Veja as diferenças entre os diários de Ellie e Nathan Drake, protagonistas de TLoU 2 e Uncharted 4
Apesar de ambas as produções estarem no mesmo nível de profundidade narrativa, os registros pessoais dos protagonistas possuem sentimentos distintos
Apesar de serem ambos da mesma casa, a Naughty Dog ditou tons muito diferentes para duas de suas principais produções: The Last of Us 2 e Uncharted 4, estrelados por Ellie e Nathan Drake, respectivamente. Enquanto um aposta no humor descontraído de aventureiro, a outra flerta com a solidão e a vingança.
Por um lado, temos Nate com seu senso de humor espirituoso ao estilo Indiana Jones. Por outro, temos Ellie, protagonista amada por muitos que acompanharam sua trágica jornada, mas ainda sim uma personagem de poucos amigos e carrancuda — vivendo naquele universo, estranho seria se fosse ao contrário.
E essas diferenças entre os protagonistas de The Last of Us 2 e Uncharted 4 ficam evidentes em muitos aspectos; seja nos diálogos, nos visuais ou em seus diários — que talvez seja o mais gritante entre eles, afinal, quer lugar mais adequado para “botar as coisas para fora” e registrar seus verdadeiros sentimentos?
Foi com esses questionamentos em mente que o Gamerant traçou uma comparação bem detalhada e aprofundada entre os diários dos protagonistas. Como já era de se esperar, os registros pessoais realmente dizem muito sobre eles — muito mesmo.
O diário de Nathan Drake foca em seu lado bem-humorado
Nate é o alívio cômico necessário que torna a franquia Uncharted tão marcante. A descontração e a habilidade de converter situações sérias para tons mais leves torna o personagem um protagonista fácil de acompanhar, dispensando muitas interpretações. E esse bom-humor vai muito além das linhas de diálogo: ele também é refletido nos registros pessoais em seu diário.
Claro, tem todo uma técnica de game design envolvida no meio, afinal, é lá que o jogador pode se nortear para resolver um quebra-cabeças, por exemplo. Mas é um pouco mais que isso. Lá também encontramos caricaturas, devaneios de sua mente brilhante e piadas sem graça.
Registros de Ellie são sobre sua vivência em Jackson, mas não mostradas nas telonas
Conhece uma personagem chamada Cat em The Last of Us 2? Bom, caso não a conheça, saiba que ela foi a primeira namorada de Ellie — e não Dina, como alguns julgam. Cat também foi responsável pela tatuagem no braço da protagonista. Como é possível saber sobre isso? Bom, essa informação está registrado em seu diário — e muitos deixam esse detalhe passar batido.
O caderninho de Ellie é totalmente o oposto de Nate: enquanto acompanhamos devaneios e piadas por lá, aqui podemos conhecer um pouco mais sobre a vida íntima da personagem, já que ela registra acontecimentos dos bastidores de sua relação com Joel, Dina e Cat no condado de Jackson.
O diário de Nate funcionam como uma espécie de álbum de recortes
Nate aproveita bem seu lado nostálgico e também faz registros pessoais — mas a intensidade é muito menor se comparado à Ellie. As recordações anotadas são baseadas em pequenas lembranças, como ingressos de shows, números de suas ex-namoradas, fotos de lugares de onde viajou, etc. Coisa de um verdadeiro aventureiro.
Lá também é possível encontrar diversas referências dos games da franquia Uncharted e de lugares familiares aos quais os jogadores já passaram — como a ilha de Madagascar, por exemplo. Em suma, o diário do protagonista funciona como um caderno de recortes e, visualmente falando, é muito divertido de folhear.
Anotações de Ellie são reflexivas e pessoalmente profundas
A protagonista de The Last of Us 2 prefere seguir uma linha mais tradicional no que diz respeito ao seu diário. É notável em algumas anotações que Ellie está apenas tentando entender como se sente. Isso seria completamente plausível, considerando os traumas e acontecimentos marcantes pelos quais passou — o primeiro jogo e o DLC “Left Behind” são os melhores exemplos nesse caso.
Mas ela também dá uma descontraída de vez em quando. Nessas ocasiões, ela escreve letras de música e poesias de sua própria autoria. Enquanto Nate provavelmente não ligaria de ter alguém bisbilhotando em seu diário, Ellie provavelmente diria: “vou encontrar e vou matar até o último deles”.
Ambos têm um dom em comum: são ótimos artistas
Talvez a única coisa que Nate e Ellie tenham em comum é que ambos são artistas de mão-cheia. O protagonista de Uncharted 4 tem muitos rabiscos em seu diário, mas possui técnicas e conhecimentos de luz, sombra, perspectiva e escala muito apuradas. Alguns de seus esboços e desenhos de objetos são simplesmente fascinantes, mas seu lado artístico mal é abordado nos diálogos dos jogos — então certamente é um talento oculto que só quem leu o diário deve saber.
A protagonista de The Last of Us 2 também não é nada mal como artista, mas ela segue uma linha distinta. Aparentemente, Ellie não gasta tanto tempo assim quanto Nate em seus desenhos, mas é incrível como ela produz figuras muito mais detalhadas — mas ela aposta na tentativa e erro até sair a versão final. Alguns de seus melhores desenhos são de Joel, Jesse e Dina.
Incrível como, mesmo em universos diferentes, os marcantes protagonistas criados pela Naughty Dog possuem conexões nas entrelinhas, não é mesmo? Tem algum detalhe que passou batido, caro leitor? Comente na sessão abaixo como interpreta os registros pessoais de Ellie e Nate!