Listas

eFootball PES 2022: 10 coisas que a Konami poderia trazer na next-gen

Apesar dos desafios, franquia pode chegar a "outro patamar" oferecendo melhorias

por Charles Paim
eFootball PES 2022: 10 coisas que a Konami poderia trazer na next-gen

eFootball PES 2022 já é uma realidade, mesmo um pouco distante. De forma inesperada, um teaser anunciou a produção do game. Antes mesmo do anúncio do PES 2021, a Konami já mostrava suas intenções para com a franquia. Dentre elas, a mudança para a Unreal Engine.

Por um lado, os fãs ficarão mais um ano com um volume reduzido de modificações. E por um preço (um pouco) menor. Por outro, a empresa japonesa promete elevar o nível de qualidade. A estratégia é focar plenamente na nova geração, com o intuito de entregar um produto diferenciado.

Mas quais seriam os ingredientes para este objetivo ser alcançado? E nós nos aproveitamos do momento para listarmos 10 pontos importantes que poderiam agradar aos fãs.

Inovação

Novidades relevantes são obrigatórias. Novos modos de jogo, novas formas de atacar e defender. Mais configurações no Plano de Jogo. Maneiras diferentes de interação online entre os jogadores.

Vale salientar que inovar não é necessariamente criar do zero. Buscar referências em outros locais, até mesmo nos concorrentes, pode ser válido. Assim como ocorreu com a substituição sem pausa no PES 2019. Por exemplo, o mercado de transferências do FUT seria uma adição bem interessante.

Olho no passado

Muitos recursos e modos de jogos bacanas de versões passadas, inexplicavelmente, foram retiradas do jogo. Muitas delas fazem uma tremenda falta.

Poderíamos citar vários exemplos, como a saudosa Master Liga Online e o Modo Comunidade. Ou a disputa de cara ou coroa, jogadores saindo de maca para assistência médica. o PES Shop e a sala de troféus.

eFootball PES 2022: 10 coisas que a Konami poderia trazer na next-gen 1

Flexibilidade

Um dos diferencias de Pro Evolution Soccer é a participação ávida dos fãs nas customizações. Muitas criações via Option Files preenchem lacunas importantes em rostos, uniformes, estádios, etc.

Flexibilizar o Editor, oferecendo ferramentas de edição mais acessíveis e incrementadas, traria novas oportunidades e envolveria ainda mais voluntários apaixonados.

eFootball PES 2022: 10 coisas que a Konami poderia trazer na next-gen 2

Licenciamento

Nada como ter o seu time do coração representado fielmente no jogo. É muito importante continuar agregando ligas, torneios e times à franquia. Infelizmente, algumas licenças são exclusivas do concorrente e inatingíveis a longo prazo.

Claro, o processo de licenciamento é complexo e exige enormes cifras, e não é exatamente por falta de vontade, mas há oportunidades pouco exploradas no PES. Os próprios clubes brasileiros carecem de atualizações mais contínuas.

Fidelidade

Um licenciamento por si só, não traz o impacto adequado. Igualmente importante, é a fidelidade reproduzida no jogo. Afinal, aspectos relacionados apenas aos jogadores, não é o suficiente. Todo o ecossistema do futebol deve ser contemplado.

São muitos os detalhes necessários: logomarca, escalação no início do jogo, placares, troféus, transições. Todos estes detalhes precisam ser os mesmos das respectivas ligas e torneios licenciados.

eFootball PES 2020

Imersão

O nível de imersão está ligado diretamente à fidelidade. Difícil não pensar, de imediato, na ambientação dos estádios. Obrigatoriamente, precisa estar aderente ao mundo real. Desde a saída do vestiário, até a entrada em campo.

As torcidas não podem ficar de fora. E, principalmente a regionalização. Com cantos e celebrações, e a reprodução de suas emoções no decorrer da partida. Seja após um golaço, uma grande defesa, ou a conquista do título.

Experiência online

Uma maior fluidez nas partidas é um dos maiores desafios para o eFootball PES 2022. Ao longo dos anos, percebe-se algumas lacunas neste sentido. Evidentemente, compromete a experiência e a diversão.

Dois pontos merecem destaque: a menor dependência da qualidade de conexão entre os jogadores. Atualmente, instabilidades causam atraso na troca de cursor, jogadores mais “pesados”, entre outros problemas. O segundo ponto, são ações mais efetivas para os “derrubadores”.

Crossplay

Gradativamente, partidas online entre jogadores de plataformas diferentes tem-se tornado realidade. Fãs de jogos como Street Fighter V, Fortnite, Minecraft já desfrutam do crossplay.

O principal benefício seria encontrar adversários com mais rapidez. O myClub, ponto focal da franquia, concentra muitos jogadores. No entanto, modos como o Divisões e o Partida Rápida ficam, eventualmente, mais vazios.

Correções

Inevitavelmente, vários bugs serão descobertos e reportados pelos jogadores. Afinal, um jogo de grande porte tem centenas de pessoas envolvidas no desenvolvimento.

Corrigir bugs em tempo hábil será fundamental para garantir uma boa experiência. Nenhum erro deve permanecer, sem a devida correção, por várias semanas ou meses.

Atualizações

Renovação de conteúdo, periodicamente, faz com o que as pessoas continuem jogando. Principalmente, se refletirem os acontecimentos do futebol real.

Que tal revisitar os cenários (do antigo ISSS) e trazer situações das partidas mais recentes?  Imaginem tentar reverter um placar próximo ao fim do jogo? Ou buscar um saldo para conseguir a desejada classificação?

eFootball PES 2022: 10 coisas que a Konami poderia trazer na next-gen 3

Queremos mais notícias do eFootball PES 2022

Após o primeiro vídeo do eFootball PES 2022, é esperado que mais notícias cheguem em um futuro próximo. Afinal, todos os fãs estão curiosos sobre o que está por vir.