Especiais

Ordem cronológica de Yakuza: qual você deve jogar primeiro?

Toda a franquia Yakuza chegará ao PS Plus até o fim do ano; alguns dos jogos já se encontram disponíveis

por Jean Azevedo
Ordem cronológica de Yakuza: qual você deve jogar primeiro?

A ordem cronológica de Yakuza, franquia de jogos da SEGA, não é nada confusa, mas é bom saber como proceder para extrair o máximo da narrativa. Com diversos jogos da série chegando ao PS Plus, nada melhor que se situar para conhecer um novo universo no mundo dos games, certo?

A Sony fez uma publicação no PS Blog apresentando as principais melhorias de cada uma das obras. Abaixo, você encontrará uma breve explicação para cada uma das histórias. 

Ordem Cronológica de Yakuza
(Fonte: PS Blog)

A ordem cronológica de Yakuza

Yakuza (ou Yakuza Kiwami)

Surpreendendo um total de zero pessoas, a ordem cronológica de Yakuza começa no primeiro jogo. Aqui, os jogadores conhecem a história de Kazuma Kiryu, subchefe da organização, e são apresentados ao gameplay característico da franquia — que passou por pequenas mudanças no remake.

Yakuza foi um início empolgante para a nova série, sem dúvida deixando uma marca nos sortudos que a jogam. O jogo deixou um legado tão duradouro que recebeu um remake completo para PS4 chamado Yakuza Kiwami em 2016.

Yakuza 0

Esse é o prequel da série, onde os fãs conhecerão mais detalhes sobre o passado de diversos personagens de Yakuza. Mas por qual motivo ele está posicionado após o primeiro jogo? Simples. Tem personagens que você precisa conhecer antes para entender melhor a história.

Yakuza 0 é um prequel que se passa no boom econômico japonês dos anos 1980 e marca um novo começo que leva a história de volta ao básico. Você controla o estoico e confiável Kiryu e seu sempre imprevisível antagonista, Goro Majima, que são pegos em um conflito entre facções rivais para tomar o controle de uma área chamada “Terreno Vazio”.

Yakuza 2 (ou Yakuza Kiwami 2)

Dessa vez, o enredo toma proporções épicas e envolve uma guerra entre os clãs da Yakuza. Duas cidades ficam disponíveis para os jogadores explorarem, e Kiryu retorna com diversos truques na manga — com direito a NPCs para ajudar na pancadaria.

A violência é a estrela do show, com combate mais aprofundado em comparação ao primeiro. As lutas são mais envolventes, graças a parceiros de I.A., NPCs compartilhando armas, maior variedade de combos, itens pegáveis fora do solo e ataques mais poderosos.

Yakuza 3 (ou Yakuza 3 Remasterizado)

O estilo sandbox da série Yakuza foi estabelecido no terceiro jogo da franquia. A grande novidade ficou para os modelos dos personagens feitos com escaneamento de cabeça e rosto da Cyberware.

Outros novos recursos, como transições naturais para batalhas durante o jogo, as “Revelations”, hilárias atividades secundárias inspiradas na fotografia, e um modo primeira-pessoa, trouxeram originalidade a essa experiência avançada. Yakuza 3 também inovou disponibilizando downloads, tornando um jogo já rico em recursos maior ainda.

Yakuza 4 (ou Yakuza 4 Remasterizado)

Com quatro protagonistas (Masayoshi Tanimura, Shun Akiyama, Taiga Saejima e Kazuma Kiryu), a palavra-chave desse game foi exploração. O quarteto cumpria suas missões de forma separada e com isso, a narrativa ficou complexa, mas se unificava de maneira espetacular.

Cada personagem é jogado de forma diferente, com seu próprio estilo de combate e seus próprios objetivos. E, como se tornaria tradição na série, Yakuza 4 também deu a seu elenco minijogos especiais de karaokê e namoro.

Yakuza 5 (ou Yakuza 5 Remasterizado)

Cinco cidades podem ser exploradas em Yakuza 5, que além de Tóquio, tinha Osaka, Nagoya, Fukuoka e Sapporo. No quinto jogo da franquia, um quinto personagem foi adicionado à narrativa. Para os mais familiarizados, o meme “Baka Mitai” saiu daqui.

Yakuza 6 The Song of Life

O desfecho da saga de Kiryu veio logo após o lançamento de Yakuza 0. Com visual aprimorado graças à engine Dragon, os jogadores exploram Kamurocho e Onomichi. Segundo a publicação no PS Blog, as novas mecânicas e a narrativa “garantiram uma conclusão explosiva para o último capítulo de Kiryu”.  

Yakuza: Like a Dragon

Seguindo a ordem cronológica de Yakuza, esse não teria problema algum em ser jogado primeiro que os demais. Ichiban Kasuga, novo protagonista da série, assumiu um assassinato que não cometeu para provar a lealdade ao clã. Após ser traído pela antiga família, ele busca vingança contra quem o mandou para a cadeia.

Seguindo o amor do protagonista pela quest do dragão, Like a Dragon emprega combate de JRPG com estratégia por turnos pela primeira vez na série. Curiosamente, essa ideia veio de uma piada de primeiro de abril em 2019, mas funcionou para tornar este título incrivelmente único. Essa mudança radical faz desse jogo um ótimo ponto de entrada para o mundo de Yakuza, e hoje ele é considerado um dos melhores da franquia.

No PS Plus, Yakuza 0 (Extra), Yakuza Kiwami (Extra), Yakuza Kiwami 2 (Extra) e Yakuza: Like a Dragon (Essential) já estão disponíveis. Os demais jogos chegarão até o final de 2022.