Especial em Parceria

Marvel’s Iron Man VR: a experiência definitiva do personagem nos games

Depois de alguns títulos e muitas aparições, Iron Man ganha seu jogo mais completo até hoje

por Redação
Marvel's Iron Man VR: a experiência definitiva do personagem nos games

Você já ouviu falar em Iron Man and X-O Manowar in Heavy Metal? Lançado em 1996 para PlayStation, Sega Saturn, Game Boy, Game Gear e DOS, o título foi o primeiro do personagem nos videogames. Hoje, 24 anos depois, estamos em uma nova era, com Marvel’s Iron Man VR já disponível e capaz de tornar a experiência de ser o herói muito mais impactante e imersiva.

Nesse especial, o MeuPlayStation relembra a trajetória do Iron Man nos jogos eletrônicos, dividindo essa história de tantos anos em dois estilos: os títulos protagonizados pelo personagem e aqueles nos quais ele realiza participações.

Iron Man Coadjuvante

Marvel Super Heroes, de 1995, teve a primeira aparição do Iron Man; um título de luta, que também contou com Hulk, Homem Aranha, Capitão América e Wolverine. No ano seguinte, veio Marvel Super Heroes: War of the Gems no Super Nintendo, um beat’em up com os mesmos lutadores desse seu antecessor.

1

Um detalhe curioso é que o Iron Man demorou a ser incluído na série de jogos de luta com crossovers da Marvel com outras franquias – tipo Marvel vs Street Fighter (1997) e Marvel vs Capcom (1998). Ele só apareceu em Marvel vs Capcom 2: New Age of Heroes (2000). Depois, claro, voltou no 3 (2011), no Ultimate 3 (2011) e no Infinite (2017).

Além dos títulos da Capcom, o super-herói brilhou também em Marvel: Ultimate Alliance. A série, publicada pela Activision, começou no ano de 2006, e teve sequências em 2009 e 2019. Em todas, o Iron Man foi um dos integrantes do elenco de personagens. Marvel Super Hero Squad: Comic Combat e o jogo do filme do Hulk, The Incredible Hulk, foram outras aparições relevantes.

Spider-Man Maximum Carnage (1994), X-Men Legends II (2005), Marvel Nemesis: Rise of the Imperfects (2005) e até um curioso Tony Hawk’s Underground (2003) são outros games que tiveram ele como personagem secreto ou coadjuvante.

Iron Man Protagonista

Conforme dito anteriormente, Iron Man and X-O Manowar in Heavy Metal foi o primeiro título que teve Tony Stark como protagonista. Ele dividia os holofotes com outro herói, X-O Manowar, mas era seu próprio game. Agora, com foco só nele mesmo, a estreia foi em 2002, em The Invincible Iron Man, de Game Boy Advance.

Houve, então, um hiato de seis anos até que o Iron Man estrelasse um novo jogo – dessa vez, nos consoles de mesa, inspirado no primeiro filme da mais recente trilogia, que tinha Robert Downey Jr interpretando Tony Stark. Feito pela SEGA, saiu para diversos consoles e teve a participação do famoso ator de Hollywood. Depois, vieram Iron Man 2 (2010) e Iron Man 3 (2013), seguindo o mesmo caminho.

Foram três jogos em terceira pessoa, de aventura, seguindo o roteiro dos filmes. Desde então, ficou a expectativa nos fãs de uma nova obra, mais imersiva e original, sobre o Iron Man. Pois bem, a hora é agora.

Marvel’s Iron Man VR

O anúncio foi feito no primeiro State of Play da Sony, em março de 2019, e pegou a todos de surpresa. Ninguém esperava algo assim, e a hype foi às alturas. O trailer de revelação foi incrível e demonstrou quanto a tecnologia de realidade virtual poderia transformar a experiência de se tornar o Iron Man nos games.

Desenvolvido pela Camouflaj e publicado pela Sony Interactive Entertainment, o jogo apresenta um novo traje do Iron Man, projetado por Adi Granov, e coloca o jogador em uma imersão jamais vista na história do personagem. Cabe a você assumir o papel que antes era de Tony Stark para salvar o mundo!

Movimentos incríveis, combates eletrizantes e o uso da tecnologia de ponta do PlayStation VR farão com que Marvel’s Iron Man VR seja a experiência definitiva do Iron Man nos jogos eletrônicos. Fique ligado no MeuPS para mais informações sobre o título.