Especiais

Tony Hawk’s Pro Skater, uma série que marcou época

Jogo é lembrado com carinho por pessoas de todo o mundo - inclusive da nossa equipe; confira as histórias

por Thiago Barros
Tony Hawk's Pro Skater, uma série que marcou época

Tony Hawk’s Pro Skater 1 e 2 vão ganhar um remaster, com os dois jogos juntos, para a atual geração de consoles. E a notícia, que já até era esperada, mas pegou a todos de surpresa nessa terça-feira (12), mexeu com os corações de muita gente. Afinal, quem cresceu com os games do fim dos anos 90/início dos anos 2000, muito provavelmente, tem memórias especiais dessa série.

Tudo começou em 1999, quando a Activision, inspirada pelo sucesso do skate na época, especialmente nos Estados Unidos, teve a baita ideia de transformar isso num joguinho eletrônico. E nada melhor do que usar o nome do maior ícone do esporte na época para dar sua assinatura à franquia. Foi um baita sucesso!

Comparação entre Tony Hawk's Pro Skater original e remaster: incrível!
Comparação entre Tony Hawk’s Pro Skater original e remaster: incrível!

Tanto que, no ano seguinte, já saiu uma sequência – que é aclamada por muitos como o melhor título da série e, sem dúvidas, a dona de uma das trilhas sonoras mais épicas não só da história dos videogames como do entretenimento. Porém, a fórmula parece ter dado uma caída, e os títulos seguintes nem empolgaram – nem mesmo THPS 5, que chegou a sair no PS4 em 2015.

Só que agora é diferente. Cinco anos depois desse flop e 20 anos após o lançamento de THPS 2, os dois primeiros títulos estão de volta, numa coletânea remasterizada (com gráficos em 4K no PS4 Pro), com novos modos e adaptados para a geração atual, mas sem perder aquele toque clássico que fez tanta gente se apaixonar duas décadas atrás.

Poucos títulos são tão aclamados na história quanto Tony Hawk’s 2 – que tem nota 98 no Metacritic. Há poucas unanimidades (tá bom, quase) nos jogos, e sem dúvidas essa é uma delas. E o primeiro jogo não é tão icônico quanto sua sequência, mas também ostenta uma baita apreciação dos fãs e imprensa especializada (92 no Metacritic).

E, claro, a “segunda vinda” dos games gerou reações incríveis na Internet, em todo o mundo. Com a equipe do Meu PlayStation, não poderia ser diferente. Todos tiveram suas vidas marcadas pelos jogos “originais” e relataram um pouco dessas experiencias e de como, tanto tempo depois, Tony Hawk’s Pro Skater ainda tem um lugarzinho especial nos seus corações.

Tony Hawk’s Pro Skater, construção de uma lembrança

Falar de Tony Hawk’s é relembrar, talvez, os momentos mais divertidos da minha vida. Na época, impulsionado pelo jogo, eu e meus amigos começamos a andar de skate e a acompanhar o esporte.

Foi quando conheci nomes do esporte como Bob Burnquist, Steve Caballero e o mais impressionante de todos, Rodney Mullen. O que este último fazia na pranchinha era brincadeira.

Através dele, conheci diversas bandas e foram elas que embalaram toda minha adolescência. Na época, sequer sabia falar Millencolin, da minha música preferida, No Cigar. Ver o jogo voltar hoje foi reviver estes grandes momentos. (Daniel Dos Reis)

Uma história de adaptação com Tony Hawk’s Pro Skater

THPS tem um valor muito especial para mim. Eu tinha 8 ou 9 anos, tinha acabado de sair de SP e fui para Rondônia. Meu pai é pastor e foi convidado a assumir uma igreja lá. Eu nunca tinha saído do estado. Pior ainda: não conhecia ninguém na cidade que fui. Escola nova, igreja nova, tudo novo. Pra piorar, toda a galera da igreja era uns 4 ou 5 anos mais velha que eu. Era muito difícil me enturmar.

Até que um dia, fomos num acampamento e levaram um PSOne. Só tinha um jogo: THPS. Eu gostava de games, mas nunca tinha jogado aquele. Só que todos os controles, os movimentos, o visual, tudo era agradável pra mim e eu consegui me adaptar bem, e até venci o dono do videogame. Passamos a madrugada inteira jogando e foi o assunto do acampamento inteiro. Foi ali que comecei a me envolver mais com os que eu chamo de melhores amigos hoje em dia.

Até hoje a gente relembra daqueles dias e aquele jogo foi muito importante para eu me sentir querido, mesmo estando longe do lugar onde cresci. (Raphael Batista)

Top 10 de todos os tempos: Tony Hawk’s Pro Skater está lá

A gente costuma sempre conversar sobre nossos jogos favoritos de todos os tempos aqui no MeuPlayStation. E também falo muito disso com alguns amigos. Quem me conhece sabe que sou apaixonado por Ocarina of Time e pelo Nintendo 64, além do PS4 – que já ocupa um lugar muito especial no meu coração.

E um jogo que eu nunca deixo de fora das minhas listas é Tony Hawk’s Pro Skater 2. Receber a notícia dessa nova versão dele, claro, também com o primeiro game, me deixou extasiado. Gastei incontáveis horas jogando no PS One e tenho certeza de que não vai ser diferente no PlayStation 4.

Lembro que na época eu comecei a ver competições de skate, X-Games da ESPN e até a ouvir um pouco mais de rock – que está bem (mesmo) longe de ser meu ritmo musical favorito. Depois, pra mim, a “febre” passou – mas tenho certeza de que, para muita gente, a experiência com THPS “moldou caráter”. Que felicidade saber que a nova geração poderá passar por isso também! (Thiago Barros)

Tony Hawk’s Pro Skater: do videogame para o rádio

Minha experiência com Tony Hawk’s é memorável, principalmente pela trilha sonora. Não é exagero dizer que as músicas da série transformaram uma geração de gamers em rockeiros.

Muito por conta desse game, pude conhecer bandas como Rage Against The Machine e Papa Roach. Era espetacular fazer todas aquelas manobras com um bom som de guitarra ao fundo. Certamente, o volume da minha TV estará no máximo quando eu for jogar o remaster. (Vinicius Paráboa)