Notícias

Criado para atrair até quem não é fã de D&D, Baldur’s Gate 3 quase não existiu

Fundador da Larian Studios fala sobre os bastidores da criação do RPG

por Jean Azevedo
Criado para atrair até quem não é fã de D&D, Baldur’s Gate 3 quase não existiu

Baldur’s Gate 3 foi eleito o Jogo do Ano de 2023 e ganhou muito prestígio da comunidade. Entretanto, o caminho até a glória foi recheado de desafios, que incluem um formato capaz de conquistar até quem não é fã de D&D. Inclusive, o jogo quase não viu a luz do dia devido a problemas com licença.

Em entrevista ao GamesRadar+, Swen Vincke, fundador do estúdio, e Alena Dubrovina, responsável pela arte do game, comentaram que existiu, sim, uma estratégia para atrair a atenção de um público mais moderno e maior:

Nós realmente queríamos fazer com que, mesmo que você não conhecesse D&D ou Baldur’s Gate, ainda tivesse escolhas interessantes como jogador, visualmente e narrativamente, e pudesse aproveitar a experiência.

Baldur's Gate 3
Fonte: Larian Studios

Baldur’s Gate 3 quase não viu a luz do dia

O desenvolvimento de Baldur’s Gate 3 quase não aconteceu, revelou Vincke. Durante a produção de Divinity: Original Sin 2, o estúdio enfrentou dificuldades criativas para apresentar um documento de design à Wizards of the Coast, essencial para fechar o acordo.

“Precisávamos escrever algo, ou perderíamos o projeto”, afirmou Vincke. Sob pressão, ele e sua equipe criaram um esboço inicial em um fim de semana, mas o resultado foi considerado insatisfatório pela Wizards. Apesar disso, a desenvolvedora conseguiu uma extensão de prazo e manteve o contrato.

Vincke destacou que a aquisição da licença de Baldur’s Gate foi estratégica para atrair talentos e expandir o estúdio internacionalmente. “É uma das propriedades intelectuais que muitas pessoas sonham em trabalhar”, disse, explicando o impacto positivo na reputação da Larian Studios.

Baldur's Gate 3
Fonte: Larian Studios

Mesmo com as dificuldades, Baldur’s Gate 3 se beneficiou das lições aprendidas em Divinity: Original Sin 2. A experiência prévia ajudou a criar um RPG fiel ao universo de Dungeons & Dragons, proporcionando escolhas significativas mesmo para jogadores sem familiaridade com o material original.

Se Baldur’s Gate 3 não existisse, qual jogo teria ganho o GOTY em 2023? Conta pra gente nos comentários!