Notícias

Borderlands 3 estreia com problemas de desempenho nos consoles

Lag no modo de tela dividida e queda de framerate são alguns dos problemas.

por Vinícius Paráboa
Borderlands 3 estreia com problemas de desempenho nos consoles

Não foi só Control que ficou parecendo “pesado” para os consoles da atual geração. Borderlands 3 também não começou com o pé direito em termos de desempenho. Alguns problemas vêm irritando os jogadores de PlayStation 4 e Xbox One, principalmente com o modo de tela dividida. Acontece que o game sofre com lag quando um dos players abre o Dispositivo ECHO durante a jogatina multiplayer. A 2K Games, por outro lado, prometeu consertar este contratempo.

Um representante da empresa garantiu que um futuro patch vai resolver este problema. A declaração foi divulgada pela IGN.

Estamos cientes que em alguns casos durante jogos em tela dividida co-op, os jogadores podem ter lag enquanto estão em combate pesado e decidem abrir o dispositivo ECHO para navegar pelas árvores de habilidade e menus. Enquanto tentamos resolver o problema, pedimos aos players de split-screen para se prepararem antes dos grandes combates, e não deixar um companheiro solo na luta!

Não foi revelado quando este update virá, mas pelo menos a 2K Games ouviu a comunidade e está trabalhando para melhorar a otimização de Borderlands 3.

Outros problemas de Borderlands 3

Ainda falando de tela dividida, a comunidade não está satisfeita com a maneira que ela é apresentada em Borderlands 3. A tela é dividida horizontalmente, ou seja, o primeiro jogador tem sua câmera na parte de cima, enquanto que o segundo joga na de baixo.

Os players estão pedindo que isso seja mudado (ou que pelo menos haja a opção para tal) para a vertical. Em outras palavras, um gamer ficaria à esquerda e o seu parceiro, à direita.

Segundo a comunidade, a opção vertical facilitaria a leitura de textos (que estão pequenos no split-screen horizontal) e o gameplay, pois bastaria um jogador sentar no lado esquerdo do sofá e o outro no lado direito.

Segundo a Gamerant, no entanto, a Gearbox já declarou que não tem planos de lançar uma atualização para corrigir isto.

Borderlands 3 também vem apresentando problemas de FPS nos consoles. No PS4 Pro e no Xbox One X, os jogadores podem escolher dois modos: resolução e performance. O primeiro coloca a taxa de quadros para 30 FPS, e aumenta a clareza visual, enquanto o último reduz a resolução de renderização para aumentar o FPS para 60.

No entanto, a melhor opção é escolher 30 FPS, de acordo com a Digital Foundry. Ambos consoles rodam em 3200×1800 no modo resolução, enquanto que em 1080p no modo performance. O problema é que neste último existe uma inconsistência nos quadros por segundo, principalmente no PS4 Pro. A taxa cai para 50 FPS (ou até menos) durante combates.

Mas não pense que o modo resolução escapa de problemas. Usuários de PS4 Pro podem sofrer com quedas na taxa de quadros também. O pior número registrado pela Digital Foundry foi de 20 FPS.

Borderlands 3 está disponível para PS4, PC e Xbox One.