The Last of Us: principais diferenças entre o jogo e a série
Infecção, Sarah e os Vaga-lumes passaram por mudanças na adaptação
A série de The Last of Us estreou na noite de domingo (15) na HBO. Considerada uma das maiores adaptações dos videogames, o seriado dos produtores Neil Druckmann e Craig Mazin optou por fazer algumas coisas diferentes do jogo lançado em 2013.
Logo no início do show, vemos que a apresentação dessa narrativa para um novo público terá um background capaz de entregar uma melhor imersão e maior identificação com os personagens. É possível observar pelas reações dos fãs nas redes que a qualidade justificou tais desvios.
Neste especial, você encontrará as principais diferenças entre a série de The Last of Us e os jogos da Naughty Dog no primeiro episódio. Claro, se você está tendo sua primeira experiência com a franquia através da adaptação, fique ciente da presença de spoilers abaixo.
A apresentação
Logo no início do show, um especialista comenta sobre a evolução dos vírus, fungos e bactérias e fala de uma possível pandemia onde os infectados seriam a maioria. Dependendo do modo como essa praga se espalhasse, bilhões de pessoas morreriam, e os humanos “perderiam” essa luta. Essa parte sequer aparece no game.
O Cordyceps não é transmitido pelos esporos
Nada de máscaras na série de The Last of Us. Os esporos não são uma forma de contágio em ambientes fechados, como no jogo. Por outro lado, conhecemos as tais “garrinhas” que espalham o fungo. Esses pequenos tentáculos aparecem na boca dos infectados e são um grande perigo para os humanos.
https://youtu.be/JziiSzkAGGA
Sarah aparece bastante na série
Conforme prometido pelos produtores, veremos todo o caos causado no “Outbreak day” e outros grandes acontecimentos do jogo por outras perspectivas. Ao dar mais tempo de tela para Sarah (Nico Parker), nos identificamos com a filha de Joel (Pedro Pascal) e entendemos como tudo foi mudando aos poucos.
A mudança de tom é nítida pelos olhos da garota. O dia começa normal, com ela indo pra escola e termina com sua vizinha, que já não andava e pouco falava, tendo a cabeça amassada por Joel. Com toda essa construção da personagem, a cena final de Sarah fica ainda mais pesada.
A série de The Last of Us acontece em 2023
No jogo, o dia que o surto de Cordyceps tomou conta de todo o país se passava em 2013, não em 2003, como é apresentado no show. O avanço no tempo em 20 anos se manteve como no produto original, mas o “presente” acontece em 2023, não em 2033.
A relação de Joel e Tess
A Tess (Anna Torv) da série de The Last of Us parece ser um pouco mais próxima de Joel. Em uma das cenas, eles se deitam juntos na cama, com a contrabandista o abraçando por trás. Talvez essa relação seja melhor explorada na hora certa.
them making joel and tess canonn I PLANNED THIS also joel being the little spoon I NEED TO SIT DOWN #TheLastOfUs pic.twitter.com/OdGDULPztR
— joel miller defender (@ellievjoel) January 16, 2023
Eles fazendo Joel e Tess canônico. Eu planejei isso, assim como o Joel de conchinha. Preciso me sentar.
Tommy e Joel ainda conversam
Se no jogo a relação de Joel e Tommy (Gabriel Luna) é de um distanciamento extremo, na série isso é um pouco diferente. Marlene (Merle Dandridge) ainda cita um desentendimento entre os irmãos Miller no primeiro encontro, porém, na adaptação eles ainda se comunicam via rádio. No game, os dois não se falam há anos.
Ellie e seus “exames de rotina”
Ellie (Bella Ramsey) foi atacada por infectados, mas sobreviveu. No entanto, algo que não vemos no jogo, é como a personagem foi tratada até os Vaga-lumes aceitarem que ela não se transformou numa das criaturas. Em uma das cenas, os “terroristas” fazem perguntas para ver como anda a sanidade da garota:
#TheLastofUs clip revealed on Jimmy Kimmel Live pic.twitter.com/GrFrMjpg4V
— The Last of Us TV (@TheLastofUsTV) January 10, 2023
Nada de Robert
Nada de resolver problemas com outros contrabandistas. Se no jogo a perseguição aos capangas de Robert serviu para apresentar Marlene, na série de The Last of Us foi do mesmo jeito, porém, sem todo o tutorial apresentado no início do título.
No show, tudo passou bem mais rápido por terem cortado essa parte. Ao menos já vimos Ellie e Joel juntos pela primeira vez:
https://twitter.com/edspads/status/1614938871623569410?s=20&t=Oc4aR_WxCcYyUz9fpLrPYw
A FEDRA e os Vaga-lumes
A FEDRA e os Vaga-lumes são duas organizações que não foram tão exploradas assim no início do game. Na série, já foi possível ter uma noção do motivo deles serem tão opostos. Os “policiais” são ditadores, enquanto o outro grupo quer ter liberdade em meio a todo caos da infestação.
https://www.youtube.com/watch?v=aA9dRraIalE
E isso tudo foi apenas no primeiro episódio. Mal podemos esperar pelos próximos capítulos da série de The Last of Us, não é mesmo?