Especiais

A influência da arte de Akira Kurosawa em Ghost of Tsushima

Como o cinegrafista japonês impactou na composição da aventura de Jin Sakai

por Jean Azevedo
A influência da arte de Akira Kurosawa em Ghost of Tsushima

A influência de Akira Kurosawa em Ghost of Tsushima é algo que se faz presente a cada diálogo, luta e emoção transmitida por Jin Sakai. Neste especial, vamos falar sobre arte, que é imitada pela vida, exibida nas telas do cinema, e invade o cotidiano de quem passa horas na frente do videogame.

O modo preto e branco cinemático em referência ao cineasta é apenas um dos detalhes que podem ser reparados desde a primeira vez que se inicia a jornada. A Sucker Punch entrou em um universo onde seria necessário entender a cultura e a representação dos samurais e de seu código no Japão.

Os diretores do “quase GOTY” de 2020 já declararam que os filmes produzidos pelo cineasta foram a principal influência para dar vida ao drama do herói. Em entrevista à Entertainment Weekly, Nate Fox disse o seguinte:

Batalha entre Ryuzo e Sakai - Akira Kurosawa em Ghost of Tsushima

Eu acho que um dos filmes que deixa isso muito claro é Sanjuro (1963). Ele demonstra bem no final um duelo entre dois samurais. A tensão que os dois guerreiros transmitem ao ter que esperar o seu oponente fazer o primeiro movimento e um deles ter de morrer com apenas um corte de sua espada. Nós tentamos de alguma forma traduzir esse duelo para o jogo.

Porém, a personalidade e o fervor demonstrado pelo guerreiro ao defender sua ilha da invasão dos mongóis veio de outra produção, que segundo Fox, representa a dignidade e o coração de um samurai, outra coisa que a Sucker Punch buscou representar de forma fiel no jogo.

Jason Connell tomou a frente nas adaptações do modo preto e branco, batizado de Modo Kurosawa. O diretor comentou como foi adaptar a iluminação e os tons utilizados durante as batalhas e em diferentes cenários para não ocultar os detalhes da ilha de Tsushima:

Nós temos este grande jogo que transporta as pessoas de volta para o Japão feudal e Akira Kurosawa foi nosso guia de referência, especialmente na maneira na qual queríamos transmitir esse sentimento.

As incessantes pesquisas do diretor levaram a equipe da Sucker Punch a assistir inúmeros filmes de samurais para que a adaptação mostrasse de forma digna o que o cineasta representou. E, obviamente, a tecnologia foi de grande ajuda para alinhar tudo isso em um jogo.

Para exemplificar da melhor forma os conceitos e a influência da arte de Akira Kurosawa em Ghost of Tsushima, podemos comparar suas produções com o game apresentando suas técnicas usadas em filmagens com exemplos jogo.

A influência de Akira Kurosawa em Ghost of Tsushima em cinco passos:

Tony Zhou, operador de câmera, escritor e agora editor e narrador de seu próprio canal no YouTube, no qual comenta sobre cinema, destaca as cinco técnicas e movimentos do cineasta japonês.

1 – O Movimento da Natureza

A Sucker Punch consegue pontuar de forma única tudo o que está se passando pelo emocional de Jin. Conforme o jogo avança no primeiro ato, o céu se apresenta mais azul, as paisagens convidam para um ambiente rico em detalhes pela Ilha de Tsushima.

No segundo já é possível notar que o clima escurece, o céu fica mais nublado devido à tensão política para a retomada do Castelo do Lorde Shimura. No terceiro ato, a escolha de Sakai em se consagrar como o fantasma o leva para um lugar mais frio e assombroso.

Sem contar que os desenvolvedores conseguiram encaixar de forma única o uso da flauta para alterar o clima. Além disso, o vento é o principal guia de nossa aventura, outra influência de elementos da natureza que pode ser notado no jogo.

A influência da arte de Akira Kurosawa em Ghost of Tsushima

Em cada um dos seus filmes é possível notar a presença de elementos climáticos. Vento, água, fogo, fumaça neve

2 – O Movimento dos Grupos

Inimigos Assustado com Jin - Akira Kurosawa em Ghost of Tsushima

Ganhar um desafio de samurai para samurai mostra outra influência da arte de Kurosawa no game. Caso você execute seu adversário com uma habilidade certeira, os demais acabam ficando assustados e vulneráveis aos ataques.

Mesmo durante a primeira cena do jogo, é possível notar como tudo que acontece em torno dos personagens principais da narrativa é transmitido aos demais. Implementar esse tipo de reação praticado nos filmes do cineasta em Ghost of Tsushima deu ares realistas ao jogo.

Os filmes de Kurosawa normalmente apresentam grupos de pessoas que ou andam juntas ou se separam no meio da ação.

3 – O Movimento dos Indivíduos

A cena sempre acontece ao redor de Jin Sakai, principalmente por ser um jogo em terceira pessoa. Executar o comando para soltar uma habilidade especial faz com que o jogo foque inteiramente no samurai e em sua espada.

Jin Sakai em Yarikawa - Akira Kurosawa em Ghost of Tsushima

É possível notar o quanto o foco no protagonista é importante para o artista e para os produtores do game quando conseguimos uma sequência de abates com o samurai. O sangue toma conta da tela enquanto os inimigos são fatiados com um único golpe.

Uma das minhas coisas favoritas de Kurosawa é a sua exagerada e irrealista centralização.

4 – O Movimento da Câmera

Talvez uma das coisas que possam irritar os jogadores ao terem o primeiro contato com Ghost of Tsushima seja a sua câmera. A sensação de que você só pode presenciar a ação girando no eixo de Jin Sakai passa a mesma visão exercida pelo cineasta.

Jin Sakai - influência da arte de Akira Kurosawa em Ghost of Tsushima

Até no Modo Foto é possível incorporar elementos que indicam ainda mais a influência artística de Akira Kurosawa em Ghost of Tsushima. Os jogadores podem adicionar efeitos inéditos e até alterar o clima para conseguir aquela captura perfeita.

Uma das marcas registradas de Kurosawa é o seu jogo de câmera. Como ele se movimenta entre uma aproximação a um campo de visão mais aberto e depois foca no que importa em apenas um take.

5 – O Movimento do Corte

Talvez o movimento do corte seja a característica que menos se faz presente no jogo, pois o foco em Jin Sakai nas cutscenes é algo bem comum.

Jin Sakai e Lorde Shimura - Influência da Arte de Akira Kurosawa em Ghost of Tsushima

Esse movimento deixa claro que por mais que muitas coisas aconteçam durante uma cena, você consegue identificar facilmente qual é o principal foco — normalmente é o samurai. Não é um dos grandes pontos para se destacar sobre a influência de Akira Kurosawa em Ghost of Tsushima, mas fica o registro.

Kurosawa é um dos poucos diretores que trabalha também como editor para si mesmo. Uma das razões da fluência de seus filmes é que ele tende a captar o movimento. Você está tão atento ao movimento de uma pessoa que você não consegue perceber a edição.

A honra dos samurais de Akira Kurosawa em Ghost of Tsushima

A maneira a história edifica Jin Sakai como um samurai, que se recusa a utilizar outros métodos que contrariam o seu código de honra, é construída desde o início do gameplay.

No início da batalha inicial, Lorde Shimura dá um discurso ao seus guerreiros dizendo que “são feitos de tradição, coragem e honra“. Todos marcham para morte.

Lorde Shimura - Akira Kurosawa em Ghost of Tsushima

Porém, o destino quis que apenas Jin Sakai saísse em condições de lutar pelo legado de sua classe e pela sobrevivência dos habitantes de Tsushima. Para cumprir a missão, ele abre mão do caminho samurai, tão exaltado nas películas de Kurosawa, para que sua gente tenha a chance de contra-atacar a invasão mongol.

Toda vez que Jin fere o código, um flashback de seu passado o coloca de frente com suas lições de maneira bem peculiar, fazendo com que os jogadores participem para que Lorde Shimura também os edifique como os guerreiros que devem ser.