Especial em Parceria

Sol Nascente: Xogunato Kamakura, o governo da era de Ghost of Tsushima

Época em que se passa o jogo da Sucker Punch é parte do começo da Era dos Samurais no Japão e tem quase 200 anos de história

por Redação
Sol Nascente: Xogunato Kamakura, o governo da era de Ghost of Tsushima

O período histórico onde a história de Ghost of Tsushima se encaixa é um dos mais importantes do Japão Antigo. Foi nessa época que nasceram os xogunatos, os samurais foram promovidos à alta classe e a força militar passou a ser quem realmente mandava no país.

Esse é o tema do segundo capítulo da série Sol Nascente – relembre o primeiro aqui -, que busca detalhar um pouco mais do background do novo jogo da Sucker Punch. Nesse artigo, você vai entender melhor como passou a se organizar a sociedade japonesa e no que isso influenciou o mundo ao seu redor.

Guerras Genpei

Em algum momento da sua vida, provavelmente, você já leu/ouviu a palavra xogum (ou shogun). Então, esse termo era como os japoneses chamavam os líderes dos seus exércitos. Era assim que o Imperador denominava seu principal general.

Até 1192, este título possuía nomeação temporária e estava a cargo do governante maior do país. Contudo, uma batalha entre os clãs Genji (Minamoto) e Heike (Taira), que detinham o poder central e provincial da época, mudou tudo.

No Japão feudal do Século XII, essas duas famílias, além da Fujiwara, controlavam as principais áreas do país. E, claro, todas ficavam tentando “se superar”, agradar o imperador e, em troca, terem ainda mais poder e benefícios.

O ápice disso veio com as Guerras Genpei, em Dan no Ura. Em abril de 1185, a frota do Clã Genji, dirigida por Minamoto no Yoshitsune, venceu o Clã Heike, em um duelo que durou meio dia. A sangrenta batalha teve arqueiros, espadas, adagas, além da influência das correntes marítimas.

Guerras Genpei
As Guerras Genpei foram sangrentas. Fonte: Google.

No fim das contas, os Genji levaram a melhor, e praticamente todos os Taira que não foram mortos em batalha acabaram se suicidando – seguindo o Bushido. Minamoto no Yoritomo, por sua vez, se tornou o primeiro Shōgun, estabelecendo um governo militar (bakufu) em Kamakura.

Xogunato

A necessidade dos samurais e da força militar liderada pelos xoguns vinha de um banditismo crescente no Japão. Os donos de terra e aristocratas estavam preocupados e, por isso, contaram com os guerreiros para lhes protegerem.

Contudo, isso também deu a eles um poder muito maior do que se poderia imaginar. Tanto que o Imperador passou a ser um mero “bobo da corte” por muito tempo. Afinal, Minamoto não foi bem sucedido só no campo de batalha, como também na política.

Em 1192, o imperador deu a Minamoto o título de xogum, maior autoridade das forças militares do país. A partir daí, ele introduziu seus próprios governantes (Shugo) e representantes (Jitō) em todo o Japão, criando infraestrutura governamental para competir com a corte imperial.

O bakufu foi criado no Xogunato Kamakura. A ala militar dominou o governo civil (imperial) e o poder, na prática, era dos xoguns e daimyos (senhores de terra). O sistema era feudal, com os samurais sendo recompensados por sua lealdade com terras.

xogunato
Minamoto passou a comandar o Japão com seu poder. Fonte: Google.

Algo criado para durar muito tempo, sem poder receber questionamentos. Como uma espécie de ditadura militar. Yoritomo foi, assim, capaz de governar sem derrubar o imperador e desenvolveu um padrão a seguir pelos futuros xogunatos.

A partir daí, todos os xoguns eram descendentes dos príncipes Minamoto, filhos do Imperador Seiwa, e o título passou de geração em geração. Porém, vamos focar em Ghost of Tsushima, certo? O que isso tudo tem a ver com o jogo?

Fantasma de Tsushima

Até agora, nos trailers de Ghost of Tsushima, vimos o protagonista como um samurai em busca de vingança; de proteger sua terra. Por que?

Isso aconteceu devido ao “olho grande” do Império Mongol à época. O xogunato japonês tinha chamado a atenção dos conquistadores da região. Kublai Khan, de 1260 a 1294, dominou toda a Ásia. Em 1271, fundou a dinastia Yuan, uma das maiores de todos os tempos.

Dominou os territórios que hoje são Mongólia, Tibete, Turquistão Oriental, o norte da China e boa parte da China ocidental. Em 1279, suas forças aniquilaram a última resistência da dinastia Song, e Kublai se tornou o primeiro imperador não chinês a conquistar toda a China.

Só que ele queria mais. Kublai olhava para o Japão como uma possível fonte de riquezas, e os japoneses como um povo atrasado, fácil de ser conquistado. Mal sabia ele que o xogunato e o espírito samurai dos guerreiros seriam grandes adversários.

E é aí que entra a história de Ghost of Tsushima. No momento em que o Khan tenta invadir o Japão. Mas aí já é conteúdo pro nosso próximo artigo – segunda-feira -… Siga acompanhando o nosso especial Sol Nascente para compreender o que foram as (tentativas de) invasões mongóis ao Japão e como elas são o fogo por trás do protagonista do novo exclusivo de PlayStation.