Especiais

Retrospectiva 2016: os anúncios de jogos que marcaram o ano

por Thiago Barros
Retrospectiva 2016: os anúncios de jogos que marcaram o ano

O ano de 2016 foi marcado por muitas novidades na divisão PlayStation da Sony. Muitos bons jogos, como Uncharted 4, chegaram ao PlayStation 4, novas versões do console, Slim e Pro, foram lançadas, o PlayStation VR foi disponibilizado. Mas os últimos 12 meses também foram marcados por grandes anúncios do que está por vir para os sonystas.

A E3 2016 e a PlayStation Experience 2016 foram os pontos altos do ano. E os seus principais anúncios foram confirmando os retornos de séries que fizeram sucesso em consoles antigos da marca e chegarão em breve ao PlayStation 4. A expectativa é grande para 2017 e 2018, e você vai entender o motivo disso quando relembrar os games anunciados neste ano.

God of War

Alguns dias antes da E3 2016, veio o rumor: um novo God of War seria anunciado. Mas ainda não havia confirmação – e muita gente duvidava até da presença de Kratos, após o seu final enigmático em God of War 3. 

Então quando ele apareceu, mais velho e guiando uma criança no primeiro trailer do novo game, o êxtase tomou conta. O jogo será na mitologia nórdica e deverá ser lançado entre o fim do ano que vem e o meio de 2018.

The Last of Us Part II

Outra franquia que gerava expectativa por uma sequência após um final enigmático era The Last of Us – que teve seu primeiro e único capítulo em 2013. E, sim, Ellie e Joel vão voltar! Com esse anúncio, a Sony fechou com chave de ouro sua grande PlayStation Experience.

E o emocionante trailer já começou a gerar discussões. Apesar de alguns detalhes já terem sido revelados pelos produtores, o plot do game segue sob sete chaves. Será que Joel está vivo? De que Ellie tem tanta raiva? Só devemos descobrir em meados de 2018 ou, talvez, em 2019.

Red Dead Redemption 2

Quando a Rockstar trocou suas fotos de perfil nas redes sociais para sua logo em preto com um fundo vermelho, a Internet quase quebrou; e a expectativa virou realidade: Red Dead Redemption 2 foi anunciado.

Pouco depois veio o trailer, e já criou-se uma ansiedade pelo que está por vir. Sequência de uma épica aventura, RDR 2 é um dos games mais esperados do ano que vem. Seu lançamento já foi confirmado para o terceiro trimestre de 2017.

Death Stranding 

Mas nenhum anúncio em 2017 surpreendeu mais do que Death Stranding. Uma bomba no meio da E3 2016, logo depois de Hideo Kojima deixar a Konami. E o que dizer do segundo trailer do jogo, no The Game Awards?

Com elenco estrelado por nomes famosos de Hollywood, como Norman Reedus, Guillermo del Toro e Mads Mikkelsen, o jogo só deve chegar em 2018. Mesmo assim, os fãs já criaram uma série de teorias para tentar desvendar o misterioso mundo da nova aventura de Kojima.

Resident Evil 7

Especulado desde 2015, o novo capítulo de Resident Evil, enfim, foi confirmado na E3 2016. E como grande game do PlayStation VR. Os fãs questionaram a jogabilidade em primeira pessoa, mas depois das demos liberadas nos últimos meses, a impressão foi muito positiva.

A Capcom já liberou vários vídeos do game, que você pode conferir aqui, e ele vai chegar logo em janeiro de 2017. Ao contrário da maioria dos outros games da lista, ele já tem data certa de lançamento, o que garante muitos sustos no começo do ano que vem.

Uncharted: The Lost Legacy

Outra surpresa da PlayStation Experience 2016, Uncharted: The Lost Legacy será o primeiro jogo da franquia sem Nathan Drake como protagonista. Chloe será a personagem principal do game, que será uma expansão standalone de Uncharted 4.

Ou seja, é mais ou menos como Left Behind, de The Last Of Us. Porém, maior, segundo seus produtores. O legal deste anúncio é que ele foi uma grande novidade mesmo. Não havia certos rumores e ninguém esperava um “novo Uncharted” após o fim do último.

Marvel vs Capcom: Infinite

A luta entre personagens de Marvel e Capcom, enfim, chegará ao PlayStation 4, provavelmente em 2017. O anúncio foi feito na PlayStation Experience 2016 e não chegou a ser uma surpresa, pois havia muitas especulações sobre o game.

Quando o primeiro gameplay apareceu, então, a expectativa ficou ainda maior para os fãs deste clássico dos fliperamas e de consoles anteriores do PlayStation. Os lindos gráficos chamam a atenção nas imagens. O jogo deve chegar já no ano que vem.

Crash Bandicoot N. Sane Trilogy

Crash Bandicoot, Crash Bandicoot 2 e Crash Bandicoot 3 juntos e repaginados, com gráficos atuais, em uma coletânea? Sim, por favor! A Sony atendeu aos pedidos de muitos fãs da old school e trouxe de volta o seu mascote dos tempos de PlayStation 1.

Ainda não há qualquer data precisa de lançamento, mas a remasterização chegará em algum momento de 2017. O pacote se chama Crash Bandicoot N.Sane Trilogy e promete fazer muito sucesso no PlayStation 4.

Days Gone

Um novo exclusivo de sobrevivência contra zumbis, mas bem diferente de The Last of Us, de acordo com seus produtores. Days Gone foi uma das surpresas da E3 2016 e agradou a quem assistiu ao trailer e seu gameplay.

Ele está sendo produzido pela Bend Studio, que foi a responsável por Uncharted: Golden Abyss no PS Vita. Seu lançamento deve ocorrer também em 2017, mas nada certo. Se ele for mesmo algo como um misto de The Last of Us e Dying Light, vai agradar.