Koei Tecmo exclui artes “ousadas” de fãs com personagens de Dead or Alive
Segundo a empresa, mais de 3 mil peças de conteúdo "ofensivas" de Dead or Alive são removidas da internet por ano
No recente Tokyo eSports Festa 2025, a Koei Tecmo participou de uma palestra conjunta organizada pela Associação de Direitos Autorais de Software para Computadores do Japão (ACCS). Durante o evento, o gerente geral de assuntos legais da Koei Tecmo, Tomotoshi Nishimura, falou sobre a postura da empresa em relação à fanart baseada em suas propriedades intelectuais, como Dead or Alive.
Nishimura destacou que a Koei Tecmo não tem problemas com os fãs criando obras derivadas de suas IPs e até mesmo apoia a cultura otaku. A empresa entende que esses projetos são uma forma de engajamento e apreciação de suas franquias, o que é bem-vindo pela companhia.
No entanto, a Koei Tecmo também tem limites quando se trata desses projetos não oficiais. Nishimura mencionou que a empresa já retirou entre 200 e 300 doujinshi (mangas e romances auto-publicados) baseados na IP de Dead or Alive de quatro plataformas online.
Além disso, a Koei Tecmo também tomou “medidas rigorosas” contra de 2.000 a 3.000 fanarts que considera inadequadas a cada ano. Esses trabalhos geralmente são compartilhados em redes sociais e plataformas de arte. As razões para a remoção desses projetos incluem a criação de obras derivadas baseadas em artes de jogos ainda não lançados e a modificação de personagens para “fins adultos”, o que poderia prejudicar a imagem da marca e dos personagens.
Personagens de Dead or Alive são “como filhas”
Nishimura explicou que, embora a Koei Tecmo esteja aberta a jogos como Dead or Alive Extreme Beach Volleyball, que apresenta as personagens femininas em trajes de banho jogando voleibol, esse tipo de representação é o limite da empresa quando se trata de projetos feitos por fãs.
O gerente explicou ainda que os criadores da Koei Tecmo veem esses personagens “como filhas”, e por isso a empresa se sente obrigada a remover esses projetos de fãs, a fim de preservar a integridade das personagens e da marca.