Especiais

[FIFA 16] Um pro player responde tudo que você queria saber

por Charles Paim
[FIFA 16] Um pro player responde tudo que você queria saber

FIFA 16 chegou ao mercado no último dia 22 de Setembro. Como todo bom futebol virtual, também acontecem inúmeros torneios em todo o Brasil, contando com a presença de muitos jogadores que conhecem o jogo como a palma da mão.

De forma similar ao que fizemos com o PES 2016, contamos com a colaboração do pro player Christopher “Mr_Fodex” Gonçalves para esclarecer várias dúvidas importantes dos jogadores, principalmente para quem deseja iniciar no cenário competitivo, ou até mesmo conhecer detalhes que podem fazer a diferença entre a vitória e a derrota na disputa com os amigos.

Meu PS4: Qual o melhor time (ou seleção)? Justifique.

Bayern de Munich sem sombra de dúvidas! Time extremamente completo para qualquer formação e conta com muitas peças de reposição em todas as áreas, contando com uma espinha dorsal fenomenal no seu elenco.

Meu PS4: Qual formação tática é a mais efetiva e por qual motivo?

Há diversas formações boas no FIFA 16 como 4-2-3-1, 4-4-2(losango aberto), 4-4-2(losango fechado), 4-3-3 e até mesmo a 5-3-2. É um jogo muito versátil, pois se escolhe uma formação e se adapta, baseada no seu estilo de jogo. Atualmente, para mim, a melhor formação é o 4-4-2(4-3-1-2), conforme imagem abaixo:

FIFA 16 - Formação Tática

Esta é uma formação bastante balanceada, pelo fato de se defender e atacar com um número razoável de jogadores. Vamos explicar por setores:

  • No setor defensivo, contamos com uma mistura de força e velocidade. Boateng, no meu ponto de vista, o melhor zagueiro do jogo, consegue desarmar Messi, Cristiano Ronaldo, Ibrahimovic, Suarez e Robben sem muitas dificuldades, contando também com Lahm, Alaba e Benatia, formando uma defesa muito estável de se jogar;
  • Na setor central, contamos com um meio campo “ofensivo”, no qual o único jogador de marcação seria o Vidal, mesmo sem ser muito rápido, é muito eficiente nos desarmes, com uma qualidade muito boa e essencial para que se possa tocar a bola no meio campo, e um excelente finalizador a distância (long shoot), porém o mesmo é um meio campista que irá apoiar no ataque. Além de Vidal, contamos com Douglas Costa e Ribery, dois meios campistas de muita qualidade, com um pequeno diferencial dos demais: combinam velocidade com 5 estrelas de fintas (skill moves), tornado-os meio campos muito presentes no ataque, de forma rápida, e muita vezes sendo surpresa na zaga adversária;
  • No setor ofensivo, contamos com nada menos que dois atacantes matadores: Muller, como segundo atacante e Lewandowski, como atacante principal. Ambos jogadores tem uma boa velocidade aliadas a muita força,finalização e cabeceio. Nessa formação ambos jogam buscando espaço entre os zagueiros para poder chegar cara a cara finalizar contra o goleiro adversário, uma observação importante… Ambos podem e devem ser utilizados como “pivô”, contando com a força e finalização de ambos caso consiga “girar” em cima do zagueiro adversário é meio gol, raramente erram a finalização.

O grande destaque do time e um dos melhores jogadores do FIFA 16 é o holandês Robben, que é um jogador extremamente completo e prático, colocado na função de meia atacante para realizar a ligação entre meio campo e ataque, fazendo com que a bola chegue aos atacantes com muita qualidade. Mesmo com 4 estrelas de fintas, ele é bem aproveitado como jogador surpresa no ataque, ou mesmo para abrir espaços para que os atacantes façam o gol. Resumindo, o jogador chave do meio campo.

Meu PS4: Há algum bug/erro que esteja atrapalhando o equilíbrio das partidas e que a EA precisa corrigir com brevidade?

Há um long shoot próximo à parte central do campo, que se feito no momento certo, o goleiro adversário irá tentar voltar para pegar a bola e irá travar um pouco, fazendo com que ele não pegue a bola e sofra o gol. Vale salientar que bugs sempre existiram e sempre existirão, muda-se de versão e novos bugs surgem, é uma coisa normal.

Meu PS4: Há algum elemento no jogo que não necessariamente seja um erro, mas que precisava ser ajustado ou melhorado?

Há algumas coisas a serem ajustadas/melhoradas:

  • A IA (Inteligência Artificial) dos zagueiros foi muito melhorada em relação aos FIFA´s anteriores, porém continuam com lances pequenos que podem vir a virar gols no futuro. Por exemplo, o Fake Shoot é um drible de simples execução e de muita eficiência em relação aos demais Skill Moves. O zagueiro adversário tende a dar uma travada para que o jogador passe;
  • Em lances nos quais há o chute com um desvio no jogador adversário, o goleiro poderia correr na bola e tentar evitar o escanteio porém, até a atualização atual, muitas vezes nem esboça reação de tentar evitá-lo;
  • Fazer os skill moves mais efetivos ao executá-los, pois isso torna-se um diferencial de cada jogador. Muitas vezes é mais simples correr com o jogador do que realizá-lo, pois desde o FIFA 15 vem sido menos valorizado pela EA, enquanto correr se torna muito mais fácil e eficiente. A sua função é justamente fazer com que os jogadores com maior capacidade de jogo se destaquem por sua habilidade mas, até o momento, poucos são realmente eficazes por este motivo;
  • Implementação de goleiros manuais tanto no modo online, quanto no modo offline. Hoje só é possível acioná-lo no modo offline;
  • Estão acontecendo muitas trombadas dentro da área e, em 80% delas, estão sendo marcadas pênalti.

Meu PS4: A engine está permitindo que se possa jogar de forma efetiva quanto coletiva quanto individualmente?

Definitivamente, sim. Cabe a cada jogador escolher a formação mais adequada ao seu estilo de jogo, e escolher se buscará um jogo mais coletivo ou um jogo mais individual. Ambos os estilos estão jogáveis no FIFA 16, porém quem souber tocar a bola e ter uma boa consciência tática, terá uma leve vantagem contra que joga muito no individualismo, pois há uma maior variedade de jogadas, dificultando a marcação do adversário.

Meu PS4: O FIFA 16 trouxe alguma novidade importante para o mundo competitivo em relação à versão anterior?

Houve um melhor balanceamento na relação ataque-defesa, pois a defesa está bem mais inteligente em relação às versões anteriores.

Meu PS4: Você já foi um pro player de PES. Que fatores te levaram a migrar de jogo ?

Basicamente, foi buscar um novo jogo mais fiel à realidade em relação ao futebol real. Joguei do Winning Eleven 98 até o PES 2013,  e o principal motivo que me fez mudar para o FIFA foi que, até essa versão, o PES era um jogo muito arcade, enquanto o FIFA já trazia um futebol mais simulador. Sofri durante um mês para me adaptar ao FIFA, mas hoje não me arrependo desta escolha. Ambos tinham (e ainda tem) seus bugs e macetes, mas escolhi o FIFA por diversos fatores como: jogabilidades, servidores online mais estáveis, licenças das ligas e jogadores, entre outros fatores. Mas, ainda assim, jogo com amigos o PES 2016, e não tenho nenhum preconceito, somente tenho a agradecer ao PES por me colocar nesse universo do e-Sports.

Meu PS4: Você utiliza a configuração original dos comandos ou modifica para que ela fique similar ao do PES?

Eu personalizo meu controle, desde que migrei para o FIFA 13, criei meu padrão de botões de modo que fosse parecido com PES, pois foi o jogo que joguei praticamente minha vida toda. Basicamente, uso o padrão alternativo do FIFA e faço algumas alterações.

Meu PS4: Existem recursos do PES que você sente falta no FIFA ?

Existe um que sinto muito a falta: as táticas pré definidas, na qual fazíamos duas ou três formações e alternávamos durante a partida. No FIFA, não existe isso. Hoje em dia, somente se tem as táticas fluídas no PES, mas não cheguei a explorá-las. Se colocassem esse recurso no FIFA, quem soubesse usá-lo poderia ter uma maior vantagem sobre seu adversário, pois iria requerer um certo estudo de formações e táticas.

Meu PS4: Há mais informações relevantes que você acha que vale à pena falar sobre o FIFA 16?

Acho importante ressaltar um novo recurso implementado pela EA, o First Touch Control. É um recurso que trouxe ainda mais realidade ao jogo. Nem sempre os domínios de bola serão perfeitos, depende do passe recebido e da qualidade do jogador que está recebendo a bola. Outro ponto importante é a engine do FIFA 16, a IGNITE, engine que proporcionou um bom jogo, pois já era a mesma utilizada na versão anterior, e na versão atual foram implementadas melhorias para aprimorar a experiência de jogo. Em relação ao servidores da EA, somente agradecer pelo trabalho que vem sido feito, raramente sofre-se de instabilidade de conexão, algo que é muito complicado no mundo online e para terminar, a EA poderia ter em seu site algum canal de comunicação direta entre os pro players, pois são eles que conhecem praticamente tudo sobre o jogo, e isso proporcionaria um produto final melhor. Uma sugestão seria fazer um trabalho bom na fase Beta e uma simples manutenção durante o ciclo do jogo, evitando a necessidade de diversas atualizações.

E aí, o que acharam? Há outras perguntas que vocês gostariam de fazer sobre o FIFA 16? Compartilhem com a gente! 🙂

Confira também estes artigos que separamos para vocês: