Tudo Sobre

Spider-Man: Tudo o que você precisa saber sobre o game

por Thiago Lima
Spider-Man: Tudo o que você precisa saber sobre o game

Um dos pontos de impacto da conferência de imprensa da Sony na E3 2016 foi o anúncio do herói Homem-Aranha através de um novo jogo exclusivo para o PS4.

Em contrapartida, os jogos de heróis, principalmente os do universo Marvel, causam sempre um certo receio pela qualidade, tendo em vista que os últimos jogos, como os próprios games do Aranha, não alcançaram o sucesso ou uma conexão emocional com seus fãs.

Em contrapartida, os jogos de heróis, principalmente os do universo Marvel, causam sempre um certo receio pela qualidade, tendo em vista que os últimos jogos, como os próprios games do Aranha, não alcançaram o sucesso ou uma conexão emocional com seus fãs.

Mas algumas informações, sobre o game (que ainda não tem um nome oficial definido) e sua produção, divulgadas por seus produtores em entrevista ao canal da PlayStation no Youtube, podem ajudar a desfazer um pouco esse “trauma” e colocar o herói no hall dos games que podem ser um sucesso.

O primeiro ponto positivo de Spider-Man é a escolha de sua empresa produtora, que combina bem com o perfil das histórias de Peter Parker e que tem uma experiência com qualidade comprovada em games de boa repercussão, não só no PlayStation.

Spider-Man_Insomniac

A Insomniac já produziu títulos como Ratchet & Clank e Sunset Overdrive, um portfólio que não pode ser ignorado, mesclando qualidade gráfica na composição de personagens e cenários e humor na forma de contar a história e na introdução dos diálogos, ou seja, tudo o que uma história do Homem-Aranha poderia pedir.

Além disso, a produtora afirma ter um orgulho inestimável por participar do projeto, conforme diz seu representante, Bryan Inthihar:

“Ainda não acredito que estamos produzindo um jogo do Spider-Man (…) Como é bom poder tornar público esse projeto!”

Assim, o storytelling, ou a forma de contar a história, é realmente o que a diferencia e a aproxima ainda mais da Marvel, outra que dispensa qualquer referência no assunto.

Nesse quesito, a produtora ainda garante ter liberdade total de criação, cabendo à Marvel um papel de consultoria, para indicar o que os personagens realmente fariam nas situações propostas pela Insomaniac.

Isso remete ao segundo ponto positivo do game, que não será baseado em nenhum filme feito ou em produção, muito menos em uma história especifica dos quadrinhos, sendo uma história totalmente nova, que, segundo a Insomniac, respeitará profundamente os valores da franquia, mas não deixará de surpreender.

Essa é a premissa buscada pela Marvel para o trabalho, já que Bill Rosemann, representante da Marvel na parceria, afirma:

“Spider-Man representará um novo começo para os jogos da Marvel. Será o jogo mais ambicioso que fizemos até hoje.”

Como antecipado pelo trailer, a nova história do game será baseada no embate entre Peter Parker e o Homem-Aranha. Esse conflito psicológico fez do personagem da Marvel, um dos heróis mais queridos pelos fãs de quadrinhos.

Ainda aproveitando esse carisma, a produtora procurará cumprir a promessa de trazer para o jogo as imagens dos heróis que estão na cabeça das pessoas, para que seja mais fácil reconhecer a obra como um produto real da franquia.

Spider-Man_Screen3

Por falar nos fãs e seus pedidos, a Insomniac e a Marvel fizeram questão de informar que alguns pedidos, principalmente daqueles que se decepcionaram com os últimos jogos, foram atendidos para o projeto, dentre eles estão pontos importantes de movimentação e luta dos personagens.

Os responsáveis garantiram uma movimentação mais fluída, com leves toques de Parkour, aproveitando-se do porte atlético e da resistência do herói. Já as lutas terão uma mecânica inédita, ainda não revelada, que não as deixarão repetitivas, totalmente diferente das edições anteriores.

É importante notar, que em todos os pontos citados até aqui, a maior preocupação é criar uma atmosfera inédita para o jogo, um reboot, mesmo que não declarado, para descolar o novo game das imagens de seus antecessores e dar uma nova oportunidade ao game de herói.

E seguindo esse linha de ineditismo, também está um dos pontos mais polêmicos da apresentação de Spider-Man: seu novo uniforme. As aranhas brancas que cobrem a frente e as costas de seu uniforme, causaram certa estranheza entre os espectadores, provocando intensos debates nas redes sociais.

Spider-Man_Screen4

Segundo a Insomniac, todas as novidades do game tem uma explicação, mas que não serão todas esclarecidas de imediato e, dentro dessa lista de novidades, está o uniforme de Peter. Futuramente será revelado o porque desse novo visual. Mas, é possível acreditar em uma tentativa de buscar um visual único e diferente para o título.

Por fim, os produtores aproveitaram para indicar que o game será de mundo aberto, que liberará todo potencial do herói (se não todas, a maioria das habilidades do aracnídeo estarão disponíveis).

Sem data de lançamento anunciada, o novo exclusivo do PlayStation 4, Spider-Man já começa a criar uma expectativa positiva entre os fãs da franquia, que só precisa se transformar em realidade para garantir o sucesso de seu retorno aos games.