Notícias

“Cagada evitável”, diz diretor de Baldur’s Gate 3 sobre demissões na indústria

Michael Douse fez uma análise da situação atual da indústria dos games

por Thiago Barros

Se tem alguém com propriedade para falar sobre a indústria dos games nos últimos meses, é quem trabalhou em Baldur’s Gate 3. Por isso, o site Game File resolveu entrevistar Michael Douse, diretor de publicação da Larian Studios. No papo, o executivo falou sobre diversos assuntos, incluindo as demissões no mercado – que ele chamou de “cagada evitável”.

“Para evitar essas enormes falhas operacionais que chamamos de demissões em massa… elas são um erro evitável. É realmente tudo o que são. É por isso que você vê uma após a outra. Porque as empresas estão pensando: ‘Bem, finalmente. Agora nós também podemos fazer. Queríamos fazer há muito tempo. Todo mundo está fazendo. Então, por que não nós?’ Isso é meio doentio”, disse.

+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal de Ofertas do MeuPlayStation

Obviamente, ele reconhece que as demissões não são decisões fáceis para ninguém, mas ressalta que é importante ter a noção de que elas não são inevitáveis.

“Demissões em massa são uma decisão muito, muito complexa e sutil, mas a ideia de que é uma inevitabilidade que tem que acontecer, simplesmente não é verdadeira”, completou.

Baldur’s Gate 3 deixou a Larian Studios “de boa por uns anos”

Swen Vincke, fundador da Larian Studios, por sua vez, revelou que jogo os deixou “numa boa posição”. De 2014 para 2023, quando o RPG foi entregue, o número de funcionários da companhia saltou de 50 para 470. Caso o título não fizesse tanto sucesso, Vincke teria reservas de emergência, mas como não foi necessário tocar nesse capital e o game se saiu bem, eles estão “de boa por uns anos”. Os detalhes dessa projeção você pode conferir aqui.