Tutoriais

Porque os insetos gostam tanto do PlayStation 4 e como evitá-los

Imagina seu PS4 infestado de insetos? Urgh!

por Tatiane Inês
Porque os insetos gostam tanto do PlayStation 4 e como evitá-los

Nos últimos dias temos acompanhado histórias de PlayStation 4 que acabaram atacados por insetos. Uma das mais famosas foi repercutida pelo site Kotaku onde a fonte de energia de um console foi literalmente infestada por baratas.

Além de insetos, lagartos e até mesmo cobras, já foram encontrados dentro de diversos outros tipos de equipamentos eletrônicos. Mas, qual a razão para que eles se infiltrem nestes locais? Quais as consequências que isto pode trazer? E o mais importante: como evitá-los?

Vamos tentar explicar porque os insetos gostam tanto do PS4 (e de outros equipamentos eletrônicos) e como evitá-los.

Quentinho e seguro

Basicamente, insetos gostam de se abrigar em equipamentos eletrônicos pelo simples fato destes serem fontes de calor, principalmente em regiões mais frias ou mesmo em épocas como outono-inverno.

Quase todo equipamento eletrônico emana calor – fruto da passagem de corrente elétrica. Assim, os pequenos bichinhos acabam se alastrando em meio as fendas em busca destes núcleos de aquecimento.

Outra razão comum são os próprios locais em si: fechados e seguros, principalmente para algumas espécies de formigas, capazes de fazer ninhos em ambientes mais rudimentares.

E o PlayStation 4 de um jogador frequente é um local praticamente perfeito, pois oferece calor, possui pequenas fendas e locais ideais para um puxadinho. Quase um convite para construção de um lar seguro e feliz, talvez até uma comunidade…

Inofensivos? Não mesmo!

Alguns podem até pensar que formigas ou mesmo baratas não podem causar grandes problemas. Enganam-se!

Além da sujeira que eles arrastam para dentro do equipamento, alguns podem até “comer” alguns componentes. Isso mesmo! Eles podem comprometer circuitos de uma placa com o passar do tempo.

E não é só isto. Por se tratar de pequenas trilhas próximas umas das outras, os insetos podem acabar provocando curto circuitos tanto nas placas de circuito impresso quanto na fonte, gerando, em alguns casos, danos irreparáveis.

O que devo fazer?

Para evitar problemas sérios com esses bichinhos indesejáveis há uma série de precauções que podem ser tomadas:

  • Evite deixar os equipamentos ligados na tomada constantemente; sem fonte de calor constante, o aparelho não será uma morada atrativa;
  • Mantenha o local dos equipamentos sempre limpos e livres de restos de alimentos próximos que possam atrair os bichos;
  • Coloque alguns cravos-da-índia (aquele do famoso docinho “beijinho”) em alguns saquinhos de TNT e deixe próximo aos equipamentos. O cheiro deles são bem desagradáveis para formigas;
  • Evite deixar o console em próximos ao chão, assim, insetos como baratas, terão mais trabalho para usá-los como hospedagem;
  • Em casos mais graves de infestações nas residências, consulte um serviço de dedetização.

Mas, acho que meu console já está infestado, e agora?

O mais indicado é procurar uma assistência para que eles possam avaliar a gravidade da situação. Não recomendamos a realização deste procedimento em casa, uma vez que os componentes são muito sensíveis e devem ser manuseados de maneira adequada.

Além disso, cabe destacar os processos de garantia dos aparelhos. Quando abertos por pessoas não autorizadas oficialmente, perde-se os direitos, caso estes estejam em vigência.

E você, quais precauções toma para que seu console ou mesmo outros equipamentos não sejam atacados por insetos? Já teve algum problema parecido? Comente conosco!