God of War – mitologia, teorias nórdicas e muito frio!
As características nórdicas e especulações do novo título
Estamos próximos da E3 2017 e o grande público está ansioso pelas novidades. Anúncios, entrevistas e lançamentos permeiam o evento. Grande parte dessa expectativa tem um nome: God of War.
Foi anunciado na E3 de 2016, para a surpresa de todos, que Kratos irá retornar com toda sua fúria, para a alegria dos fãs. O fato que realmente surpreendeu foi a ambientação. O Deus da guerra foi apresentado mais velho, com um filho e em terras nórdicas!
Após o frenesi inicial, as perguntas começaram a aparecer. Como ele chegou lá? Qual sua motivação para tal mudança? Como será sua relação com esta nova mitologia? Algumas delas foram respondidas, caro leitor, e você confere logo abaixo.
God of War e a mitologia Nórdica
Logo após a conferência da Sony, o diretor de God of War, Cory Balrog, explicou com mais detalhes as relações de Kratos com essa nova mitologia anunciada. Indagações e suposições começaram a ser formuladas imediatamente após o anúncio, relacionando o personagem com os Deuses nórdicos Odin, Thor, Loki, dentre outros.
Barlog logo esclareceu diferenças importantes relacionadas à cronologia mitológica usada:
“Quando falamos de cultura Nórdica, muita gente pensa nos Vikings, mas existe uma história anterior incrível – a migração, e antes disso, uma era pré-migratória. Na era viking, eles diziam que eram abandonados pelos deuses.
Thor, Loki e Odin andaram na Terra antes, mas não estavam mais por aqui. Como estamos em um período anterior, os deuses caminhavam sobre a Terra, quando monstros eram reais e antes de se tornarem extintos.”
Além do esclarecimento acima, Barlog respondeu perguntas feitas por fãs no Twitter nos últimos meses. Em uma delas, ele afirma que Kratos não encontrará com nenhum Viking, pois a história será anterior aos mesmos. Você confere mais detalhes deste Q&A em nossa outra matéria.
God of War – Teorias e mais teorias
Todo grande anúncio gera toneladas de teorias e suposições. Com God of War não seria diferente. A que circula com mais detalhes na internet ultimamente é que Kratos assumirá o posto de Odin. Seguindo por essa lógica, seu filho seria Thor, Deus dos trovões.
Ela foi elaborada em fórums e o seu autor tem o codinome de “holyarmy”. Confira abaixo:
“Esta é a jornada de Kratos para tornar-se o Deus nórdico da guerra, ou o Odin que conhecemos. Ele poderá lutar com algum tipo de monstro ou estar atrás da Yggdrasil, mas não atrás dos Deuses. Quando ele encontrar Gungnir, ele se transformará em Odin.
Se este cenário formar-se, a criança é definitivamente Thor. Este seria o motivo do mistério em relação ao nome da criança mostrada”.
Na mitologia nórdica, Yggdrasil é uma árvore colossal, que é o eixo do mundo. Localizada no centro do universo, ligava os nove mundos da cosmologia nórdica. Já a Gungnir citada é a lança de Odin. Quando lançada nunca erra o alvo, e sempre volta à mão de seu dono.
Esta teoria é reforçada pelo fato de Cory Barlog ter afirmado que a gameplay mostrada na E3 estava carregada de pistas e segredos sobre o futuro jogo. Além disso, uma figura encapuzada levantou suspeitas entre os fãs:
So there's legit a ghost or wraith or something hovering around in the background in GoW. pic.twitter.com/n3vxAfcUNe
— Mr. Testosterone's Wild Ride (@GreyTheTick) June 15, 2016
Baseados na espécie de “elmo” apresentado, os fãs mais aficcionados acreditam que seja o Deus Loki. No panteão nórdico, Loki é irmão de Odin e tio de Thor. Esse detalhe reforça a teoria acima vista e Kratos realmente tem um irmão chamado Deimos. Misterioso!
Resta a nós, meros mortais desprovidos de poderes, esperar pelos futuros anúncios e notícias sobre o título. Está ansioso pelo novo God of War caro leitor?