Guias

Horizon Zero Dawn: guia fundamental para iniciantes

por Daniel dos Reis
Horizon Zero Dawn: guia fundamental para iniciantes

Horizon: Zero Dawn está nas prateleiras e muitos jogadores já estão desfrutando da incrível obra desenvolvida pela Guerrilla Games. O game vem conquistando elogios mundo afora, recebendo inclusive nota máxima em nossa análise que você pode conferir clicando aqui.

O título conta com um vasto mundo aberto, variedade de ambientes e inimigos muito poderosos, alguns realmente complicados de enfrentar.

Para que você não se sinta um pouco confundo no início da aventura e passe por dificuldades. Elaboramos hoje um pequeno guia com dicas essenciais. Elas são úteis ao longo de toda aventura.

Aviso: spoilers moderados.

Não descuide do básico

Zero Dawn é um RPG de Ação e isso por si só já explica muita coisa. No decorrer de todo gameplay, será necessário providenciar melhorias, fazer gestão recursos, comprar-vender itens e focar em upgrades.

Com tantas opções disponíveis, pode ser que você se esqueça do básico. Muita gente se esquece na verdade. Por isso, mantenha um estoque de itens básicos de sobrevivência.

Antes de adentrar em alguma missão, é fundamental fazer um check-in no inventário. Isso porque em alguns casos não é possível regredir ao passo anterior.

1

Portanto, tenha sempre:

  • Galhos de Rios: Encontrado em todos lugares. Fundamental para manufaturas de flechas;
  • Cordas: Indispensável para montagem de algumas flechas;
  • Flamas: Para criação de flechas de fogo;
  • Cacos: Quase todos os itens exigem ‘cacos’ para criação;
  • Poções de Cura: São fáceis de encontrar. Dê preferência para aquelas que recuperam toda barra de energia;
  • Ervas Medicinais: Assim como os galhos, é encontrada em todos os lugares.

Seja uma caçadora

Aloy é uma caçadora muito hábil, mas você também deve colaborar com a moça. Aliada da primeiro tópico, a caçada deve ser sempre um objetivo em alvo.

Ao longo do jogo, você irá se deparar com a vida selvagem: javalis, coelhos, raposas, guaxinins, peixes e outros bichos. Cace todos eles, sem piedade!

Eles fornecem itens valiosíssimos: ossos e peles. Fundamentais para upgrades na capacidade de inventário. Se você quiser aumentar o tamanho da Bolsa de Modificações, Bolsa de Recursos, Bolsa de Poções, etc. Você vai precisar destes dois.

Entretanto, eles são mais raros de ser encontrados, por isso você precisa caçar bastante para encontro-las.

E aumentar as capacidades da bolsa determina o sucesso de uma batalha. Mais armas e munições resultam em mais dano. Além disso, você pode sempre as sobras e melhorar sua economia.

Campos de Caça

Conforme você enfrenta os inimigos e realiza missões primárias e secundárias, você ganha XP. E você vai querer subir de nível em Horizon. Quanto mais alto for, maior será sua barra de energia, assim você tem maior margem para confrontar os inimigos maiores, como os Tirânicos.

Uma boa sacada é participar dos “Campos de Caças”. São provas de tempo, diversas, que quando vencidas oferecem recompensas muito interessantes, principalmente grandes números de XP.

4

São vários locais no mapa e cada um conta com provas diferentes. Mas alertamos, algumas provas são bem desafiadoras!

Explore todos os Caldeirões

Caldeirões – cuidado com os spoilers – são locais onde as máquinas forjam outras máquinas. São dungeons escondidas, cheias de mistérios e desafios. Ao final de cada uma delas, Aloy enfrenta uma ou várias poderosas máquinas e, com a vitória, é possível converter o núcleo de cada uma e ‘aprender’ a domar as maquinas.

Em Horizon, as os robôs são separados por classes, cada uma conta com um Caldeirão específico. Convertendo um destes, Aloy adquire a habilidade de ‘amansar’ a máquinas daquela classe.

Com esta habilidade, aumenta-se o leque de estratégias. Você pode, por exemplo, ‘converter’ um Dente-Serrado para que ele ataque outras máquinas. Com isso, você tem mais tempo para atacar e pensar no que fazer.