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PlayStation Experience reúne fãs, mas tem poucas novidades

Foi um evento bem diferente.

por Thiago Barros
PlayStation Experience reúne fãs, mas tem poucas novidades

Anaheim (CA) – A apenas alguns metros das milhares de crianças e famílias assistindo ao espetáculo de luzes e fogos da Disneyland, um monte de marmanjo formou fila e se aglomerou no que parecia ser um parque de diversões. Mas não tinha Mickey, Minnie e Pateta. Na decoração, Kratos, Aloy, Homem-Aranha. Ao invés das tradicionais orelhinhas do ratinho mais famoso do mundo, camisas, casacos e bonés com Quadrado, Triângulo, Bola e X – os símbolos mais conhecidos dos games.

Era a primeira noite da PlayStation Experience 2017, em Anaheim, Califórnia. Um evento para celebrar a comunidade PlayStation, tão fiel e engajada que é capaz de esgotar ingressos para um festival exclusivo do console em um final de semana. De ficar horas na fila para conseguir uma vaga na apresentação de abertura – que tem assentos limitados e onde os lugares só são garantidos para mídia e convidados. De baixar um app no celular para agendar testes de jogos e autógrafos.

E, claro, o Meu PS4 participou desse momento. Como o único veículo brasileiro presente à festa. Abaixo, você confere como foi – e não deixe de acompanhar nosso perfil no Instagram (@meups4_oficial) para curtir tudo em tempo real.

Cada vez mais realidade virtual

Shawn Layden, presidente da PlayStation Worldwide Studios, foi quem fez as honras da casa. Tudo, claro, começou com um daqueles trailers pra aumentar ainda mais o hype para jogos que ainda estão por vir, como The Last of Us Part II, God of War e Days Gone, mas também para relembrar grandes momentos de 2017, como Horizon Zero Dawn, Persona 5 (extremamente aplaudido pela plateia) e Uncharted: Lost Legacy.

Ao lado de Shawn, Sid Shuman, responsável pelas redes sociais da PlayStation. Em uma rápida resenha, os dois relembraram os grandes momentos do ano, citando os principais lançamentos, anúncios e eventos da PlayStation, mas prometeram um 2018 também muito forte para os fãs. Depois, apresentaram a programação de paineis para a PlayStation Experience e o que será demonstrado nos próximos dias. Segundo Sid, “o maior show que já fizemos”.

Firewall Zero Hour, um FPS tático, com combate 4×4, no estilo Rainbow Six Siege, mas para o PlayStation VR e com possibilidade de controle pelo VR Aim, foi o primeiro anúncio da noite. E estará disponível na PSX. Assim como uma experiência de realidade virtual baseada em The Last Guardian, grátis, que será lançada logo no dia 12 de dezembro, como “um presente de Natal”, segundo Layden. E, para fechar, o surpreendente e incrível Wipeout VR, previsto para 2018.

Seleção

Mas, para não começar a dar todos os spoilers de 2018, um dos grandes responsáveis pelo principal jogo da Sony em 2017 foi convidado ao palco. Herman Hulst, da Guerilla Games, falou um pouquinho sobre Horizon Zero Dawn e elegeu “o feedback do público” como a grande recompensa do seu ano. Ele destacou ainda como Aloy se tornou uma grande protagonista para a comunidade e agradeceu pelo carinho e a afirmação do modo single-player no mercado.

Pouco depois, se juntou a eles Cory Barlog, da Santa Monica Studios. Simplesmente o responsável por God of War. Ele afirmou que a equipe está “na fase final” do projeto, mas desconversou quando uma pessoa na plateia gritou “22 de março”, suposta data de lançamento do jogo vazada nos últimos dias. “Adoraria dizer quando, mas meu cachorro comeu a data de lançamento”, brincou. Em uma informação séria e relevante contada, porém, disse que o game durará de 25 a 35 horas.

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A data do God of War, infelizmente não veio.

Depois foi a vez de Siobhan Reddy, da Media Molecule, subir ao palco para falar de Dreams. O jogo, que parecia um pouco esquecido, voltou a ser muito destacado recentemente. Um trailer no The Game Awards, um painel na PSX e agora essa aparição. Reddy contou pequenos detalhes do enredo e disse que “não vê a hora de ter o jogo pronto para todos”, com uma experiência bem diferente e difícil até de descrever. “É absolutamente incrível”, afirmou ela, que confirmou o jogo em 2018.

Guillaume de Fondaumiere, Co-CEO da Quantic Dream, foi o quarto a subir ao palco. Para falar de Detroit: Become Human, um dos games mais esperados de 2018. Ele falou que haverá missões com Kara, Connor e Marcus, três androides cujas histórias dependerão das decisões do usuário. “É um inferno”, brincou. Para interagir com a galera, propos um jogo: todos gritarem na hora de tomada de cada decisão. Foi divertido – e tenso pela cena. E confirmou ainda o jogo pro meio de 2018.

Kojimão da massa!

Após muito papo, enfim, jogos. O bem humorado Donut County foi revelado, com diálogos engraçados e gráficos cartunescos. Logo depois, uma viagem psicodélica no PlayStation VR, contando as aventuras de dois golfinhos (?!), Jupiter e Marte. Para delírio dos presentes, um novo jogo de luta com jeitão de anime também fez uma aparição: Blazblue Cross Tag Battle. E, da Bandai, com Unreal Engine, foi confirmado Soul Calibur VI, também para 2018.

E não parou por aí. Da Capcom, um novo trailer, com diversas cenas de gameplay e cutscenes, do aguardado Monster Hunter World. Foi o vídeo com mais conteúdo do jogo até agora. Inclusive, com direito a um cross com Mega Man em oito bits que arrancou aplsusos do público. Andrew House e Mark Cerny, então foram mais dois convidados a integrar o palco recheado de estrelas da apresentação da Sony, para elogiar o momento atual da PlayStation.

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Kojima esteve presente.

Aí ouvimos: “Era uma vez uma explosão”. Isso mesmo, o trailer de Death Stranding, exibido na quinta-feira no The Game Awards, apareceu novamente – com o bebê assustador e tudo. A gente viu de novo, mas não entendeu muito mesmo assim. Só que aí o homem apareceu. Hideo Kojima, com direito a um negocinho estranho que vemos no trailer identificando aqueles monstros mais estranhos ainda. Cerny brincou: “O trailer é estranho, mas faz sentido depois de jogar um tempo”.

Kojima-San confirmou que o trailer foi todo rodado em tempo real no PlayStation 4 Pro. E afirmou que a parte que o personagem de Norman Reedus está na água é totalmente jogável. Como? Ninguém sabe… Eles ainda conversaram sobre momentos que viveram juntos, o apoio da Sony à Kojima Productions e deram um salve pra engine Decima, feita em parceria com a Guerilla. Assuntos já bem explorados, inclusive.

Para fechar, a camisa que Layden estava vestindo tinha uma surpresa guardada: um remake em 4K de Medievil, mais um dos jogos clássicos que ele disse que sempre quis trazer novamente. E foi só isso mesmo. Nada de novidades sobre Ghost of Tshushima, Homem-Aranha, God of War, Days Gone ou The Last of Us Part II. Nem uma confirmação esperada da data de lançamento da nova aventura de Kratos foi anunciada.