Especiais

Eventos de games em 2023 para ficar de olho!

Confira e anote os principais momentos para ver novidades do mundo dos jogos

por João Gabriel Nogueira
Eventos de games em 2023 para ficar de olho!

O ano de 2023 chega cheio de potencial no mundo dos jogos. Além dos grandes lançamentos já previstos desde sempre para o ano, temos tantos outros que deveriam ter saído no ano passado e foram passados para cá, ajudando a rechear o período de expectativas.

Mas nem só de games vive o público! Como todo ano, 2023 também chega recheado de eventos de games para ficarmos ligados não apenas no que vamos jogar em breve, mas também no futuro. Confira nossa lista dos principais eventos para se ficar de olho neste ano!

Eventos de games em 2023

11 de fevereiro | Digimon Con

A Digimon Con certamente é um evento de nicho, mas não devemos subestimar a quantidade de fãs dos monstrinhos digitais aqui no Brasil! 

O evento vai falar de Digimon em diversas mídias, o que inclui games, conforme já foi confirmado! Se você curte a franquia, vale a pena ficar ligado – mais detalhes serão divulgados em 6 de fevereiro!

1

11 e 12 de março | The Game Expo

A The Game Expo tem buscado se consolidar como um dos grandes eventos de games na Austrália, em Melbourne. Eles têm como um de seus “pilares” a competitividade, então é um bastante focado em torneios e campeonatos de todo tipo.

Para nós, brasileiros, talvez não seja a melhor oportunidade de conferir lançamentos de jogos futuros, mas pode ser um bom momento para ficar de olho em alguns de seus jogadores profissionais preferidos, principalmente os da região!.

2

20 a 24 de março | Game Developers Conference (GDC)

A GDC, como diz o nome, é um evento especialmente voltado para os desenvolvedores de jogos, nem tanto o público. Ainda assim, todo ano temos anúncios importantes para os consumidores finais também – especialmente para a galera do PC.

Mas o pessoal do PlayStation também deve ficar de olho. Vale lembrar que na GDC 2022 tivemos a revelação oficial do PSVR 2, não seria estranho termos mais novidades do console aparecendo no evento deste ano também. Já pensou em um PS5 Slim anunciado em março?

3

23 a 26 de março | PAX East

A PAX é aquele tipo de evento de games que tem “de tudo um pouco”. É difícil apostar em grandes novos anúncios na feira, mas pode ser um bom momento para atualizações em algum game que você já esteja de olho, inclusive os indies. 

A conferência é um ótimo momento para conferir outras novidades do mundo nerd também, especialmente jogos de tabuleiro e quadrinhos.

8 de junho | Summer Game Fest

Summer Game Fest é o evento de meio de ano de Geoff Keighley. Com o poder que o jornalista tem acumulado ao longo de várias edições do The Game Awards e uma E3 cada vez mais incerta, a Summer Game Fest tem se tornado uma apresentação cada vez mais imperdível para quem quer ver novidades do mundo gamer.

Vale lembrar que foi na última edição da Summer Game que The Last of Us Part 1 foi oficialmente revelado! Ênfase na palavra “oficialmente”, porque a existência do jogo vazou logo antes do evento. De todo modo, é só um exemplo entre os muitos anúncios de peso que costumam acontecer.

4

11 a 16 de junho | E3

A Electronic Entertainment Expo – ou E3 – já foi o indiscutível principal dos eventos de games anual no mundo. Hoje a feira é uma sombra do que um dia foi, mas nem por isso deveria ser ignorada por quem espera novidades do mundo dos games.

A edição de 2020 da E3 foi cancelada. Tivemos uma apresentação totalmente online em 2021 e no ano passado nada novamente. Com essas inconstâncias fica difícil prever o que pode aparecer neste ano, com a feira enfim retornando em Los Angeles. A Sony já não participa há tempos e o pessoal do Xbox tem tomado o evento. Será que veremos algo diferente neste ano?

5

13 de julho | BitSummit Let’s Go

A BitSummit acontece em Kyoto e se intitula o principal dos eventos de games indie no Japão. Então se você curte os games independentes japoneses, dá pra chamar a apresentação de imperdível.

Mas não são apenas os jogos indie que aparecem no evento. Alguns dos grandes nomes da indústria dos games japoneses também são convidados para dar uma moral aos desenvolvedores iniciantes! No ano passado, por exemplo, Hideki Kamiya e o SWERY apareceram por lá!

18 a 20 de julho | Games for Change Festival

O Games for Change Festival (G4C) é focado em jogos que tentam trazer um impacto social. São várias categorias como aprendizado, saúde e bem estar, questões sociais, etc. O evento conta com painéis de desenvolvedores, workshops, e claro, estações pros visitantes jogarem.

Evidente que provavelmente não veremos o anúncio de um imenso triplo A num evento desses, mas se as causas sociais são do seu interesse ou se esse tipo de jogo chama sua atenção, não tem momento melhor para conferir essas novidades.

6

23 a 27 de agosto | Gamescom

A Gamescom acontece anualmente em Cologne, na Alemanha, e já se tornou um respeitado evento para conferir novidades do mundo dos games. Foi no evento do ano passado, por exemplo, que tivemos a revelação do DualSense Edge, a versão “pro” do controle do PS5.

Na Gamescom de 2022 também tivemos a “ressurreição” de Dead Island 2, com um novo trailer depois do jogo ficar oito anos desaparecido. Então certamente vale muito a pena ficar de olho na edição deste ano para algumas possíveis surpresas!

7

21 a 24 de setembro | Tokyo Game Show (TGS)

Esse é o evento mais importante para os otakinhos e amantes dos jogos japoneses, obviamente. É durante a Tokyo Game Show que vemos grandes anúncios de desenvolvedoras e produtoras japonesas.

O evento funciona de maneira bem diferente do que estamos acostumados numa E3 ou Summer Game Fest. Em vez de apresentações rápidas, temos lives bem extensas, o que às vezes é ótimo para conferir o gameplay de novos jogos em detalhe. Imperdível para os fãs de Capcom, Square Enix e outras gigantes do sol nascente.

8

Setembro | PAX West

A PAX West é a edição da PAX para a costa oeste dos Estados Unidos. Obviamente, é um evento bem parecido com a PAX East, mas ainda é muito válido ficar de olho por acontecer mais próxima do final do ano, quando os anúncios de jogos estão mais aquecidos.

O evento continua sendo um destaque para quem curte os jogos indie, principalmente pela PAX Rising Showcase, em que são destacados games independentes promissores selecionados pela equipe do evento.

12 a 15 de outubro | EGX Londres

A EGX Londres é um dos evento bastante focado no presencial, mas ainda é uma boa ficar ligado na data se você estiver ansioso por novidades de jogos ainda não lançados.

As grandes produtoras participam do evento e levam muitos de seus jogos para o pessoal experimentar, então pode ser um período onde os sites de notícias participando postam impressões e novidades sobre os games! Na edição do ano passado tivemos isso com Wo Long e Street Fighter 6, por exemplo!

Dezembro | The Game Awards

O Game Awards já virou tradição anual para fechar as novidades do mundo gamer. A ambiciosa premiação de Geoff Keighley é acompanhada por milhões de pessoas todo ano, ansiosas para brigar por causa do GOTY.

Só que a apresentação é imperdível mesmo para quem não liga para os prêmios. Isso porque sempre são feitos diversos anúncios importantes durante as quase quatro horas de duração de live que esses eventos têm alcançado.

Na edição do ano passado, por exemplo, tivemos os bombásticos anúncios do retorno de Armored Core e de Death Stranding 2, além da continuação do queridinho indie Hades também. Isso sem falar da quantidade de revelações menores e trailers estendidos. Somando tudo isso com uma dedicatória surpresa ao Bill Clinton, é simplesmente um evento que não dá pra perder.

9

State of Play e muito mais

Além dos eventos de games que contam com uma frequência já esperada, todo ano temos aqueles que acontecem de maneira um pouco mais “aleatória”, mas que são igualmente importantes.

A Sony, em grande parte, deixou a E3 porque tem investido muito em suas State of Play para revelar as novidades do PlayStation. Essas apresentações são esporádicas e são avisadas com um pouco de antecedência para o pessoal acompanhar ao vivo.

10

Falando na E3, aliás, a grande diminuição da força que essa feira já teve fez com que muitas produtoras criassem eventos de games próprios que estão se tornando obrigatórios. A EA tem sua EA Play, a Ubisoft com seu Forward são exemplos. Temos também a NGPX, que agrega várias produtoras japonesas menores em parceria para uma só apresentação.

Para ficar ligado nas novidades e não perder nenhuma dessas apresentações mais “aleatórias” – e também para conferir os resumos e destaques dos principais eventos de games – o melhor jeito é acompanhar seu site de notícias de games preferido, como o MeuPlayStation.