Notícias

Activision registra receita de US$ 8 bi em 2021 e declínio nas vendas de Call of Duty

O lucro líquido da publisher foi de US$ 2,7 bilhões

por Jean Azevedo
Activision registra receita de US$ 8 bi em 2021 e declínio nas vendas de Call of Duty

A Activision Blizzard, agora parte da Microsoft, revelou o balanço financeiro do ano de 2021. De acordo com os dados, a publisher registrou uma receita de US$ 8 bilhões no ano passado e Call of Duty Vanguard, lançamento mais recente da franquia, está com desempenho inferior aos anteriores nas vendas.

Daniel Ahmad, analista da Niko Partners, destacou os principais pontos divulgados pela companhia. O lucro líquido da editora subiu 22,8%, e a receita de US$ 8 bi é 8,5% superior, ambos em relação ao ano de 2020.

Capa com o logo da Activision Blizzard e fundo azul.

Com atenção voltada para as principais IPs da empresa, alguns dos próximos passos para 2022 já foram compartilhados. Os principais pontos da conferência focam no fortalecimento e crescimento do público no setor mobile. Confira abaixo:

Activision Blizzard de olho no fortalecimento nas franquias

A Activision foca suas atenções na franquia Call of Duty:

  • As transações envolvendo Call of Duty para PC e consoles apresentaram um declínio na comparação ano a ano no quarto trimestre. Vanguard vendeu menos e o engajamento de Warzone também diminuiu;
  • A Infinity Ward está cuidando de Warzone e do próximo lançamento da série com um plano ambicioso e inovador para o shooter;
  •  A comunidade gastou cerca de US$ 1 bilhão na versão mobile de Call of Duty e grande parte do investimento é proveniente da comunidade chinesa;
  • A expansão do estúdio é contínua e segue adicionando recursos de desenvolvimento para operações no universo de Call of Duty;

Já a Blizzard tem como foco as IPs de Warcraft, Diablo e Overwatch:

  • A combinação do World of Warcraft moderno e clássico em uma mesma assinatura aumentou o engajamento dos jogadores no título, 2021 foi “um ano forte” graças às expansões. Novos conteúdos em Hearthstone também fizeram os jogadores investirem mais no jogo;
  • Além de mais conteúdo para Warcraft em 2022, uma versão mobile da IP será lançada;
  • Diablo II Ressurrected vendeu mais que qualquer outro remaster da Activision Blizzard durante um período equivalente. Os testes públicos de Diablo Immortal nos dispositivos mobile foram positivos;
  • Os jogos estão com um “forte progresso” no desenvolvimento;

No relatório, nada sobre as polêmicas envolvendo o ambiente tóxico no trabalho e o diretor executivo Bobby Kotick foram mencionadas. Não ficou claro se o CEO continuará na publisher após a aquisição da Microsoft.