Conceito de fantasia medieval torna Metaphor: ReFantazio muito diferente de Persona
Diretor Katsura Hashino detalha conceito do jogo, mecânicas de Arquétipos e nova abordagem
Metaphor: ReFantazio, jogo que conta com a equipe criativa por trás de Persona 3, 4 e 5, traz uma abordagem moderna ao gênero de fantasia. O aguardado lançamento levará os jogadores para o mundo inédito de Euchronia, onde a disputa pelo trono terá muitas implicações.
Em entrevista exclusiva ao MeuPlayStation, o diretor Katsura Hashino compartilhou detalhes sobre o desenvolvimento do jogo e a transição da franquia Persona para um novo universo. Segundo ele, o título terá um amplo foco na “fantasia” e apostará em uma história que se desvie dos dramas atuais.
Apesar disso, Hashino exaltou a experiência adquirida com a franquia adolescente de JRPG, destacando o reaproveitamento de alguns elementos. Entre eles estão o sistema de calendário, decisões estratégicas no combate e a sensação de uma história contada dia a dia.
Outra novidade fica por conta das dinâmicas de batalha. Em Metaphor: ReFantazio, há inspirações de clássicos de mangá shonen, com golpes mais rápidos e dinâmicos em vez do ritmo mais cadenciado. Essas mecânicas também ocorrerão fora da batalha, com algumas adaptações de ação em tempo real.
Arquétipos em Metaphor: ReFantazio serão manifestações individuais
Enquanto as Personas são manifestações do mundo, os Arquétipos serão a relação de poder entre a popular franquia e Metaphor: ReFantazio. Porém, de acordo com Hashino, elas serão “manifestações pessoais” e refletirão à medida que as ansiedades e medos se externalizam.
Esse recurso, relacionado a cada um dos personagens da equipe, faz referência ao mundo real como a “vontade interna” dos humanos. No game, elas oferecerão uma força inestimável que poderá ser percebida especialmente em batalhas mais canônicas (como as lutas de chefes) e garantirá novas camadas de estratégia.
Ao todo, Metaphor: ReFantazio terá sete personagens aliados, estreando um protagonista com dublagem completa e fundo narrativo. Assim como em Persona e Shin Megami Tensei, as equipes poderão ser compostas por até quatro indivíduos.
Interface estilosa do game retrata estilo medieval
Tivemos a oportunidade de perguntar a Katsura Hashino sobre a interface do game, que vem sendo bastante elogiada. Esse elemento, inclusive, foi assunto de uma declaração recente — e de considerações positivas — de Yoko Taro, lendário designer de jogos japonês conhecido pela série NieR.
Segundo o diretor, a interface visual do game foi projetada não apenas para melhorar a experiência dos jogadores, mas para reforçar o conceito de “fantasia medieval”. Menus e textos possuem um design rústico, indicando referências a brasões, cenários antigos e traços mais estilizados. Dessa forma, ele espera que os fãs possam passar mais tempo de qualidade nas telas de configurações.
Não espere múltiplos finais para o game
Enquanto Shin Megami Tensei V: Vengeance chega a ter seis finais alternativos, Metaphor: ReFantazio será concentrado em uma única história. Haverá um sistema de laços que pode ser explorado livremente pelos jogadores, mas a trama seguirá uma linha coesa de eventos, levando todos para um mesmo fim.
Nós consideramos cuidadosamente nossa abordagem do final. Percebemos que, para contar a história que nós queríamos neste novo mundo, apenas um final seria o ideal. Mas espero que todos joguem o game inteiro para descobrir o que ele tem a oferecer.
Com lançamento previsto para 11 de outubro de 2024, Metaphor: ReFantazio estará disponível para PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series e PC.
Interessado no PS5 Pro?
Você certamente viu que a pré-venda do PS5 Pro começou e, claro, as quantidades para o Brasil serão bastante limitadas, até por razão do preço.
Nós estamos em contato com os nossos parceiros varejistas com o objetivo de atenuar um pouco essa situação e, caso você tenha interesse em saber mais sobre descontos, promoções ou mesmo quando PS5 Pro estiver disponível por aqui, entre neste grupo — vagas limitadas. Por lá, daremos alertas imediatos!