Prévias

Demo de eFootball PES 2020 prova evolução da série

Versão chega nessa terça-feira ao Brasil!

por Thiago Barros
Demo de eFootball PES 2020 prova evolução da série

O diretor do jogo, André Bronzoni, avisou que a demo de eFootball PES 2020, que chega ao PlayStation 4 nessa terça-feira (30), seria uma build diferente da disponibilizada nos testes na Game XP. Pois bem, o Meu PS4 já testou a versão e, de fato, algumas coisas mudaram. Felizmente, para melhor.

A demo saiu primeiro, como sempre, na loja da Nova Zelândia no PlayStation. Os fãs mais ávidos do jogo já até têm (ou criaram) uma conta na região para poder baixá-la e ter logo essa oportunidade de avaliar eFootball PES 2020. Conosco não foi diferente. E, realmente, parece que a Konami marcou um golaço nesse ano.

Demo de eFootball PES 2020: os gols

O ritmo, que pareceu um pouco mais lento do que o necessário na Game XP, foi corrigido. Agora, a velocidade aparenta estar na medida certa. Nem correria, nem lentidão. Mais do que suficiente para permitir todos os estilos de jogo. Seja valorizando a posse de bola ou com passes rápidos e longos.

Demo de eFootball PES 2020 prova evolução da série 1

As trocas de passe seguem mais difíceis do que nunca. Depois de um tempo, você deverá pegar o jeito, mas não é tudo mais tão automático quanto sempre foi. Agora, se o jogador estiver mal posicionado ou se a força não for calculada certinho, vai dar ruim. A bola sairá toda errada e, provavelmente, você vai ser interceptado.

Ainda no gameplay, as finalizações colocadas parecem melhores do que nunca. Talvez até demais, mas ainda assim, é muito legal ver a animação do chute com efeito indo certinho pro fundo da rede, cheio de efeito. Isso é algo que evoluiu no PES 2019 e agora está bem mais eficiente.

Demo de eFootball PES 2020 prova evolução da série 2

Na parte defensiva, os botes continuam no ponto, seja com o jogador que está marcando ou com a dobra de marcação. As posições e reações dos jogadores que estão sem a bola, no entanto, poderiam ser melhores. Mas, caso você arrume certinho seu time na tática, é possível que nem sinta isso.

Afinal, eFootball PES 2020 mantém a tradição da série Pro Evolution Soccer de valorizar o aspecto tático. Você, de fato, vê as alterações que fizer no Plano de Jogo sendo retratadas de maneira fiel em campo. Claro, tudo depende de como cada um controla o seu time. No entanto, o jogo o deixa organizadinho.

Demo de eFootball PES 2020 prova evolução da série 3

Agora, vamos pra ambientação. A nova câmera, realmente, é excelente. Os uniformes e os jogadores que foram escaneados também. Os movimentos dos jogadores estão mais reais. As opções climáticas são muito interessantes, e percebidas também na jogabilidade. Tudo como tem que ser. Com direito a uma iluminação ainda melhor do que em PES 2019.

No modo online, houve pontos positivos e negativos, porém com um balanço mais para o lado bom. Algumas partidas caíram, mesmo com sinal teoricamente bom. No entanto, na maior parte das vezes, o gameplay fluiu naturalmente. Esse é um ponto crucial para que, quando a versão completa sair, eFootball PES 2020 seja um sucesso.

Demo de eFootball PES 2020 prova evolução da série 4

Outro acerto da Konami, que não é uma novidade, mas merece ser ressaltado, até porque está disponível na demo de eFootball PES 2020, é o modo de edição. Assim, qualquer um poderá solucionar os casos de times sem licença de maneira super simples.

Demo de eFootball PES 2020: passes errados

Driblar segue sendo uma tarefa não muito agradável em eFootball PES 2020. Ainda dá um pouco a impressão de que o jogador entra em câmera lenta na hora dos movimentos. Isso incomoda um pouco na hora de tentar definir jogadas no um contra um. O único que ainda é mortal, desde o PS1, é o quadrado + X. Esse, quando bem executado, é perfeito.

Demo de eFootball PES 2020 prova evolução da série 5

Algumas animações de domínio também são um pouco mais lentas do que deveriam, e o jogador pode acabar perdendo a bola “de bobeira” por causa disso. Especialmente quando tenta dominar a bola e girar o corpo. São movimentos naturais na vida real, mas que não conseguem ser traduzidos com perfeição no eFootball PES 2020.

Já a questão da dificuldade dos passes é um ponto positivo, mas gera uma preocupação. Os jogadores que vão receber a bola não têm muita reação quando ela não vai certinha. Por isso, os defensores conseguem interceptar a bola muito fácil. Seria interessante ter alguma forma, automática ou manual, de mudar a trajetória do receptor do passe.

Essa dificuldade também está nas finalizações – só que, aqui, ao contrário do que vemos para tocar a bola, ela pode frustrar. Em muitos casos, os chutes vão sem direção, e não parece muito claro o que fazer para melhorá-los. Talvez seja só o tempo até acostumar com uma nova mecânica, mas, a princípio, fica a impressão de que poderia ser melhor.

Demo de eFootball PES 2020 prova evolução da série 6

Algo que “não evoluiu” em relação à build da Game XP foi a arbitragem. Ela segue muito rigorosa, picotando o jogo, marcando falta a todos os momentos – e ainda dando cartão amarelo. Algo que também atrapalha um pouco o dinamismo é o excesso de replays na partida. Poderiam ser apenas em lances-chave.

Em termos visuais, apenas dois detalhes não agradam tanto: os menus, que não são tão atrativos (mas podem mudar para a versão final) e as faixas de torcida, que há anos têm frases repetitivas e que nunca vimos em nenhuma arquibancada. Poderiam simplesmente ser faixas com as cores, nome e escudo do time.

Demo de eFootball PES 2020 prova evolução da série 7

No geral, o balanço é muito mais positivo. O novo eFootball PES 2020 tem tudo para ser um marco na história da franquia. Basta os modos de jogo estarem corretos e com uma novidade ou outra bacana, e os servidores funcionarem bem, para ele coroar a evolução clara da Konami na franquia nesse fim de geração.

Demo de eFootball PES 2020 tem 13 times

A versão demo de eFootball PES 2020 deve chegar à PlayStation Store do Brasil ainda nas primeiras horas da tarde desta terça-feira (30). Ela conta com 13 times (que você pode conferir na imagem abaixo) e três estádios: um genérico, o Allianz Parque, do Palmeiras, e também a Allianz Arena, do Bayern de Munique.

eFootball PES 2020

Quem curtir os testes e já quiser garantir uma cópia da versão completa do jogo já pode fazê-lo. O eFootball PES 2020 só sair dia 10 de setembro, mas está em pré-venda. A sua versão básica custa R$ 249,90 na loja virtual da Sony.