[BIG Festival 2023] CYGNI evolui “o sentimento nostálgico com os hardwares da nova geração”
Jogo promete entregar um novo nível ao gênero shoot'em up
CYGNI: All Guns Blazing é o novo shoot’em up desenvolvido pela KeelWorks e publicado pela Konami que promete entregar uma experiência completamente voltada para ação, mas sem abrir mão de uma boa história e um universo rico em detalhes.
No BIG Festival 2023, tivemos a oportunidade de conversar com Meher Kalenderian, diretor executivo do estúdio. Ele compartilhou insights sobre a criação do jogo e como três pessoas iniciaram o projeto que promete surpreender a comunidade que busca por títulos de ação com muitos efeitos visuais.
CYGNI é só mais um shoot’em up?
Meher enfatizou os elementos que fazem CYGNI ser um game diferente de outros do mesmo gênero. “Embora o gameplay seja o núcleo da experiência, os jogadores perceberão gráficos estonteantes e um bom desenvolvimento da história. A ideia era extrair os sentimentos nostálgicos dos jogos antigos e modernizar para um título da atual geração”, reforçou.
O projeto conta com ingredientes especiais para se destacar em razão dos criadores originais. O desenvolvimento do projeto começou com Nareg Kalenderian e Helen Saouma que possuem no currículo a participação em filmes de Hollywood e em animações da Pixar. Essa experiência contribuiu para a produção de um jogo que sabe conciliar os sentidos do jogador juntamente com o storytelling.
Tanto é que a protagonista do jogo, Ava, é uma importante peça para a jornada do jogador. CYGNI é o nome dado para um planeta colonizado por humanos onde estão desenvolvendo tecnologias com base em relíquias alienígenas. Surpreendentemente, a colônia foi atacada e a personagem principal acaba recrutada como parte de uma força tarefa para repelir os perigos misteriosos.
Como jogador, você conhecerá mais da história conforme vai avançando pelas fases, mas também através de cutscenes. E assim, será possível entender mais do dosenvolvimento de Ava.
Um jogo como CYGNI exige resolução de vários problemas
Para quem gosta de saber mais sobre os bastidores, Meher compartilhou sobre algumas dificuldades encontradas na produção de CYGNI: All Guns Blazing.
É fácil pensar em uma lista de desafios, mas não vou entrar em pontos técnicos. O maior desafio é lidar com imprevistos que você não consegue rastrear. Isso acontece em todo jogo. Algo para de funcionar e para encontrar o problema você leva um dia ou uma semana.
E os desafios surgem conforme o estúdio busca entregar uma experiência para uma grande audiência. A fim de abranger um público variado, a KeelWorks confirmou elementos especiais no game, como o Modo Arcade com quadro de líderes online e até modos de dificuldade para o Modo História.
Para a produção do jogo, Meher se inspirou em nomes pesados, como Mario, Castlevania e Thunderforce, mas aponta que “todos os games anteriores serviram como um currículo para estarem adaptados nesse título.”
CYGNI promete extrair o máximo do PS5
Embora não estivesse permitido para falar sobre elementos específicos do jogo no PlayStation, Meher garantiu que “CYGNI terá elementos visuais tão profundos e ricos que poderão aparecer em uma grande tela sem nenhuma preocupação e com muito orgulho”.
O diretor executivo da KeelWorks confirmou legendas e menus em PT-BR e finalizou a entrevista ao reforçar o quão comprometida é a equipe de desenvolvimento.
Somos um time pequeno. Não temos supervisores que lidam com gestores e que reportam para diretores. Estamos em constante troca entre nós mesmos e cada área envolve uma comunicação direta com a equipe. Antes da Konami chegar, a DEMO de CYGNI foi feita por apenas duas pessoas. É uma loucura pensar no tamanho que isso se tornou e quero elogiar as mentes por trás disso.
CYGNI: All Guns Blazing chegará em algum momento de 2023.