickland neste sábado.

EA Sports UFC 5 capa

Alexander Volkanovski é o atual detentor do cinturão do Peso Pena e já venceu uma luta em 2023, em julho, contra Yair Rodriguez. Valentina, por outro lado, foi derrotada por Alexa Grasso em março, quebrando uma sequência de nove vitórias e perdendo o cinturão do Peso Mosca Feminino. Será que eles também serão afetados pela maldição?

EA Sports UFC 5 chega em outubro apenas para “nova geração”

Uma experiência de nova geração. É isso o que a EA Sports promete com UFC 5, próximo game do maior evento de artes marciais mistas do planeta, cuja data de lançamento também foi anunciada oficialmente nesta quint-feira: 27 de outubro. Por isso, ele chega somente ao PlayStation 5 e os Xbox Series. Nada de PS4.

E, assim como fez com seus outros títulos de esportes, a Electronic Arts foca em uma palavra neste título: realismo. Pela primeira vez com a engine Frostbite, EA Sports UFC 5 terá um visual mais próximo da realidade, seja em iluminação, seja nos personagens. Os corpos prometem estar muito mais próximos da realidade, desde os músculos até os cabelos – incluindo um impressionante dano real ao sofrer golpes. Leia mais aqui.