Especiais

Opinião: temos que rever as avaliações de jogos de esportes

Está na hora de falarmos sobre isso!

por Thiago Barros
Opinião: temos que rever as avaliações de jogos de esportes

Jogos de esportes estão sempre nas listas de mais vendidos do mundo. Todo ano, Madden, FIFA, NBA 2K e tantos outros ganham novas versões, geram as mesmas discussões sobre sua relevância e vendem mais do que água no deserto. Quem os desenvolve, obviamente, sabe perfeitamente disso.

Mas, nesse ano, algo está chamando a atenção mais do que o normal: a falta de mudanças relevantes nos títulos em relação às versões anteriores das franquias. Não chega a ser uma surpresa, já que esse é, provavelmente, o último ano deles só nessa geração, mas, mesmo assim, tornou-se o ponto principal de quase todas as avaliações dos games por aí.

Até aqui no Meu PS4 mesmo. Falamos disso em Madden NFL 20 e em eFootball PES 2020, por exemplo. E ainda vêm aí os reviews de NBA 2K20 e FIFA 20. E foi justamente lendo um texto sobre o jogo de basquete da 2K Sports que me veio à mente essa necessidade de se rever as avaliações dos jogos de esportes.

1
Madden 2020 não evolui tanto, mas continua sendo um grande jogo.

É claro que queremos ver novidades nos títulos anuais, e as empresas merecem as críticas pela falta de inovação, mas será que isso deve ter um peso tão grande nas notas? No caso que citei, NBA 2K20 recebeu uma nota 70. Mesmo com “horas e horas de diversão com o basquete” e “sem ter encontrado glitches e problemas de performance”.

Se um jogo tem gráficos ótimos, uma jogabilidade excelente e não apresenta problemas técnicos, como ele pode ser nota 70? Claro, NBA 2K20 não é perfeito. Tem lag no online, para quem joga aqui no Brasil, seu ritmo é muito mais acelerado do que a vida real, e o abuso das microtransações é realmente grande.

Mas a justificativa dada para a avaliação ser “tão ruim” não é por isso – e sim porque ele “parece muito similar ao NBA 2K19”. O que é verdade, e novamente, merece receber as justas críticas por isso. Porém, será que isso tem que ser um ponto tão relevante para a gente analisar um jogo?

Jogos de Esportes precisam inovar sempre?

Os jogos de Esportes precisam inovar sempre? E, caso não inovem, não podem ter notas boas? Por exemplo: uma pessoa que nunca jogou NBA 2K ou que acabou de comprar seu console, não pode sentir-se desmotivada de comprar um jogo que está recebendo várias avaliações “ruins” – que são baseadas apenas no fato de ele parece com seu antecessor?

É uma faca de dois gumes, e não podemos fazer um review para quem joga todo ano, o outro para quem acha que jogo de esporte nem é jogo e mais um para quem não jogou títulos anteriores de uma franquia. Por isso, essas observações têm que ser feitas numa matéria só, que deve ser o mais abrangente possível.

NBA 2K20
NBA 2K20

Não podemos dizer que NBA 2K20 é um jogo ruim – que, basicamente, é o que diz uma nota 70. Não, ele não é. É, pelo menos, um 80. Temos que levar em consideração, sim, essa falta de inovação. Mas também temos que pensar em quem não teve o NBA 2K19 para comparar. Em quem só quer o novo jogo do ano. Em quem entende o momento.

Por isso, acredito que nós temos que rever as avaliações de jogos de esportes. Vou tentar fazer minha parte com os reviews de NBA 2K20 e FIFA 20. Espero não cair mais uma vez nessa armadilha do “não inovou”. Afinal, o que mais importa é bola na cesta – ou na rede.