Bandai Namco cancela projetos e prepara layoffs no Japão
Segundo a agência de notícias Bloomberg, a Bandai Namco vai mandar embora 200 pessoas
No mesmo dia em que celebra o grande sucesso do novo Dragon Ball, a Bandai Namco vira notícia por estar planejando layoffs e cancelando projetos. Segundo a agência de notícias Bloomberg, o estúdio, que emprega cerca de 1.300 pessoas no Japão, supostamente cancelou ou arquivou um número não especificado de títulos para consoles, PC e mobile, e está encaminhando as demissões de 200 pessoas – com cerca de 100 deles já desligados.
De acordo com a Bloomberg, a empresa recorreu a uma prática “comum” em corporações japonesas, que enfrentam leis rígidas em relação a demissões. Ela envolve enviar trabalhadores que pretendem dispensar para salas vazias, chamadas oidashi beya, ou “salas de expulsão”. Nessas salas, os funcionários não têm função atribuída, e a grande maioria escolhe pedir demissão. Se permanecerem, a empresa pode justificar seu baixo desempenho ao governo e demiti-los mesmo assim, mas sem compensação.
Além dessas demissões, a Bandai Namco teria descontinuado vários projetos, somando-se às encerradas deste ano, como Blue Protocol ou o título mobile Tales of the Rays. Além disso, outros títulos não anunciados de franquias conhecidas, como One Piece e Naruto, parecem ter sido arquivados ou cancelados, assim como um projeto encomendado pela Nintendo.
Bandai Namco não se preocupa com janela de 2025
Ao mesmo tempo em que há grande expectativa para os games em 2025, também criou-se uma lenda de que muitas empresas podem estar traçando suas estratégias de lançamento de acordo com as informações sobre GTA 6. Porém, a Bandai Namco garante que não é uma delas.
Arnaud Muller, CEO da Bandai Namco Europe, acredita que, apesar de alguns acontecimentos na indústria merecerem atenção especial, as empresas não podem trabalhar com medo de outros lançamentos. Além disso, ele confia que seus jogos têm uma base de fãs que mostrará interesse, independentemente da chegada de outros grandes sucessos.