Notícias

Bandai Namco confirma ter sido vítima de ataque de ransomware

Responsável pelo ataque foi o grupo ALPHV, nome conhecido no cenário hacker internacional

por André Custodio
Bandai Namco confirma ter sido vítima de ataque de ransomware

Em comunicado, a Bandai Namco confirmou ter sido alvo de cibercriminosos. Seus servidores foram atacados por um vírus do tipo ramsonware e as regiões asiáticas sofreram impactos em vários departamentos, com o vazamento de dados confidenciais e acesso não autorizado às empresas do grupo.

O caso ocorreu no dia 3 de julho, quando terceiros invadiram os sistemas internos de subsidiárias e infectaram os servidores com programas maliciosos. O malware é utilizado em larga escala contra empresas de grande porte e é a base para crimes de extorsão, já que agentes anônimos bloqueiam dispositivos ou criptografam conteúdos antes de negociarem a recuperação de máquinas ou dados afetados.

Em 3 de julho de 2022, a Bandai Namco Holdings Inc. confirmou que sofreu um acesso não autorizado por terceiros aos sistemas internos de várias empresas do grupo em regiões asiáticas (excluindo o Japão). Depois de confirmarmos o acesso não autorizado, tomamos medidas para bloquear o acesso aos servidores e evitar que os danos se espalhem.

Além disso, existe a possibilidade de que as informações do cliente relacionadas aos Brinquedos e Hobby Business nas regiões asiáticas (excluindo o Japão) tenham sido incluídas nos servidores e PCs, e atualmente estamos identificando o status sobre a existência de vazamentos, escopo do dano, e investigando a causa.