Especiais

Diablo IV: “jogadores poderão escolher seus próprios caminhos”, dizem devs

O mundo aberto de Diablo IV permitirá que os jogadores explorem o mapa como bem entenderem

por Vinícius Paráboa
Diablo IV:

Em uma entrevista coletiva com veículos latino-americanos, onde o MeuPlayStation marcou presença, os produtores de Diablo IV falaram sobre o game. Joe Piepiora, chefe de design de sistemas, e Careena Kingdom, líder de animação do jogo, trouxeram detalhes interessantes a respeito da experiência.

Primeiramente, os devs comentaram a respeito do foco da Blizzard para com a comunidade. Embora a empresa queira receber os novatos na série de braços abertos — com a ajuda de títulos como Diablo II: Ressurected e Diablo Immortal (mobile), que vão introduzir a história da franquia a eles — o principal objetivo é “servir aos que tornaram a franquia extremamente popular“. Mesmo assim, os jogadores novos ainda terão um “senso da história”, se estiverem jogando a IP pela primeira vez no quarto capítulo.

Piepiora e Kingdom também foram questionados a respeito das plataformas de Diablo IV. Quando o game foi anunciado na Blizzcon 2019, o PS5 e o Xbox Series não haviam sido oficialmente revelados, e a companhia não divulgou ports para a nova geração. Essas versões seguem uma incógnita, porque na Blizzconline 2021, a publisher não fez nenhum anúncio nesse sentido. Mesmo assim, os devs indicaram informações futuras sobre o assunto: “nos interessamos em levar Diablo IV para o maior número possível de plataformas”.

O mundo aberto de Diablo IV promete ser desafiador. Os jogadores poderão explorá-lo como bem entenderem, sem precisarem seguir uma rota traçada pela história do jogo. Entretanto, haverá áreas com maior nível de dificuldade, como os “Acampamentos”, onde forças das trevas dominaram e se estabeleceram. Após derrotar essas criaturas, o player e sua party purificarão o lugar, permitindo que vendedores e cidadãos com quests retornem lá.

O Renegado e a customização em Diablo IV

Na última sexta-feira (19), a Blizzard anunciou a quarta classe do título: o Renegado (Rogue), que contará com alta mobilidade e velocidade, além de causar muito dano. Entretanto, também terá suas desvantagens. Se ele ficar parado em um único lugar e acabar cercado por inimigos, estará em apuros. Por outro lado, Piepiora afirma que existirão inúmeras ferramentas para o Rogue desengajar dessas hordas, exatamente por conta da sua mobilidade. Um exemplo é sua nuvem de fumaça, que cega adversários e cria rotas de fuga.

A customização será parte importante do gameplay. De acordo com Kingdom, independentemente da classe escolhida, os fãs conseguirão escolher uma variedade de opções para deixar o personagem do jeito que quiserem. Haverá como escolher o gênero, cores de cabelo e olhos, bem como se ele terá tatuagens e joias (mais desses itens serão desbloqueados conforme o jogo progride).

Diablo IV chegará ao PS4, Xbox One e PC, sem uma data de lançamento definida.