Especiais

12 anos de Uncharted 2: relembre uma das melhores aberturas da história

Segunda aventura de Nathan Drake marcou época na história dos videogames como uma experiência cinematográfica

por Vítor Amorim Heringer
12 anos de Uncharted 2: relembre uma das melhores aberturas da história

O tempo voa. Uncharted 2: Among Thieves, considerado um dos grandes jogos da história, completa 12 anos nesta quarta-feira (13). A segunda aventura de Nathan Drake trouxe diversos momentos marcantes, mas um deles foi ainda mais especial: a sua icônica abertura já repleta de tensão e indicando o nível da jornada.

O título lançado em outubro de 2009 começa com o caçador de tesouros acordando em um trem completamente destruído. Curioso, mas nem era o pior. O vagão estava pendurado na ponta de um penhasco cheio de neve, prestes a despencar. O protagonista logo percebe a situação e procura escapar, mas cai até se segurar com apenas uma mão.

A partir daí, o jogador toma controle do personagem e inicia uma verdadeira escalada por sua vida. No caminho, estruturas se quebram, objetos tentam derrubá-lo e, claro, tudo isso em um visual estonteante de uma montanha nevada. No fim, como teria que ser, o trem despenca no último segundo.

Uncharted 2 é o mais bem avaliado da franquia

Não é à toa que Uncharted 2 está na lista de grandes jogos da PlayStation e de melhores de todos os tempos. O jogo evoluiu todos os aspectos de seu antecessor, ao atingir o ápice de uma aventura cinematográfica no PlayStation 3: gráficos, história, gameplay, personagens e tudo mais foram elogiados pela crítica da época.

Toda a exaltação garantiu uma altíssima média de 96 no Metacritic, de um total de 105 avaliações. Este resultado é, até hoje, o maior da franquia. O mais perto é Uncharted 4, com 94, seguido por Uncharted 3 (92), Uncharted (88) e The Lost Legacy (84).

12 anos de Uncharted 2: relembre uma das melhores aberturas de todos os tempos
Uncharted 2 evoluiu todos os aspectos de seu antecessor. Foto: Amazon

O jogo, o qual teve quase 40 reviews com notas máximas, recebeu o seguinte elogio do site Gamer Limit:”A Naughty Dog criou uma das verdadeiras obras-primas do nosso tempo, combinando uma jogabilidade envolvente, uma história impulsionada por personagens que bombeiam adrenalina e um modo mutliplayer viciante e sólido, com centenas de horas de potencial”.

A alta avaliação rendeu muitos prêmios de “Melhor Jogo do Ano”, incluindo no Spike Video Game Awards (ex-The Game Awards) e no Game Developers Choice Awards. Segundo o gameawards.net, a aventura obteve 114 “GOTYs” em todo o mundo.

Evolução gráfica de respeito

Possivelmente o que mais surpreendeu na época de seu lançamento foi a evolução gráfica. O primeiro game da franquia, de 2007, trouxe ótimos visuais, mas a Naughty Dog ainda aprendia a aproveitar o poder do PS3 — lançado em 2006. No entanto, a partir de Uncharted 2 que a série ficou conhecida por seu primor técnico.

Nathan Drake, em especial, recebeu uma grande atenção do estúdio. A sua aparência estava mais detalhada e suas expressões faciais eram mais naturais em comparação ao antecessor. Outros personagens da história também tiveram um “upgrade” para não passarem uma sensação mais, digamos, robótica.

Além disso, os ambientes de Uncharted 2 subiram de patamar. A imersão nos cenários aumentou de nível graças à maior densidade de objetos, vegetação e detalhes. O título de 2007, apesar de ser um marco importante para a sua época, ainda contava com alguns visuais que lembravam o fim do PS2.

Já com a sequência da jornada do caçador de tesouros, a Naughty Dog trouxe a verdadeira experiência cinematográfica daquele tempo.

A abertura não é o único momento marcante…

Uncharted 2 não seria tão aclamado se somente a sua abertura fosse icônica. O seu início mostrou apenas um “gostinho” de toda a aventura do game. O título ainda tem perseguições intensas em cidades históricas, lutas com um trem em movimento, puzzles desafiadores que oferecem aquela sensação recompensadora e muito mais.

Confira um vídeo com alguns dos melhores momentos, do canal “Noosca”:

Vendas da série de Nathan Drake

Todo o sucesso da série é traduzido em suas vendas. Em 2017, a Sony revelou que a franquia vendeu mais de 41 milhões de cópias. Uncharted 4 lidera com mais de 16 milhões (dado atualizado em 2019), enquanto Uncharted 2 (cerca de 7 millhões) e Uncharted 3 (cerca de 6 milhões) completam o pódio.

Obviamente, é bem possível que a saga de Nathan Drake esteja com números ainda maiores atualmente. Os jogos seguem despertando o interesse dos players por marcarem época nos videogames. Resta a gigante japonesa atualizar o total de cada título para termos uma noção exata das vendas.

E aí? Uncharted 2 é o melhor da franquia para você? Comente!