Faltou espaço? Dicas para você gerenciar melhor o SSD do PS5
O PS5 possui 825 GB de espaço no SSD; apenas 667 GB são utilizáveis
O PlayStation 5 chegou no início de novembro com um line-up de peso: Demon’s Souls, Call of Duty Black Ops Cold War e Marvel’s Spider-Man Miles Morales são apenas alguns dos games que estrearam junto do console. O problema é que não dá para instalar vários desses títulos de uma vez só na máquina.
O SSD do PS5 825 GB – desse número, apenas 667 GB são utilizáveis pelo usuário. Se o jogador não gerir esse espaço corretamente, ele pode se encher rapidamente. Dito isso, o MeuPlayStation separou cinco dicas para os players não passarem apertos com o armazenamento.
Priorize os games que você quer jogar
Com o PS5 em mãos, é sempre bom ficar de olho no espaço disponível no armazenamento. Não é legal comprar um game e descobrir que não dá para instalá-lo por falta de espaço. Por conta disso, analise sua biblioteca de jogos e baixe aqueles que você realmente jogará.
O usuário sempre terá acesso aos títulos comprados nas suas respectivas bibliotecas (mesmo ao deletar algum jogo do videogame), por isso, não há necessidade para abarrotar o SSD do PS5 de uma vez só. Vá com calma.
Desative updates automáticos de jogos
Uma boa dica é desabilitar o update automático nas configurações do PlayStation 5. Geralmente, os patches lançados para os jogos instalados no console serão baixados assim que o usuário se conectar online.
Como muita gente não tem tempo para jogar vários títulos ao mesmo tempo, não é necessário manter todos com as melhorias em dia. Ao desativar o recurso, é possível selecionar quais patches baixar e assim, otimizar espaço.
Se foque em atualizar games que você joga regularmente.
Desative vídeos automáticos de troféus
Outro ajuste importante para reservar espaço no SSD do PS5 é desativar a opção que faz o console, automaticamente, gravar vídeos dos momentos nos quais os jogadores conquistam troféus.
Essas filmagens duram 15 segundos e embora sejam pequenas, acabam se acumulando com o tempo. Se quiser recordar o momento daquela platina suada, o ideal é gravá-la manualmente, conforme o PlayStation 5 permite.
Salve seus jogos de PS4 em armazenamentos externos
O SSD do PlayStation 5 é ultra rápido, mas seu espaço de armazenamento não é dos maiores. Por conta disso, o ideal é ter um dispositivo externo para salvar os games de PlayStation 4, já que os jogos do console next-gen só podem ser arquivados no SSD.
Nas configurações do videogame há como ajustar o download de títulos de PS4 para irem diretamente aos drives externos. Por outro lado, ao fazer isso, as melhorias next-gen talvez acabem comprometidas nestes jogos (tempos de carregamento mais rápidos, entre outros).
Baixe as versões corretas dos seus jogos
Ao comprar um jogo digital crossgen, o gamer perceberá que o PlayStation 5 baixará mais de uma versão daquele título. Nomes como Assassin’s Creed Valhalla e Bugsnax estão disponíveis também no PS4 e como o novo videogame roda a edição next-gen e a de atual geração por retrocompatibilidade, o aparelho fará o download das duas.
Reservar espaço no SSD do PS5 é essencial, então ao adquirir um jogo na PS Store não use a opção “Baixar Tudo”. Ao invés disso acesse sua biblioteca e selecione a versão específica de PS5 do jogo comprado.
Para saber qual versão (PS4 ou PS5) você está jogando, basta pressionar o botão “Opções” no DualSense, seguir até “Versão do jogo” e e verificar qual está marcada. Assim, não há como errar.
Gostou das dicas, caro leitor? Já está desfrutando de um PlayStation 5? Conte pra gente nos comentários!