Especiais

SNK busca maior representação no Brasil: “queremos garantir que apoiamos a comunidade aqui”

Entrevistamos Maxx Clark, gerente da Divisão de Marketing da SNK, que comenta sobre Brasil, colaborações e muito mais

por Vinícius Paráboa
SNK busca maior representação no Brasil:

A SNK possui longa história na América do Sul. A desenvolvedora japonesa abriu seu escritório no nosso continente em 1993, em São Paulo — construindo uma grande relação com o público daqui, especialmente nos anos 90, com a chegada do primeiro The King of Fighters e os arcades.

Agora, a empresa aparece novamente no Brasil, tendo montado um estande na BGS 2024, que terminou no último domingo (14). A razão para isso? Promover Fatal Fury: City of the Wolves, game que traz de volta a amada franquia de luta em 2025 — 26 anos após seu último lançamento, Garou: Mark of the Wolves (1999).

No evento, o MeuPS sentou com Maxx Clark, gerente da Divisão de Marketing da SNK, para bater um papo. E mesmo com tanta história entre a desenvolvedora japonesa e o Brasil, ele garante: a companhia quer apoiar ainda mais a comunidade local.

SNK

The King of Fighters XV (2022) terá duas novas lutadoras ainda neste ano: Vice e Mature, como DLCs. Segundo Clark, as chegadas delas são sinais de suporte ao game, que, na opinião dele, precisa de ainda mais jogadores brasileiros para os eSports.

Nós trouxemos de volta KoF XIV depois de um longo hiato e foi um grande avanço com o KoF XV. E eu acho que fizemos um ótimo trabalho com KoF XV. Obviamente, continuaremos apoiando [o jogo] com as chegadas de Vice e Mature ainda este ano.

Esperamos continuar apoiando o eSports para King of Fighters no futuro também. Nós amamos todos os nossos jogadores brasileiros e sim, novamente, quanto mais fãs brasileiros se juntarem ao eSports e continuarem aparecendo, melhor.

The King of Fighters XV
Fonte: MeuPS

Falando em “longo hiato”, a SNK parece ter “aberto a porteira” recentemente e decidido reviver diversas franquias. Além do retorno de Fatal Fury, um novo Art of Fighting, IP adormecida há 28 anos, será lançado — ainda sem janela definida. Samurai Shodown, por sua vez, ganhará um RPG de ação, algo nunca visto na série.

Muitas dessas franquias são muito queridas por todos nós da SNK, especialmente pela equipe de desenvolvimento. Então, apenas tentamos trazê-las de volta, certo? É por isso que retornamos com The King of Fighters e Samurai Shodown (2019). Estamos fazendo outro Samurai Shodown, que será um RPG de ação. Estamos trazendo Fatal Fury de volta depois de 26 anos e trabalhando em um novo Art of Fighting… Tudo isso nos leva a grandes jogos.

Então, esperamos apenas pelo seu apoio contínuo. E estou ansioso por muitas coisas realmente legais que acho que os fãs de SNK vão adorar.

O Brasil terá sua bandeira representada em Fatal Fury: City of the Wolves. Marco Rodrigues (agora com “S”, não “Z”) é o personagem predileto de Clark. De acordo com ele, a mudança na nomenclatura do personagem, é uma das medidas tomadas para apoiar a comunidade brasileira.

Pessoalmente, Marco Rodrigues é meu personagem favorito no jogo. Sou um grande fã de [Garou] Mark of the Wolves e meu personagem favorito era Marco Rodriguez. Fiquei muito feliz em vê-lo voltando. É apenas a nossa maneira de mostrar nosso amor por todas as diferentes comunidades que apoiam nossos jogos.

Também estamos tentando garantir uma melhor representação do povo brasileiro no jogo. Por exemplo, Marco Rodrigues agora é chamado de Marco Rodrigues em todas as regiões com esse nome. Também mudamos a grafia de seu sobrenome para “Rodrigues” com S, antes era “Rodriguez” com Z. Assim, o nome dele fica mais correto com a grafia brasileira. Tudo isso é muito importante para nós. Obviamente, o texto está totalmente localizado em português. Então, estamos fazendo o máximo que podemos para garantir que apoiamos a comunidade aqui.

Fatal Fury

Quem provavelmente está feliz com a língua portuguesa no game é Cristiano Ronaldo, um dos maiores jogadores de futebol de todos os tempos. O atleta do Al-Nassr, da Arábia Saudita, anunciou que fará uma colaboração com o game. Ainda não sabemos ao certo do que se trata, mas a SNK comemora o acordo.

Somos muito sortudos e estamos muito felizes com essa notícia. O que podemos dizer no momento é que fechamos um contrato de patrocínio com CR7, Cristiano Ronaldo. E sim, é muito emocionante. Não temos mais nada a dizer no momento, mas o que posso afirmar a todos: por favor, aguardem mais informações no futuro e fiquem ansiosos.

Um ponto forte da SNK são suas colaborações no meio dos videogames. Fatal Fury: City of the Wolves, por exemplo, receberá Chun-Li e Ken, de Street Fighter, da Capcom. Em troca, Terry Bogard e Mai Shiranui vão para SF6.

Para Clark, tais colaborações são parte do “DNA da SNK”. As boas relações com outras empresas permitem esses crossovers, por isso, ele pede apoio ao novo jogo de luta.

Estamos sempre abertos a trabalhar com mais empresas e fazer mais colaborações. Como você viu, tivemos Geese Howard em Tekken 7, tivemos Terry Bogard em muitos, muitos jogos né? Digo, ele está no Street Fighter 6 agora… estava no Super Smash Brothers, no Fighting EX Layer… Sabe, isso é apenas parte do DNA da SNK.

Estamos fazendo muitas colaborações, temos boas relações com muitas dessas empresas. Então, a única coisa que posso dizer, do ponto de vista do marketing, é que se você gosta de collabs, por favor, apoie Fatal Fury: City of the Wolves: quanto mais apoio tivermos, melhor. É muito bom que Chun-Li e Ken estejam no jogo base através do DLC. Todos que compram o jogo ganham a primeira temporada completa de DLC: você compra o jogo, você tem um ano inteiro, com cinco personagens saindo…

Então, por favor, apoie o jogo. Por favor, teste esses personagens. Informe-nos nas redes sociais o quanto você gosta desse crossover. Porque isso vai ser realmente importante, esse feedback.

Terry Bogard de braços abertos em Street Fighter 6

Fatal Fury: City of the Wolves chega em 24 de abril de 2025 ao PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox Series e PC.

[Jogamos] Mai Shiranui brilha em Fatal Fury: City of the Wolves, da SNK

A BGS 2024 infelizmente terminou no domingo (13), mas uma das atrações do evento foi a presença de um estande da SNK. Por lá, a desenvolvedora japonesa trouxe seu aguardado lançamento: Fatal Fury: City of the Wolves. Por lá, tivemos a chance de testar Mai Shiranui, uma das lutadoras do game. Leia a prévia!