Tutoriais

Como configurar o PlayStation 5 da melhor maneira

Como ajustar o áudio 3D do console, os recursos do DualSense e muito mais

por Vinícius Paráboa
Como configurar o PlayStation 5 da melhor maneira

O PlayStation 5 já chegou ao Brasil e é uma ótima oportunidade para estrearmos ele da melhor maneira possível. O novo videogame da Sony chega com várias opções de configurações e nós vamos ajudá-los a extrair o máximo das novas tecnologias, ajustando melhor o áudio 3D, resposta tátil e os gatilhos adaptativos do DualSense.

Como configurar seu Áudio 3D

Após fazer o login no PS5, vá até as “Configurações” no canto superior direito da tela – o ícone parece uma engrenagem e depois em Áudio. Por lá, é possível ajustar as opções de som relacionadas ao microfone, saída de áudio e volume.

Para usar o áudio 3D, é necessário conectar os fones de ouvido ao controle DualSense ou ao próprio console. A partir daí, basta ligá-lo na opção “Habilitar o Áudio 3D”, conforme mostrado na imagem abaixo.

configurar o PlayStation 5 - 1

 

Também é possível ajustar o perfil de áudio em 3D no PlayStation 5. Nesta opção, o usuário seleciona dentre cinco opções, o padrão mais adequado ao seu nível auditivo. Isto se faz necessário pois cada pessoa ouve o som 3D de forma distinta.

configurar o PlayStation 5 - 2

 

Como configurar a resposta tátil e os gatilhos adaptáveis

Selecione “Acessórios”, depois “Controles”, na tela principal do menu de configurações. Aqui há como alterar a intensidade da resposta tátil e dos gatilhos adaptáveis do DualSense. Por padrão, o PlayStation 5 a deixa em nível “Forte”, mas o usuário pode mudar para “Médio”, “Fraco” ou até desligá-las, se assim desejar.

configurar o PlayStation 5 - 3

Outras configurações do PS5

O console ainda tem outros recursos configuráveis, que podem ser facilmente ajustados. Primeiramente, existe a atualização automática do software. Para ligá-la (ou desligá-la), vá ao menu de configurações, selecione “Sistema”, e então, “Software do Sistema”.

configurar o PlayStation 5 - 4

Quer ativar ou desativar o PlayStation 5 via Remote Play ou PS App? É muito fácil: vá até “Sistema”, depois “Economia de Energia” e finalmente, “Conteúdos no Modo de Repouso”. Ligue ou desligue o recurso nesta aba. A partir daí, volte ao menu do “Sistema” e em “Uso Remoto” ative ou desative o próprio Uso Remoto.

configurar o PlayStation 5 - 5

configurar o PlayStation 5 - 6

Por fim, para baixar e instalar updates de jogos e aplicativos automaticamente, selecione Configurações -> Dados salvos e configurações de jogos/aplicativos. Então, em Atualizações automáticas, é só ligar o Download automático.

configurar o PlayStation 5 - 7

O PlayStation 5, claro, tem outras configurações além destas. Também recomendamos que os jogadores explorem as opções de Acessibilidade (Configurações -> Acessibilidade), Aviso de spoilers (Configurações -> Dados salvos e configurações de jogos/aplicativos) e Notificações.