[Prévia] Little Nightmares 3 mantém essência e traz nova forma de se jogar
Essência da série está intacta, mas com ótima adição do cooperativo online
Além dos sustos que levamos com a simulação de terremoto, outra coisa que nos amedrontou – só um pouquinho, vai – foi Little Nightmares 3.
A convite da Bandai Namco, fomos até o México e pudemos experimentar cerca de 30 minutos do game. Apesar do pouco tempo, ele deixou impressões bem positivas.
Pesadelinhos em outra casa
Os dois Little Nightmare anteriores foram criados pela Tarsier Studios, com suporte da Supermassive Games. Já o terceiro capítulo é inteiramente desenvolvido pelo estúdio de Until Dawn, House of Ashes, The Quarry e muitos outros.
Então havia uma certa apreensão em relação às características da série, se seriam mantidas ou alteradas. E, pelo pouco que vimos, o coração está intacto.
O jogo mantém a mesma atmosfera sombria e misteriosa dos anteriores, oferecendo uma experiência narrativa com base em quebra-cabeças, plataforma e stealth, mas com uma adição bem importante: o cooperativo.
Little Nightmares 3 permite que toda a campanha seja experimentada em dupla, através de co-op online. A boa notícia é que apenas um jogador precisa ter uma cópia do game, o segundo recebe um convite e consegue entrar na partida através de um aplicativo “cliente”. Algo muito parecido com o que foi visto em It Takes Two. A má notícia é que o co-op é só online. Não há opção local.
No caso de uma partida single-player, o segundo personagem é controlado pela IA.
Sim, assim como no segundo, neste terceiro capítulo serão dois personagens principais, Low e Alone. Enquanto Low carrega um arco e flecha, Alone usa uma ferramenta no estilo “chave de roda” , ambos itens são essenciais para o progresso.
O objetivo do jogo é simples: os amigos estão presos dentro da Espiral, um conjunto de lugares absolutamente assustadores, com criaturas bizarras e precisam trabalhar em conjunto para vencer os desafios, enfrentando quebra-cabeças ambientais.
No começo da partida, tudo parece bem familiar: dois personagens na tela, empurrar coisas, passar por passagens pequenas, se pendurar, olhar o cenário para tentar entender onde está o mistério…enfim.
Mas, com poucos minutos, você já percebe que a adição de amigo controlado por um segundo jogador real muda completamente a experiência. Primeiro porque é mais divertido jogar com os amigos, e depois porque é preciso muita coordenação para avançar.
Enquanto Low é capaz de disparar flechas que desativam interruptores de energia, Alone usa sua chave para girar manivelas e abrir passagens. Além de coordenação, é necessário muita comunicação para entender como os quebra-cabeças são resolvidos.
Em dado momento, estávamos eu e meu colega de jogatina, quando nosso inimigo era uma senhora com vários braços, e ela se movia de um lado para outro em intervalos de tempos.
Rapidamente identificamos que nosso objetivo era nos escondermos debaixo da sua mesa e, quando ela fosse para o canto, escalarmos umas gavetas próximas.
A teoria é simples, na prática repetimos várias vezes. Nos faltava coordenação para executarmos as corridas e escalada juntos. Foi um momento muito divertido e que, ao que parece, se repetirá ao longo de todo o jogo.
E não seria Little Nightmares se não houvesse cenários muito bonitos e pra lá de assustadores, com personagens super esquisitos e…chapéus para encontrar.
O universo continua a ser uma combinação única de horror e surrealismo, com cenários que distorcem elementos familiares e criam uma sensação constante de desconforto. O que estará na próxima sala? Quais outras criaturas horrendas eu vou me deparar? O que são estes corpos pendurados?
Foram apenas 30 minutos, mas o suficiente para nos deixar muito animados para o que está por vir em 2025. Quem sabe uma demo não chega antes!? Com sua atmosfera de pesadelo, narrativa visual e mecânicas de cooperação, Little Nightmares 3 tem tudo para ser mais um sucesso e uma evolução interessante da franquia.
Após um recente adiamento, o lançamento deve acontecer em algum momento de 2025 para todas as plataformas e PC.