Listas

Marcados na história! Top 5 dos melhores jogos de FIFA do PlayStation

O simulador de futebol teve várias versões anuais, mas qual delas trouxe mais inovações ao gameplay?

por Jean Azevedo
Marcados na história! Top 5 dos melhores jogos de FIFA do PlayStation

A série FIFA vive se reinventando nos pequenos detalhes para continuar mantendo os fãs do futebol engajados na franquia. Como os lançamentos são anuais, a EA Sports precisa se virar para lançar novos modos e maneiras para os amantes do esporte se sentirem convidados a retornar aos gramados virtuais.

Desde o primeiro game lançado em 1993, as evoluções na jogabilidade ajudaram a IP transcender gerações. Mas afinal de contas, quais inovações mais surpreenderam e impactam o título atualmente? 

Squad Battles do FIFA 22 (2)
Versão virtual de Vinicius Júnior, do Real Madrid, no FIFA 22 (Fonte: EA Sports)

Pensando nisso, elaboramos uma lista com os cinco melhores FIFAs já lançados para PlayStation e exemplificamos quais alterações valiosas cada um deles trouxe. Qual foi o primeiro a apresentar o Ultimate Team? E o esquema de marcação, lembram quando mudou? Confira nos selecionados abaixo:

Os melhores FIFAs da história

FIFA 09

Um dos modos mais jogados pelos fãs da franquia começou a caminhar no FIFA 09 do PS3 — onde os modos online passaram a virar o foco de várias publishers. O Ultimate Team, esse que vemos hoje com cartas mais elaboradas e coloca aqueles ídolos das antigas em campo, surgiu na edição de 2008. 

FIFA 10

A EA Sports caprichou no modelo dos personagens e no gameplay no título de 2009. No Metacritic, esse é a edição mais bem pontuada de todas já lançadas com um sólido 91 no Metascore — na versão de PS3. A jogabilidade e a diversão entregue foram dignos de elogios na época.

Essa edição também foi importante para quem gosta de partir pra cima driblando os adversários. A EA adicionou comandos inéditos e expandiu a lista de fintas, abrindo várias possibilidades durante as partidas.

FIFA 12

A marcação passou por alterações ao longo dos anos, e nesta versão, os jogadores passaram a ter de enviar um comando para os atletas darem o bote e disputarem a bola no corpo. Desde então, nos modos online e competitivos da IP é necessário ser um pouco mais estratégico para recuperar a posse graças à essa mecânica.

FIFA 12

FIFA 17

Já no PS4, a EA decidiu dar mais um salto tecnológico na franquia. A partir daqui, a Frostbite, engine utilizada pela DICE, passou a ser utilizada para entregar um maior detalhamento da ação nos campos virtuais.

Junto dessa inovação, foi nesse título que Alex Hunter estreou em um modo história, inédito para a IP. Na caminhada do craque, as decisões tomadas pelos jogadores influenciavam na carreira do jovem, que sonhava em se tornar um grande nome do esporte.

FIFA 22

Depois de anos, a EA Sports decidiu dar uma repaginada geral no game. A movimentação das equipes como um todo passou a ter atenção dos desenvolvedores, e com a ajuda de novas tecnologias, as tácticas passaram a ser ainda mais próximas do futebol de verdade.

Além disso, a experiência dos fãs ficou ainda mais fluida. Mesmo com partidas mais cadenciadas, várias animações inéditas foram adicionadas e os atletas agem e se expressam como os craques da vida real ao executar as ações durante os 90 minutos.

E o futuro?

A partir de julho de 2023, o “fifinha” passará a se chamar EA Sports FC. A publisher comunicou a mudança em um post no site oficial, onde confirmou a manutenção dos modos de jogo e licenças com ligas, times e jogadores que já fazem parte da IP. Veja mais detalhes aqui!