Especiais

Inovar e Arriscar x Retorno Garantido

por Charles Paim
Inovar e Arriscar x Retorno Garantido

Quem está inserido no mundo dos games desde a era 8 bits (leia-se Nintendinho e Master System), com certeza deve se lembrar com saudades desta época áurea. Não que atualmente não tenhamos jogos espetaculares e memoráveis, mas acredito que quando tínhamos consoles que não se conectavam online (ou seja, sem a possibilidade de serem lançados patches de correção) davam uma carga de responsabilidade muito maior à equipe de desenvolvedores e tínhamos produtos muito mais polidos e refinados.

Super Mario

Uma realidade bastante preocupante é que atualmente temos jogos que muitas vezes custam mais caro que uma super produção de Hollywood, mas que não tem a alma dos jogos de antigamente. O engraçado era que os primeiros jogos tinham equipes pequeninas e jogos fantásticos eram produzidos a partir destas mentes brilhantes.

Hoje em dia, a realidade é bastante diferente: equipes com centenas de pessoas, até divididas em países diferentes, sob a pressão de criar e desenvolver um jogo vendável no qual são investidos muitos milhões de dólares. Proporcionalmente, na geração atual, estes tipos de jogos são lançados em uma quantidade muito mais reduzida.

GTA V

E quais são os principais efeitos colaterais disso ? O primeiro, é a falta de inovação. Será que nos tempos atuais, teríamos a chance de conhecer um ouriço azul de botas vermelhas e que corre com uma super velocidade ? Ou um encanador que atira fogo pelo dedos, veste uma capa e voa como um super homem e pisa em cogumelos ? Alguém aqui se lembra qual foi a última vez que tivemos um mascote carísmático ? Arrisco dizer que o último foi o Sonic (criado justamente em um momento que a SEGA inovou no intuito de bater de frente com a rival Nintendo). Sinceramente, acho que um mascote representativo e carismático faria muito bem para a Sony e para nós, felizes donos de um PlayStation 4. Quem sabe um dia, alguém não pensa com carinho nesta possibilidade 🙂

Mario x Sonic

O segundo efeito colateral é o medo de arriscar. Se este efeito lhe fez lembrar das famosas franquias, você acertou em cheio. As franquias são uma clara amostra que as grandes produtoras não querem trocar o certo pelo duvidoso, algo que na prática nem sempre se mostra tão certo, visto que muitas destas continuações não atingem o sucesso esperado. Tem gente que até hoje espera por uma terceira franquia de futebol…

Pro Evolutions - FIFA

Todo o poder do hardware e recursos que o PlayStation 4 traz é um prato cheio para toda esta inovação que esperamos para a atual geração. Franquias, remakes e relançamentos são apenas uma fatia da pizza e não é o suficiente para nos considerarmos plenamente satisfeito. Merecemos muito mais do que isso e as possibilidades continuam infinitas como sempre foram.

Charles, escritor deste artigo, é especialista em PES! Dá uma olhada no site do cara e saiba tudo sobre os jogos da série!

Receba as novidades do meuPS no email

Nós não enviamos spam :)

Ao clicar em receber novidades você concorda com nossos termos de uso e política de privacidade. Você pode optar por parar de receber os emails a qualquer momento.