Confira 5 jogos clássicos que tinham escassez de combustível
Crise de combustível no Brasil? Os gamers já sabem lidar com isso há muito tempo!
A escassez de combustível é umas das muitas consequências que temos presenciado, em decorrência da paralisação dos caminhoneiros que vem acontecendo em todos os estados do Brasil.
No nosso amado mundo dos games, aprendemos, desde cedo, o quanto os recursos limitados podem nos impedir de atingir nossos objetivos. E a escassez de combustível, na prática, foi um dos primeiros recursos limitados apresentados aos jogadores.
Por isso, vamos trazer, para vocês, 5 jogos clássicos, nos quais a escassez de combustível era um obstáculo constante, e gerenciá-lo com sabedoria, era fundamental:
Rally-X
Lançado pela Namco, em 1980, para os arcades, foi o primeiro jogo a ter combustível limitado. Seu objetivo era guiar um carrinho por um labirinto, para pegar todas as bandeiras, antes que o combustível acabasse. Rally-X esteve presente no Namco Museum Volume 1 para o primeiro PlayStation.
River Raid
River Raid, um clássico de 1980, foi lançado para o Atari 2600. Desenvolvido apenas por uma programadora, Carol Shaw, também tinha a escassez de combustível como um fator preocupante para os jogadores. O abastecimento era feito em pleno voo e, à medida que se avançava para fases mais difíceis, as possibilidades de abastecimento diminuíam.
MotoRace USA
Lançado em 1983, pela Irem Corporation, para os arcades, MotoRace USA era um excelente jogo de motociclismo. Seu objetivo era completar uma corrida que passava por várias cidades norte-americanas, que deveriam ser atravessadas por completo, antes que o combustível acabasse.
A cada batida de sua moto, uma fração de combustível era descontada de seu tanque. Para facilitar um pouco a vida do jogadores, era possível encontrar alguns (raros) galões de gasolina pela pista, que teve davam um fôlego extra para cruzar a linha de chegada.
Road Fighter
A Konami, em 1984, lançou este clássico jogo de corrida para os arcades. De forma análoga a MotoRace USA, o jogador contava com um tanque de combustível para finalizar cada corrida. A diferença, neste caso, é que Road Fighter era mais fácil, porém sem galões na pista para recuperar um pouco de gasolina durante o trajeto.
Top Gear
Não poderíamos esquecer do clássico Top Gear, lançado em 1992, para o SNES. O combustível limitado não era um problema nas primeiras corridas. No entanto, nas corridas mais longas, era inevitável parar no pit stop para um abastecimento. Por falar em clássico, não deixe de conferir Horizon Chase, considerado o sucessor espiritual do Top Gear.
E vocês, conhecem outros jogos bacanas com combustível limitado? Compartilhem com a gente!