Dias das mulheres no mundo dos games
Se hoje é o dia delas, porque não associar esse dia com um fato que está presente na vida de muitas mulheres espalhadas pelo mundo. Em várias profissões o sexo feminino tem se destacado aos poucos, muitas vezes deixando os superestimados homens de terno para trás.
Vamos com calma. Para falar da mulher no mundo dos videogames, não podemos cometer o ato falho de dizer que elas, aos poucos, estão gostando mais de brigar pelo controle 1. Elas ainda são minoria, mas isso vem mudando radicalmente.
Em pesquisa realizada pela Pesquisa Game Brasil, em 2015, foi comprovado o que, talvez, algumas pessoas ainda desconheçam pelo fato de ter na PSN somente os amigos. As meninas hoje representam 47,1% entre as pessoas que declararam jogar, ao menos, 1 jogo eletrônico por dia, contra 52,9% dos homens.
A pesquisa abrangeu diversas plataformas como smartphones, tablets, computadores e, claro, os consoles. Pegando como parâmetro o ano de 2013 o número de mulheres gamers era de 41%, contra 59% do sexo oposto. Um crescimento muito considerável.
Pegando carona no país onde se respira a cultura geek, foi criado recentemente em Osaka, Japão, o Ataraxia Café. Diferente das redes tradicionais americanas, o café foi desenhado para ser um local somente para as mulheres, com algumas características e restrições.
É proibida, por exemplo, a entrada de homens no estabelecimento, bem como menores de 18 anos. Ah, claro, pessoas “comuns” também são barradas. Outra restrição fica por conta das pessoas não sócias do estabelecimento, ou seja, somente as mulheres geeks e filiadas ao Ataraxia podem frequentar e usufruir do café.
Atividades como beber, comer, ler mangás e jogar videogame, além de wifi grátis – coisa rara no Japão – e um espaço para trabalho, estão no cardápio como atrativos principais. Quem sabe surja alguma novidade parecida aqui no Brasil. O que vocês acham?
Claro, há muitos preconceitos por parte dos homens hoje em dia, principalmente por acharem que é preciso ter barba e bigode para poder apertar um botão e dar um headshot. Isso faz com que muitas mulheres se escondam atrás de avatares e nomes falsos, apenas para poderem se divertir como todos.
Torcemos para que isso mude, e que possamos estar diante de uma disputa sadia entre os sexos num futuro próximo.
Quer uma dica do que dar de presente para ela? Veja a lista de lançamentos do mês e atualize a prateleira da sua amada.