Os 20 melhores jogos de 2021 para PS4 e PS5, segundo o Metacritic
Apesar de ano mais "morno", 2021 teve grandes lançamentos, como Resident Evil Village, It Takes Two, Ratchat & Clank: Em Uma Outra Dimensão e muito mais
O ano de 2021 está perto do fim, após muitos jogos de qualidade chegarem às mãos dos jogadores. Apesar de ter sido um ano “morno” de grandes lançamentos para muita gente, tivemos diversos títulos para todos os tipos de players, como os fãs de terror com Resident Evil Village, roguelikes com Hades, Returnal e Deathloop ou coop com It Takes Two.
O MeuPS criou a tradicional lista de melhores jogos de 2021 para PS4 e PS5, segundo o Metacritic. É válido destacar que o artigo é composto por estreias em consoles da Sony, não há ports de PlayStation 5 e um game precisa ter um mínimo de 15 avaliações.
20º: Little Nightmares II
Little Nightmares II, prequel do primeiro jogo, seguiu com a mesma qualidade do seu antecessor. A ambientação e os personagens macabros continuaram a ser elogiados, assim como os puzzles.
19º: Lost Judgment
Lost Judgment, a sequência do spin-off da série Yakuza, conquistou a mídia por conta de seus combates bem feitos, história repleta de reviravoltas e personagens cativantes. Além disso, conta com algumas das melhores características da franquia: muitos minijogos, missões secundárias divertidas e imersão na cultura japonesa.
18º: Life is Strange: True Colors
O mais novo jogo da aclamada saga narrativa da Square Enix veio — como era de se esperar — com uma história emocionante. Alex Chen, a protagonista de Life is Strange: True Colors, conquistou os jogadores e jornalistas com um drama complexo, mas parte do dia a dia de todas as pessoas: lidar com os próprios sentimentos. Destaque também a bonita trilha sonora.
17º: Persona 5 Strikers
Persona 5 Strikers trouxe a jogabilidade “musou” da série Warriors para o aclamado JRPG da Atlus. A jogabilidade segue a mesma de derrotar enormes hordas de inimigos, mas também conta com diferenciais estratégicos, como sistema de resistência e fraqueza. Além disso, o grupo de amigos e a narrativa continuam a se destacar na sequência do jogo base.
16º: Nier Replicant
Nier Replicant, vencedor de “Melhor Música/Trilha Sonora” no The Game Awards 2021, ficou no top 20 melhores jogos de 2021 para PS4 e PS5. Além da parte sonora, o combate, movimentação e visuais aprimorados para os hardwares mais recentes se destacaram.
15º: Hitman 3
O título que fechou a trilogia do Agente 27, Hitman 3 é considerado o melhor entre as três obras. O foco principal, claro, é a mecânica de furtividade em seu melhor momento. Além disso, os veículos ressaltaram as missões de “tirar o fôlego” ao redor do mundo, seja na emoção da espionagem ou na ambientação.
14º: Resident Evil Village
Apesar de concorrer ao GOTY 2021, Resident Evil Village alcançou apenas 15ª posição no ranking. Os jornalistas elogiaram o combate, o retorno — em algumas partes — para o terror clássico da popular franquia e os tradicionais quebra-cabeças. No entanto, alguns não ficaram tão felizes com o rumo da saga.
13º: F1 2021
Os fãs de alta velocidade receberam mais um grande jogo da Codemasters, especialista no gênero: F1 2021. O título é descrito como verdadeiro simulador da categoria automobilística mais famosa do mundo.
12º: The Forgotten City
The Forgotten City concorreu no TGA 2021 entres as melhores estreias indies e alcançou boa colocação na lista de melhores jogos de 2021 para PS4 e PS5. O game é baseado em um dos mais famosos mods de Skyrim e até recebeu um jogo próprio.
11º: Returnal
Combates intensos, ambientação sem igual, visuais de nova geração e história misteriosa se destacam em Returnal. A obra exclusiva de PlayStation 5 é mais uma grande conquista da Housemarque.
10º: Chivalry II
Os fãs de batalhas sangrentas e estratégia em guerras medievais puderam aproveitar Chivalry II neste ano. Os elogios ressaltam a imersão dos conflitos e as muitas possibilidades de gameplay.
9º: Mass Effect Legendary Edition
A famosa trilogia de ficção científica da Electronic Arts retornou em Mass Effect Legendary Edition. Como um ótimo remaster, visuais, jogabilidade e desempenho melhorados foram os pontos positivos da coletânea.
8º: Tales of Arise
Vencedor de “Melhor RPG” no The Game Awards 2021, Tales of Arise conquistou a mídia seu gameplay renovado, história emocionante, visuais ao estilo de pintura e trilha sonora impecável. O grupo de personagens também ajudou nas boas avaliações.
7º: Chicory: A Colorful Tale
O jogo de arte é conhecido por sua narrativa cativante e com uma linda mensagem. Chicory: A Colorful Tale chegou a correr a “Melhor Jogo por Impacto” no TGA. Seu estilo gráfico também é elogiado.
6º: Guilty Gear Strive
O principal game de luta do ano não poderia ficar de fora da lista de melhores jogos de 2021 para PS4 e PS5. Na sexta colocação, Guilty Gear Strive conta com combates precisos e visuais estilo anime de “encher os olhos”.
5º: Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão
Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão abre o top 5 como o melhor título da PlayStation Studios neste ano. Concorrendo ao GOTY 2022, o jogo apresentou gráficos incríveis, gameplay frenético e troca de mundos instantâneas para mostrar o poder do PS5.
4º: Deathloop
Muitos não levaram fé, mas Deathloop foi um tiro certeiro da Arkane Lyon. O game é aclamado pela mídia e por muitos jogadores por personalidade única, jogabilidade roguelike, história e ambientação nos anos 60.
3º: Disco Elysium — The Final Cut
E chegamos ao pódio dos melhores jogos de 2021 para PS4 e PS5! Um dos grandes sucessos de 2020 em outras plataformas, Disco Elysium enfim chegou aos consoles da Sony em sua versão final. O game é um denso RPG de investigação com narrativa profunda de escolhas e reflexos sobre a vida.
2º: It Takes Two
Eis o GOTY de 2021! Vencedor do principal prêmio do TGA, It Takes Two ficou na segunda colocação no Metacritic. O seu gameplay divertido com mudanças de mecânicas a todo momento cativou os jogadores de todo o mundo.
1º: Hades
O primeiro lugar na lista de melhores jogos de 2021 para PS4 e PS5 é de Hades. O roguelike é mais uma obra de 2020 a estrear somente este ano nos videogames da Sony. O jogo conta com gameplay extremamente viciante e arte visual impecável.