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15 anos de Heavy Rain: uma experiência cinematográfica que vai muito além de “JASON!!”

Clássica aventura narrativa faz 15 anos de vida com forte influência no gênero

por André Custodio
15 anos de Heavy Rain: uma experiência cinematográfica que vai muito além de

Neste 23 de fevereiro de 2025, Heavy Rain completa 15 anos desde seu lançamento em 2010 para PlayStation 3. O título que marcou a geração se destacou como uma experiência cinematográfica e fez o estilo de narrativa interativa das passos largos.

Desenvolvido pela Quantic Dream sob a direção de David Cage, o jogo caiu como uma chuva torrencial no mercado, vendendo mais de 5,3 milhões de cópias até 2018 e gerando um lucro superior a € 100 milhões para a Sony, contra um orçamento de € 40 milhões.

Com uma nota 87 no Metacritic, o thriller psicológico interativo foi amplamente elogiado por sua narrativa inovadora, visuais de ponta e uma trilha sonora emocionante composta por Normand Corbeil, gravada em Abbey Road.

Heavy Rain
Fonte: Quantic Dream

No entanto, Heavy Rain não escapou de críticas: os quick-time events (QTEs) dividiram opiniões, e o roteiro, com seus 2.000 páginas, foi chamado de melodramático e arrastado por alguns.

Jason? JASON!

A história de Heavy Rain segue Ethan Mars, um pai em pedaços após perder seu filho, Jason, e agora desesperado para salvar o outro, Shaun, do Origami Killer, um assassino que afoga suas vítimas em dias chuvosos.

Acompanhado por Norman Jayden, um agente do FBI viciado em Triptocaine, Madison Paige, uma jornalista insone, e Scott Shelby, um detetive durão, o jogador enfrenta escolhas difíceis em quatro dias de suspense. Com 17 finais possíveis, cada decisão molda o desfecho — às vezes gritando “JASOOOON!” no processo.

Essa expressão, aliás, virou meme na época. Isso porque, no prólogo, Ethan se perde de Jason e começa a chamar seu filho na multidão, enquanto a câmera registra sua busca frenética e há um QTEs bastante questionável.

Heavy Rain
Fonte: Quantic Dream

Como a dublagem, feita por Pascal Langdale, soa artificial e teatral, especialmente quando ele berra “JAAASON!” sem resposta, reações cômicas foram geradas nas redes sociais, pois a repetição constante do nome e sem contexto retirou o apelo dramático da cena.

O meme explodiu em 2010, quando vídeos no YouTube, como compilações de “Press X to Jason”, começaram a circular. Fóruns online amplificaram a piada, com usuários criando montagens e brincando que apertar o botão “X” no controle resolveria tudo.

A Quantic Dream nunca comentou oficialmente, mas David Cage, o diretor, admitiu em uma entrevista de 2010 ao Eurogamer que a cena foi gravada em poucas tomadas, o que pode explicar a entrega exagerada.

Heavy Rain
Fonte: Quantic Dream

O desenvolvimento de quatro anos, reunindo 170 dias de filmagem, mais de 70 atores e 30.000 animações, não teria sido o suficiente para renovar a cena, mesmo que as capturas de movimento tenham sido revolucionárias para a época.

E curiosidade: o desaparecimento de Jason foi inspirado por um incidente real em que o próprio diretor perdeu o filho em um shopping.

Repercussão e legado de Heavy Rain

Heavy Rain não só brilhou nas vendas — foi um dos mais vendidos do PS3 — como também ganhou prêmios, como Melhor Jogo de Aventura no GameSpot E3 2009 e Jogo do Ano para PS3 no GameSpy.

Sua influência é inegável: abriu portas para jogos narrativos como The Walking Dead da Telltale, que adotou escolhas impactantes, e Life is Strange, que bebeu da fonte emocional e atmosférica de Cage.

heavy rain
Fonte: Quantic Dream

Até Until Dawn e os próprios títulos da Quantic Dream, como Beyond: Two Souls e Detroit: Become Human, carregam o DNA de Heavy Rain, com narrativas ramificadas, foco em personagens, histórias de impacto e forte abordagem cinematográfica.

Heavy Rain nunca chegou aos consoles de atual geração e pode ser jogado no PS5 apenas via retrocompatibilidade. Além disso, ele é oferecido sem custos adicionais para assinantes PS Plus Deluxe.

E você, já gritou “JASON!” hoje?