Listas

Curiosidades do PS5: 10 recursos que você talvez não conheça

Descubra funcionalidades e configurações não muito populares, mas que fazem a diferença

por Tatiane Inês
Curiosidades do PS5: 10 recursos que você talvez não conheça

O PlayStation 5 chegou prometendo grandes novidades. Além do SSD e recursos de imersão com o DualSense, o novo console da Sony possui ainda recursos, configurações e funcionalidades bem interessantes para potencializar o gameplay. Porém, muitas pessoas ainda não conhecem certas curiosidades do PS5.

Separamos dez delas para incrementar a sua jogatina:

Sistema de elogios

Em alguns jogos online, como Call of Duty: Black Ops Cold War e Rainbow Six Siege, ao concluir uma partida aparecerá uma opção de você dar um elogio à um companheiro de equipe (desde que ele não esteja na sua lista de amigos).

Esse elogio, quando recebido, aparece no perfil da PSN do jogador. Talvez uma iniciativa da própria PlayStation para estimular os jogadores a se comportarem bem nas partidas online.

Horas de jogo

Quer saber quanto tempo você investiu naquele jogo? Essa função está disponível no PS5! Basta ir no seu perfil, na aba Jogos. Lá estarão listados todos os títulos jogados, quanto tempo gastou neles e até o progresso de troféus.

curiosidades do PS5: imagem mostra diversos jogos e detalhes como o tempo gasto em cada um deles, progressão de troféus, etc

Configurações Predefinidas de jogos

Aqui, você já pode deixar algumas configurações de jogos predefinidas, como dificuldade do jogo, áudio ou modo de desempenho x modo de resolução. Mais uma das curiosidades do PS5 que podem ser bem úteis.

Para configurar basta seguir: CONFIGURAÇÕES –> DADOS SALVOS E CONFIGURAÇÕES DE JOGOS / APLICATIVOS –> CONFIGURAÇÕES PREDEFINIDAS DE JOGOS

curiosidades do PS5: a imagem mostra o menu de configurações predefinidas do PS5

Aviso de spoilers

Não quer tomar spoiler naquelas capturas de tela que seus amigos compartilham no grupo da party? Mais uma das curiosidades do PS5 bastante interessante!

Com uma configuração, é possível determinar se quer ser avisado de spoilers em conteúdos como captura de telas e vídeos dentro do PlayStation. Também dá pra filtrar por “Spoilers identificados pelos desenvolvedores do jogo” ou “Tudo o que você ainda não viu”.

O caminho é: CONFIGURAÇÕES –> DADOS SALVOS E CONFIGURAÇÕES DE JOGOS / APLICATIVOS –> AVISOS DE SPOILERS

Curiosidades do PS5: imagem mostra o sistema de aviso de spoilers do console

Editar as capturas sem precisar fechar o jogo

O SSD trouxe vários benefícios para o PS5 e este é um deles! No PS4, era necessário fechar o jogo para editar aquela jogada épica e conseguir mandar pros seus amigos ou postar em algum lugar.

Agora, sem precisar sair do jogo, dá pra fazer edições simples como recorte e compartilhar. Inclusive, como no PS4, é possível configurar os atalhos do botão criar. Basta ir em:

CONFIGURAÇÕES –> CAPTURAS E TRANSMISSÕES –> CAPTURAS –> ATALHOS DO BOTÃO CRIAR

Curiosidades do PS5: imagem mostra as configurações de atalhos do botão criar do DualSense

Diversas funções de acessibilidade

As funções de acessibilidade sempre foram importantes e, no PS5, há ainda mais delas. Como “habilitar leitor da tela”, habilitar correção de cor,  atribuições de botões personalizadas, transcrição de bate-papo e muitas outras.

Todas elas podem ser encontradas em CONFIGURAÇÕES –> ACESSIBILIDADE

curiosidades do PS5 imagem mostra as configurações de acessibilidade do console

Gerenciar conteúdo de jogo

Este é um recurso que tem tudo para ser uma tendência nos novos lançamentos, principalmente aqueles que possuem vários modos de jogo, como Call of Duty: Black Ops Cold War. Ao terminar a campanha, por exemplo, é possível gerenciar o conteúdo de jogo, apagando somente as “partes” que você não vai jogar mais.

Isso pode ser feito (em jogos que tenham a opção) no menu: CONFIGURAÇÕES –> ARMAZENAMENTO –> ARMAZENAMENTO DO CONSOLE –> JOGOS E APLICATIVOS

O jogo em que houver este recurso terá um ícone do lado direito, como na imagem abaixo:

Ligar o PS5 a partir do Spotify

Usa bastante o Spotify? Sabia que você pode até ligar seu PS5 através do aplicativo? Essa é uma das curiosidades do PS5 que pouquíssima gente sabe.

Para conseguir fazer isso, primeiro, vincule a conta do serviço no PS5. Basta ir em CONFIGURAÇÕES –> USUÁRIOS E CONTAS –> VINCULAR A OUTROS SERVIÇOS –> SPOTIFY

Agora, habilite o recurso de ligá-lo pelo app. Você precisa ir em CONFIGURAÇÕES –> SISTEMA –> ECONOMIA DE ENERGIA –> RECURSOS DISPONÍVEIS NO MODO DE REPOSUSO –> HABILITAR A OPÇÃO DE LIGAR O ps5 A PARTIR DO SPOTIFY

Curiosidades do PS5: menu de recursos do modo de repouso ligar o PS5 pelo Spotify

Adendos importantes: habilite a opção de continuar conectado à internet e de ligar o PS5 a partir da rede. E claro: o PS5 precisa estar em modo de repouso para você conseguir fazer isto.

Para ligar, no Spotify, quando estiver ouvindo qualquer música, toque no botão que fica abaixo dos botões de reprodução (veja a imagem abaixo) e escolha o seu PS5. O console vai ligar e continuar a reprodução da música que estava tocando.

Emudecer todos os áudios ao toque de um botão

Mais precisamente, um recurso adicionado ao DualSense que é bem útil nos momentos em que se suspeita que alguém está falando ou precisa emudecer tudo sem ter que ficar tirando o headset ou procurando o caminho pelos menus.

Basta pressionar o botão mute do DualSense por 2 segundos e voilà: nenhum som sairá no headset ou mesmo na TV. Você saberá que deu certo, pois a luz indicativa ficará piscando levemente, diferente de quando só emudece seu microfone, quando ela fica acesa intermitente.

Curiosidades do PS5 que já vêm do PS4

O PlayStation 5 herdou muitas coisas bacanas do PS4. Vale ressaltar algumas delas também como curiosidades do PS5, mesmo que venham de seu antecessor:

  • Ligar a TV e console ao toque de um botão

Uma praticidade e tanto, presente em todas as TV’s mais atuais. Com algumas configurações, ao ligar o PS5, a TV liga também e vice-versa.

No PS5:

  • CONFIGURAÇÕES –> SISTEMA –> HDMI –> HABILITAR LINK DE DISPOSITIVO HDMI

Curiosidades do PS5: imagem mostra configurações de dispositivo HDMI, que habilita ligar o PS5 pela TV

Na TV:

O “nome da função” varia de modelo para modelo. Geralmente essa opção encontra-se no menu de configurações da TV em gerenciamento de dispositivos externos.  Aqui estão o nome das funções a serem habilitadas, de acordo com a marca:

– Samsung: Anynet+

– LG: Simplink

– Sony Bravia: BRAVIA Sync

Uma TV com o PS5 conectado nas opções de ligar a TV juntamente com o PS5

  • Usar o controle da TV para controlar* o PS5

Habilitando a opção anterior na TV, na maior parte das vezes, o controle da TV funcionará para controlar o videogame. Essa é uma das curiosidades do PS5 que já vêm de alguns anos atrás.

Um bom aliado para poupar a bateria do DualSense em reprodução de aplicativos como Netflix ou Amazon Prime Video, executando funções como pausa, reprodução e navegação dos menus.

  • Reset no controle

Uma função que o DualSense herdou do seu antecessor, o DualShock 4. Na parte de trás do controle há um pequeno buraquinho onde está localizado o botão de reset. O controle travou? Basta encontrar algo para passar pela abertura e pressionar o botão por pelo menos 5 segundos.

O DualSense será resetado. Para configurá-lo novamente, basta conectá-lo ao seu console através do cabo USB que foi fornecido com o sistema PlayStation 5.

Parte de trás do controle DualSense ressaltando o botão reset do controle DualSense

  • Ajustes no DualSense

No DualShock 4, era possível ajustar o brilho da barra de luz. No DualSense, mesmo que esta seja mais sutil, apenas nas laterais do touchpad, você também pode ajustar o brilho.

Além disso, pode ajustar a intensidade da vibração do controle e do efeito gatilho e até desabilitá-los de acordo com o seu gosto.

Para acessá-las vá em: CONFIGURAÇÕES –> ACESSÓRIOS –> CONTROLE

menu do ps5 com as configurações do dualsense: ajustar brilho dos indicadores, intensidade do efeito gatilho e vibração

E então, caro leitor: você já conhecia todas essas curiosidades do PS5? Tem alguma que você descobriu e que vale a pena compartilhar? Conta pra gente nos comentários!

Se você gostou das curiosidades do PS5, recomendamos também:

Receba as novidades do meuPS no email

Nós não enviamos spam :)

Ao clicar em receber novidades você concorda com nossos termos de uso e política de privacidade. Você pode optar por parar de receber os emails a qualquer momento.