Notícias

Jornalista se desculpa por divulgar números “errados” sobre Final Fantasy XVI

Informações sobre as 3,5 milhões de cópias eram estimativas

por Jean Azevedo
Jornalista se desculpa por divulgar números “errados” sobre Final Fantasy XVI

Um erro de interpretação fez com que informações sobre as vendas de Final Fantasy XVI se espalhassem de forma equivocada. Há algumas semanas, o site japonês Kabutan afirmou que o presidente da Square Enix, Takashi Kiryu, mencionou que o game comercializou 3,5 milhões de cópias, mas a declaração foi, na verdade, uma estimativa de analistas da Toyo Securities’.

Essa confusão levou a discussões sobre o desempenho do jogo, que já enfrentava críticas sobre sua exclusividade temporária no PS5. O título vendeu 3 milhões de unidades na primeira semana, e embora o PS5 tenha sofrido com falta de estoque em 2023, suas vendas seguem um ritmo próximo ao do PS4 (nos EUA).

A própria Square Enix não ajudou a dissipar os rumores, sugerindo que a base instalada do console impactou as vendas iniciais. Com a chegada ao PC em 2024, esperava-se um crescimento maior, mas a falsa informação reforçou a ideia de um possível fracasso.

Se a informação sobre as supostas 3,5 milhões de vendas de FF XVI fosse verdadeira, isso significaria que apenas 500 mil unidades foram adquiridas pelos consumidores entre junho de 2023 e março de 2025. No entanto, vale repetir, isto acabou sendo um erro de comunicação do site Kabutan.

Após a repercussão, o Kabutan corrigiu a matéria e se desculpou, esclarecendo que os números atribuídos a Kiryu eram apenas projeções da Toyo Securities’. De qualquer forma, a Square Enix não trouxe maiores atualizações sobre as vendas de Final Fantasy XVI — que inicialmente, não atenderam às expectativas.

Odin (Final Fantasy XVI)
Fonte: Reprodução

Sem novidades sobre Final Fantasy XVI nas vendas, franquia sobe para 200 milhões de comercializações

Final Fantasy XVI pode até ter sido “esquecido” nos relatórios quando falamos sobre unidades comercializadas, porém, a franquia FF como um todo passou das 200 milhões de cópias vendidas. Saiba mais aqui!