Tutoriais

9 recursos úteis do PS4 que você pode não conhecer…até agora

Aproveite ao máximo seu console!

por Tatiane Inês
9 recursos úteis do PS4 que você pode não conhecer...até agora

Nem só de “melhorias de desempenho” vivem as atualizações de firmware do PlayStation 4. Muitas delas oferecem recursos facilitadores ou adições como: compatibilidade com HD externo, aparecer offline, personalização da imagem de fundo e várias outras.

E claro, nem todos os donos ficam por dentro de todos os recursos. Às vezes, mesmo funcionalidades ‘antigas’, acabam passando despercebidas. Por isso listamos hoje algumas features do PS4 que você talvez nem tenha notado.

1 – Ligar a TV e o PS4 ao mesmo tempo

Que tal, com apenas um botão, ligar o PS4 e sua TV? A maior parte dos televisores possui uma função que habilita o link desta com dispositivos conectados ao HDMI.

Para utilizar, basta configurar a TV (consulte manual para saber da disponibilidade da função) e habilitar a configuração no PlayStation 4.

1

O passo a passo você pode conferir CLICANDO AQUI.

Em alguns casos a conexão entre ambos aparelhos permite que os menus do PS4 seja controlado pelo controle remoto da TV. Útil no uso de YouTube, Netflix e afins.

2 – Gerenciar os dados salvos

Essa aqui é para aqueles ‘menos experientes’ no PS4. Mesmo se um jogo for apagado do console, ainda assim os dados salvos (progressos das partidas) ainda permanecem no console. E você pode acessá-los em: [CONFIGURAÇÕES] > [GERENCIAMENTO DE DADOS SALVOS DO APLICATIVO]

2

A utilidade aqui é – caso você seja assinante PS Plus – armazenar estes arquivos nos servidores da Sony (cada assinante conta com 10 GB de espaço). A dica é configurar o upload automático.

Para ativar esta função é necessário que a conta esteja definida como principal e o console configurado para continuar conectado à internet mesmo quando em modo repouso [CONFIGURAÇÕES] > [CONFIGURAÇÕES DE ENERGIA] > [DEFINIR RECURSOS DISPONÍVEIS NO MODO DE REPOUSO] > [CONTINUAR CONECTADO À INTERNET]

3 – Modo repouso: um poderoso aliado

Muito mais que “servir para carregar os controles”, o Modo Repouso é bem útil para fazer uploads automáticos, atualização de aplicativos ou realizar download de arquivos de forma mais ágil. Use e abuse deste recurso!

Acesse: [CONFIGURAÇÕES] > [CONFIGURAÇÕES DE ECONOMIA DE ENERGIA] > [DEFINIR RECURSOS NO MODO DE REPOUSO] para configurar como desejar.

3

4 – Downloads automáticos

Ligar o PS4 e ser surpreendido com uma atualização de muitos gigabytes é broxante. Deixe a opção de downloads automáticos habilitada e não passe mais por isso!

[CONFIGURAÇÕES] > [SISTEMA] > [DOWNLOADS AUTOMÁTICOS]

4

5

5 – Downloads remotos

Outra boa ideia e fazer download remotamente. Com o console conectado (modo repouso ou mesmo ligado), pelo site da PlayStation Store, coloque os jogos para baixar sem muito esforço (é necessário que a conta de usuário esteja definida como “conta principal”).

6

6 – Gerenciar notificações

A atualização 5.0 trouxe consigo a possibilidade de configurar as notificações.  Para habilitar e desabilitar quais notificações receber, basta acessar o menu [CONFIGURAÇÕES] > [NOTIFICAÇÕES] > [NOTIFICAÇÕES POPU-UP] e marcar ou desmarcar as opções desejadas.

7

No menu de notificações também é possível configurar a cor do pop-up, ou mesmo desativa-las, para que elas não apareçam durante vídeos, por exemplo.

8

7 – Otimizar biblioteca

Já o update 5.50 trouxe a possibilidade de “esconder” aplicativos da biblioteca. As pessoas organizadas apreciam bastante.

Basta pressionar o OPTIONS sobre o aplicativo que deseja ocultar da lista de comprados.

9

8 – Fazer capturas de tela rapidamente

Uma boa forma de eternizar “aquele momento épico” é fazer uma captura de tela. A melhor forma é configurar a “captura rápida”, pressionando UMA única vez o botão SHARE.

Acessando [CONFIGURAÇÕES] > [COMPARTILHAMENTO E TRANSMISSÕES] > [TIPO DE CONTROLE DO BOTÃO SHARE] escolha a configuração “Capturas de tela fáceis”, onde:

10

9 – Modo supersampling (Exclusivo do PS4 Pro)

Exclusivo do PS4 Pro, o supersampling ‘melhora’ a qualidade das imagens em TVs HDs tradicionais. Portanto, mesmo que você não tenha um monitor 4K, ainda assim pode aproveitar melhor seus jogos no PS4 ‘mais poderoso’.

Funciona? Sim! Jogos como Uncharted The Lost Legacy, Horizon Zero Dawn e o futuro God of War ficam um pouquinho melhores com esta função ativada.

11

Se você já é mais ‘rodado’ no PS4, talvez até já conheça todas. Por outro lado, é sempre importante reforçarmos a maximização do uso do videogame. Aproveite para compartilhar com algum amigo seu estas dicas 🙂

Te espero nos comentários \o/

Receba as novidades do meuPS no email

Nós não enviamos spam :)

Ao clicar em receber novidades você concorda com nossos termos de uso e política de privacidade. Você pode optar por parar de receber os emails a qualquer momento.