Notícias

Estúdio quer ajudar JRPG a crescer: “colaboração, não concorrência”

Toshihiro Kondo, diretor de Ys e Trails e presidente da Falcom, falou sobre sucesso dos JRPG com jogos da Atlus

por Thiago Barros
Estúdio quer ajudar JRPG a crescer:

Uma nova era de sucesso para os JRPGs. Esse é o objetivo de Toshihiro Kondo, diretor de Ys e Trails e presidente da Falcom.

Por exemplo: o que a Atlus tem feito nos últimos anos para o gênero JRPG é impressionante. Persona 5, os remakes de Persona 3 e 4, Shin Megami Tensei V: Vengeance e, em breve, Metaphor: ReFantazio. Todos títulos aclamados que fazem com que não só a empresa ganhe moral com o público, como fortalecem o gênero em geral.

+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal de Ofertas do MeuPlayStation

E é justamente isso o que o executivo quer para o futuro: colaboração, não concorrência. Confira o que ele disse, em entrevista ao GameSpot:

Em vez de uma sensação de competitividade, é mais uma sensação de cooperação. Estamos fazendo jogos há muito tempo – desde os anos 1980 – e naquela época os JRPGs não tinham muito sucesso ou popularidade. E, assim, um grande contribuinte para o crescente sucesso do nosso gênero são empresas como a Atlus, que têm esses grandes jogos que são lançados regularmente.

E como o mercado ocidental finalmente começou a aceitar, apreciar e ter fome desses RPGs japoneses, parece que, no fim das contas, menos estúdios estão fazendo-os. Provavelmente somos os menores criadores, mas empresas como Capcom e Konami, que costumavam ter séries fortes de JRPGs, em grande parte se afastaram deles.

Portanto, é um mercado muito limitado, o que é uma pena, porque se o mercado tem fome de algo, é necessário ter um suprimento constante para satisfazer essas pessoas e mantê-lo. Então, em vez de ver a Atlus, por exemplo, como uma rival – embora eu não possa falar pelo Sr. Hajime – vejo o lançamento dos jogos deles como uma coisa boa. Isso significa que o mercado está sendo satisfeito e mais e mais pessoas estão aprendendo sobre o que torna os JRPGs ótimos.

Recentemente, a Nihon Falcom, das franquias Trails e Ys, revelou que está trabalhando para reviver o RPG Tokyo Xanadu nos consoles modernos. O novo título segue sem mais detalhes compartilhados, mas tudo indica que será uma sequência do game lançado em 2015 para PS Vita.

Jogamos: “Padrão Atlus”, Metaphor: ReFantazio é mais um belo JRPG

Os desenvolvedores da Atlus estão em uma sequência inspirada. Depois de produzirem belos remakes da série Persona, trouxeram a versão definitiva de Shin Megami Tensei V e agora apostam suas fichas em mais um RPG de turnos que tem a cara da empresa: Metaphor ReFantazio. Um é pouco, dois é bom, três é demais? Leia a prévia aqui.