Listas

Star Wars Day! Confira os 5 jogos mais legais da franquia

Em 44 anos de estrada, a série também teve jogos divertidos e marcantes, que atraíram parte do grande público apaixonado pelas obras cinematográficas

por Valdecir Emboava
Star Wars Day! Confira os 5 jogos mais legais da franquia

Como muitos nerds espalhados pelas galáxias afora sabem, o Star Wars Day ocorre todo dia 4 de maio. O evento é comemorado religiosamente pelos fãs há 44 anos, celebrando a obra em vários formatos do entretenimento, como filmes, livros, HQs e games.

Ao longo dessa grande jornada intergaláctica, muitos jogos da franquia foram lançados para várias plataformas, conquistando outra parte além do grande público apaixonado pela obra cinematográfica. A lista de hoje é curta, mas o MeuPlayStation relembra alguns dos games de Star Wars pra fã nenhum colocar defeito!

Sem mais delongas, confira abaixo os cinco jogos de maior sucesso da série. Mas, antes de tudo: May the 4th be with you!

Star Wars: Knights of the Old Republic

Os jogos da série Star Wars: Knights of the Old Republic são um dos mais conhecidos pelos Jedi de plantão. Aliado a uma história cheia de reviravoltas, o gameplay faz com que o jogador decida se quer seguir pelo caminho da luz ou das trevas.

Originalmente lançado em 2003 para PC e o primeiro Xbox, o game conta uma história ambientada cerca de 4.000 anos antes da ascensão do Império Galáctico, apresentado em “Star Wars: Uma Nova Esperança”, o primeiro filme — lançado em 1977.

Personagens do lado negro da força usando sabres de luz vermelho em arte de Knights of The Old Republic

Segundo o jornalista Jason Schreier, um remake do título pode estar sendo produzido pela Aspyr Media— ele confirmou a informação durante gravação do podcast MinnMax no mês passado.

A esperança com o suposto remake é que o jogo chegue para o PS5 e PS4, pois é, de longe, um dos favoritos dos fãs. Já imaginou ele nos moldes da nova geração?

Star Wars: The Force Unleashed

Arriscando uma abordagem totalmente nova para a franquia nos games, Star Wars: The Force Unleashed foi lançado originalmente em 2008 para consoles e PC. A história se passa entre os eventos de A Vingança dos Sith (episódio III) e Uma Nova Esperança (episódio IV) e introduz um novo personagem na série: Starkiller.

No enredo, Darth Vader viajou até o planeta Kashyyyk para acabar com uma rebelião de Wookies liderada por um Jedi remanescente da Ordem 66. Lá, ele descobre a existência de uma criança muito poderosa com a força e então decide raptá-la para criá-la como seu aprendiz.

Starkiller, de Star Wars Force Unleashed, derrotando soldados das tropas imperiais com raios.

Como o código dos Sith só permite um mestre e um aprendiz, a criança foi treinada clandestinamente na Super Star Destroyer Executor, esta tripulada apenas por dróides imperiais. No desenrolar da história, Palpatine descobre a existência do garoto, agora com o nome de Starkiller, e ordena que Darth Vader o mate para provar sua lealdade ao Império Galáctico.

O jogo até tem calibre para render uma excelente história nas telonas, mas jamais foi explorado a esse ponto por nenhum diretor de Hollywood.

Star Wars Battlefront II

Há uma pequena confusão quando a franquia Battlefront é mencionada, mas vamos deixar claro este ponto: na verdade, existem duas séries de jogos com esse nome. A primeira parte ficou conhecida como “Legends” e foi lançada em 2004 para PS2, Xbox e PC.

Mestre Yoda vs Darth Maul em imagem promocional de Star Wars Battlefront II

A segunda parte foi lançada em 2015 e é considerada canônica por trazer muitos rostos conhecidos e, claro, várias histórias. No elenco do game, temos tanto os vilões, quanto os mocinhos, como Darth Vader, Luke Skywalker, Leia Organa, Obi-Wan Kenobi, Han Solo e muito mais.

Com gameplay divertido e viciante, Star Wars Battlefront II possui diferentes modos que podem ser desfrutados por todos os jogadores, incluindo belos gráficos e uma história bastante envolvente.

Star Wars JEDI: Fallen Order

Uma das grandes apostas da Electronic Arts para os games da franquia foi uma história totalmente original — que, inclusive, criou muita expectativa na época de pré-lançamento.

Star Wars JEDI: Fallen Order, conta a vida do ex-padawan Cal Kestis, um dos sobreviventes da Ordem 66. O novo rosto da franquia precisou buscar abrigo no planeta Bracca e viveu como sucateiro de naves das guerras clônicas, ocultando a força para viver na nova ordem imposta pelas Tropas Imperiais.

Personagens de Star Wars Jedi Fallen Order segurando sabres de luz azul e vermelho

O game é desenvolvido pela Respawn Entertainment e foi lançado em novembro de 2019. Apesar de probleminhas aqui e acolá, a aventura original é bem divertida de ser jogada e tem uma trama bem interessante. Fique a vontade para ver a nossa análise e tirar suas próprias conclusões!

Star Wars: Squadrons

Apostando na realidade virtual, Star Wars: Squadrons é tudo o que um fã de naves quer: imersão. Infelizmente, a experiência é bem curtinha, a história não é das mais elaboradas, mas mesmo assim, se você tem um PSVR, o investimento pode valer a pena.

Painel de uma nave de Star Wars Squadrons com cenário do universo afora.

De um lado, Lindon Javes, que deixou o Império para trás e se tornou comandante da Nova República. Do outro, Terisa Kerrill, comandante do Esquadrão Titã do Império. Cada um tem suas próprias características, mas a história envolve os dois numa batalha em uma iniciativa chamada Projeto Starhawk.

Squadrons conta com uma variedade invejável de naves, com a possibilidade de acessar os menus no próprio painel delas. Os combates de ambos os lados, a variedade de inimigos, as jornadas em meio a asteroides e os variados cenários agradam até quem não é fã da franquia.

Curtiu a lista, caro leitor? Comente na sessão abaixo algum jogo, filme, livro ou HQ que mais te marcou nesses 44 anos de existência da franquia Star Wars!