Notícias

Bethesda confirma que Fallout 76 não terá crossplay

Resistência da Sony com a funcionalidade pode ser o principal motivo.

por Bruna Mattos
Bethesda confirma que Fallout 76 não terá crossplay

Com Fallout 76, a Bethesda resolveu quebrar paradigmas e trazer um jogo totalmete online, com grande foco no multiplayer, colocando jogadores para competir ou cooperar. Basicamente, o jogo não terá nenhum NPC – todos os personagens que você encontrar serão controlados por outros jogadores.

Apesar desse massivo foco no multiplayer, Fallout 76 não terá suporte ao crossplay, ou seja: as partidas serão compartilhadas apenas por jogadores que possuem a mesma plataforma. A informação foi divulgada por Pete Hines, da Bethesda, através do Twitter (via GameSpot).

Hines diz que “há uma série de razões” para não haver crossplay em Fallout 76, mas não entrou em detalhes. No entanto, sabe-se que o PlayStation 4 continua a ser a única plataforma a resistir à adesão ao recurso nesta geração.

A posição da Sony já foi duramente criticada pela Bethesda mais de uma vez. Todd Howard, produtor executivo e diretor da empresa, revelou que o crossplay de Fallout 76 estaria sendo “impedido” pela “falta de colaboração” da dona do PlayStation 4. Recentemente, a Bethesda também anunciou que poderia deixar o PS4 de fora do lançamento do game The Elder Scrolls Legends se não houvesse suporte as jogatinas cruzadas.

A Sony vem enfrentando uma grande pressão para aderir ao mecanismo há bastante tempo, mas as coisas se intensificaram quando a Nintendo e a Microsoft se uniram para permitir a funcionalidade em Fortnite. A polêmica do crossplay com o PS4 ainda deve perdurar. Logo depois da controvérsia envolvendo o jogo da Epic, um ex-executivo da Sony chegou a dizer que a empresa não iria aderir à funcionalidade simplesmente por causa do “dinheiro”.