Notícias

Insomniac revela como foi processo de animação de Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão

No PS Blog, a desenvolvedora da PlayStation Studios mostrou quanto trabalho foi direcionado ao game

por Valdecir Emboava
Insomniac revela como foi processo de animação de Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão

O novo Ratchet & Clank foi lançado há alguns meses e teve uma boa recepção, tanto da crítica quanto da comunidade de jogadores. Agora, a Insomniac Games foi ao PS Blog para contar detalhes sobre os bastidores da produção e explicar como foi o processo de animação do jogo.

Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão introduziu dois personagens inéditos à franquia: Glitch e Rivet. Durante as missões de hacking, Glitch navega em terreno irregular, portanto, os devs precisaram trabalhar em estreita colaboração com os programadores para tornar as animações naturais com o ambiente.

https://gfycat.com/hilariousunfortunateairedaleterrier

Segundo Aaron Jason, gerente de comunidades da Insomniac Games, o personagem inédito adicionou um trabalho extra que manteve os animadores ocupados por muito tempo:

Glitch apresentou um desafio interessante para nossos animadores. Enquanto ele navega em terreno irregular durante suas missões de hacking, nossos animadores trabalharam em estreita colaboração com os programadores na locomoção procedural para fazer suas animações parecerem naturais com o ambiente.

Quando sobe uma parede, suas pernas de aranha se ajustam à superfície.

https://gfycat.com/snivelingmeatyfawn

Além da disponibilidade de um arsenal destrutivo para os jogadores, com animações das armas tornando o combate ainda mais dinâmico e emocionante, a publicação também falou um pouco sobre os monstrinhos do novo Ratchet & Clank.

O objetivo da equipe de animação era oferecer uma personalidade única para cada um deles. Citando Goons, Gruthors e NPCs indefesos, Jason menciona que esses personagens interagem de um jeito com o ambiente — os Goons, por exemplo, tiram uma selfie quando conseguem acertar Ratchet.

https://gfycat.com/majesticplaintivebluetickcoonhound

Novo Ratchet & Clank também foi pensado como uma experiência cinematográfica

Por fim, a publicação no PS Blog também comenta sobre a direção mais “cinematográfica” adotada para o novo Ratchet & Clank:

Nosso objetivo era produzir filmagens de qualidade cinematográfica em Rift Apart que alavancassem os recursos do PS5. As melhorias no equipamento deram aos animadores ainda mais controle sobre o desempenho facial, iluminação e ray tracing, que ajudaram a fornecer as melhores filmagens da franquia, também revelando uma história mais profunda.

Bacana, não é mesmo? Já imaginou quanto esforço foi direcionado para a produção? Comente abaixo o que achou de Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão!