Notícias

Diretor executivo da Activision sabia dos casos de assédio, diz jornal

Segundo o Wall Street Journal, Bobby Kotick sabia dos casos há bastante tempo e estaria mentindo para proteger a si mesmo

por Jean Azevedo
Diretor executivo da Activision sabia dos casos de assédio, diz jornal

A Activision Blizzard foi processada por assédio e discriminação no local de trabalho em julho deste ano. As vítimas do ambiente tóxico da desenvolvedora deram provas o suficiente para a DFEH — órgão do governo da Califórnia — elaborar um documento com 29 páginas. E segundo o Wall Street Journal, o CEO Bobby Kotick sabia desses episódios.

Além de ter conhecimento dos casos, o diretor executivo da editora foi acusado pelas testemunhas de tê-los praticado. De acordo com a reportagem, ele destratou as funcionárias da companhia e até mesmo impediu algumas de chegarem ao cargo de conselheiras da empresa.

A notícia também destaca o fato de Kotick estar mentindo para se proteger das acusações, que aparentemente não são poucas. Os atos (via Polygon) cometidos seriam perturbadores, abundantes e para benefício próprio do executivo. 

Aliança de trabalhadores da Activision Blizzard se manifesta

Um perfil criado no Twitter pelos funcionários da Activision Blizzard compartilhou sua visão sobre os acontecimentos recentes envolvendo o diretor e, obviamente, pediu pela sua saída:

Sob a liderança de Bobby Kotick a companhia foi acusada de maltrato, assédio sexual, estupro e uma ameaça de morte feita pelo próprio Kotick. Os conselheiros são igualmente cúmplices caso deixem isso passar. Já passou da hora de Bobby sair.

Em resposta, conselheiros da Activision Blizzard apoiam Kotick

A Activision Blizzard, por meio de seus conselheiros, disse estar comprometida em tornar o ambiente de trabalho no estúdio mais inclusivo. Curiosamente, o comunicado presta apoio às medidas tomadas pelo próprio Kotick, que chegou a reduzir o próprio salário até as metas para combater as atitudes tóxicas na empresa serem cumpridas.

Efeitos das acusações já começaram a surgir

A Activision Blizzard assumia o posto de publisher mais valiosa dos EUA. Agora, após adiar Overwatch 2 e Diablo IV e estar envolvida em polêmicas, a companhia perdeu o posto para a ROBLOX Corporation. Entenda!