Dia da Saudade: 10 franquias da PlayStation que foram esquecidas no tempo!
É hora de revisitar uma série de jogos que não dão mais as caras, mas sentimos saudades
O dia 30 de janeiro, também conhecido como o Dia da Saudade, não poderia passar em branco sem mencionarmos as diversas franquias da PlayStation que sentimos falta e mereciam um retorno.
Algumas dessas séries ainda dão as caras no Catálogo de Clássicos, mas sem uma versão atualizada como deveria ou algo do tipo. Outras fizeram sucesso e nunca mais deram as caras novamente, afinal, seus estúdios se envolveram em outros projetos de sucesso.
Dia da Saudade: 10 franquias da PlayStation que mereciam voltar!
SOCOM
SOCOM foi uma série de jogos de tiro tático em terceira pessoa focada em combate militar e estratégia. Lançada originalmente no PS2, a franquia teve grande relevância no cenário multiplayer online. Seu último título, SOCOM 4: U.S. Navy SEALs, chegou ao PS3 em 2011, sem novas sequências anunciadas.

inFAMOUS
inFAMOUS apresentou um mundo aberto onde os protagonistas adquiriam superpoderes após eventos catastróficos. Desenvolvida pela Sucker Punch, a série teve três jogos principais no PS3 e PS4, explorando narrativas de heróis e vilões. A franquia permanece inativa desde inFAMOUS First Light (2014), sem anúncios de continuidade.

Killzone
Killzone foi um FPS desenvolvido pela Guerrilla Games, abordando conflitos entre a ISA e os Helghast. Lançada no PS2, a série se destacou com Killzone 2 e Killzone 3 no PS3, além de Killzone Shadow Fall no PS4. Desde então, a franquia não recebeu novos títulos.

MotorStorm
MotorStorm trouxe corridas off-road com física avançada e cenários destrutíveis. Desenvolvida pela Evolution Studios, a série teve quatro jogos principais no PS3 e PS Vita. O estúdio foi fechado em 2016, deixando a franquia sem novos lançamentos, enquanto a Sony realocou parte da equipe para outros projetos.
Resistance
Resistance foi uma franquia de tiro em primeira pessoa da Insomniac Games, explorando um cenário alternativo onde alienígenas invadem a Terra. Com três títulos principais no PS3 e um spin-off no PS Vita, a série não teve novos jogos após Resistance: Burning Skies (2012), ficando sem novas atualizações.

Sly Cooper
Sly Cooper apresentou jogos de plataforma estrelados por um guaxinim ladrão e sua equipe. Criada pela Sucker Punch, a série teve três títulos no PS2 e um quarto jogo, Sly Cooper: Thieves in Time, no PS3 e PS Vita. Desde então, a franquia permanece sem novos lançamentos confirmados.

Twisted Metal
Twisted Metal destacou-se pelo combate veicular caótico e personagens icônicos, como Sweet Tooth. A série teve lançamentos desde o PS1, com seu último título em 2012 no PS3. Recentemente, a franquia ganhou uma adaptação para TV e supostamente teve um live service cancelado pela PlayStation.
Wipeout
Wipeout foi uma franquia de corrida futurista com naves antigravidade e trilha sonora eletrônica marcante. Criada pela Psygnosis, a série teve títulos lançados em vários consoles da PlayStation. Seu último lançamento foi Wipeout Omega Collection (2017) no PS4, sem novos jogos anunciados desde então.
MediEvil
MediEvil apresentou Sir Daniel Fortesque em uma aventura de ação e humor sombrio. A franquia surgiu no PS1 e teve remakes para PSP e PS4. O título mais recente foi o remake de MediEvil (2019), que reimaginou o clássico com gráficos atualizados, mas sem sequência confirmada.

Menções honrosas do Dia da Saudade:
Dark Cloud
Ambientado em dois grandes continentes onde a tecnologia avançou bastante, Dark Cloud é um JRPG lançado para PS2 onde há um detalhado sistema de armas e fez história com a marca. Relembre no vídeo abaixo:
White Knight Chronicles
White Knight Chronicles foi uma franquia de RPG desenvolvida pela Level-5, lançada exclusivamente para PS3. O jogo trouxe combates em tempo real e um modo online cooperativo. Teve uma sequência direta em 2011, mas a recepção mista e o encerramento dos servidores online reduziram o impacto da série, sem novos títulos anunciados.
Agora que já falamos do passado nesse Dia da Saudade, que tal pensarmos no futuro? Veja esse listão com jogos que chegarão ao PlayStation em 2025!