Bethesda confirma que Fallout 76 não terá crossplay
Resistência da Sony com a funcionalidade pode ser o principal motivo.
Com Fallout 76, a Bethesda resolveu quebrar paradigmas e trazer um jogo totalmete online, com grande foco no multiplayer, colocando jogadores para competir ou cooperar. Basicamente, o jogo não terá nenhum NPC – todos os personagens que você encontrar serão controlados por outros jogadores.
Apesar desse massivo foco no multiplayer, Fallout 76 não terá suporte ao crossplay, ou seja: as partidas serão compartilhadas apenas por jogadores que possuem a mesma plataforma. A informação foi divulgada por Pete Hines, da Bethesda, através do Twitter (via GameSpot).
We have said 76 will not feature Crossplay for any platforms. There are a number of reasons for this.
— Pete Hines (@DCDeacon) August 13, 2018
Hines diz que “há uma série de razões” para não haver crossplay em Fallout 76, mas não entrou em detalhes. No entanto, sabe-se que o PlayStation 4 continua a ser a única plataforma a resistir à adesão ao recurso nesta geração.
A posição da Sony já foi duramente criticada pela Bethesda mais de uma vez. Todd Howard, produtor executivo e diretor da empresa, revelou que o crossplay de Fallout 76 estaria sendo “impedido” pela “falta de colaboração” da dona do PlayStation 4. Recentemente, a Bethesda também anunciou que poderia deixar o PS4 de fora do lançamento do game The Elder Scrolls Legends se não houvesse suporte as jogatinas cruzadas.
A Sony vem enfrentando uma grande pressão para aderir ao mecanismo há bastante tempo, mas as coisas se intensificaram quando a Nintendo e a Microsoft se uniram para permitir a funcionalidade em Fortnite. A polêmica do crossplay com o PS4 ainda deve perdurar. Logo depois da controvérsia envolvendo o jogo da Epic, um ex-executivo da Sony chegou a dizer que a empresa não iria aderir à funcionalidade simplesmente por causa do “dinheiro”.